Fuja dos Processos Trabalhistas

Conhecer bem todas as leis trabalhistas e saber sobre os direitos e deveres da empresa e do funcionário, é o caminho mais seguro para minimizar o risco de ter que enfrentar um processo trabalhista. Apesar de ser impossível saber quando um funcionário irá acionar a justiça do trabalho, a melhor forma de se precaver é se manter dentro da lei.

O cuidado deve ser tomado desde a contratação até o desligamento da empresa. Um bom processo de admissão, com contratos bem elaborados e uma conversa franca sobre as normas da empresa, bem como um processo de demissão de forma correta e amparado nas leis trabalhistas, pode evitar futuros processos ou mesmo minimizar o risco de derrota no tribunal.

É sempre melhor prevenir do que remediar. Quer um exemplo de assunto que gera muito prejuízo para as empresas: HORA EXTRA. As horas extraordinárias, ou suplementares, como também são chamadas, podem gerar uma grande dor de cabeça para o empresário.

Em relatório intitulado; “Assuntos Mais Recorrentes no TST”, período entre janeiro e junho de 2019, da Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal Superior do Trabalho, HORA EXTRA é o primeiro assunto do ranking, foram 22.972 novos processos abertos.

E qual a melhor forma de evitar um processo?

Através de um controle eficiente da jornada de trabalho. E a melhor solução para isso é a adoção de um relógio de ponto. Independente do porte da empresa é essencial saber a hora que o funcionário entra e sai.

Apesar de a lei de 1943 obrigar apenas empresas com mais de dez funcionários, e decisão de agosto de 2019, que ainda aguarda sansão presidencial, alterar esse número para vinte, não se deve pensar que apenas empresas com muitos funcionários têm problemas com a justiça do trabalho.

Você pode adquirir um relógio de ponto digital com ou sem biometria ou um relógio cartográfico. Mas o primordial é que você use apenas equipamentos homologados pela Portaria 1.510 do Ministério do Trabalho (que fala sobre relógio de ponto eletrônico). Arquive informações e documentos, e acima de tudo se mantenha sempre atualizado sobre as leis.

Na Tecnoponto existem várias soluções para controle de ponto e uma delas, com certeza, irá caber no seu planejamento. Entre em contato e saiba mais sobre nossos produtos e soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *