8 Motivos Para Ter Relógio de Ponto Eletrônico

Por decreto de lei, desde 1943, empresas com mais de dez funcionários são obrigadas a ter um registro de jornada de trabalho. Empresas com menos funcionários não tem obrigatoriedade, mas para evitar problemas futuros o ideal é que se faça também. Há várias possibilidades no mercado, mas entre todas elas a mais segura, eficaz e prática é, sem dúvida, o relógio de ponto eletrônico.

Listamos 8 motivos que comprovam isso:

1 – TEM OPÇÕES PARA TODOS OS TIPOS DE EMPRESAS

Se o ramo de negócio exige muito trabalho externo ou é longe de um sinal de Internet, pode ser utilizado um relógio de ponto móvel. Se é um órgão público, sindicato ou empresa com acordo de convenção coletiva e se enquadrada na Portaria MTE 373, é possível utilizar um ponto eletrônico alternativo, que atenda as exigências da Portaria.

Agora se você é gestor de uma empresa com mais de 20 funcionários, e deseja adquirir um relógio de ponto eletrônico é preciso se enquadrar nos termos da Portaria MTE 1.510 e a opção é um equipamento aprovado pelo MTE e pelo INMETRO, que pode ser utilizado com senha, aproximação ou biometria.

2 – POSSIBILITA CONTROLE DE PONTUALIDADE.

Com um relógio de ponto, os colaboradores passam a se policiar mais em relação a frequência e atrasos, isso porque os horários são contabilizados de forma mais clara e transparente. Com a adoção de um relógio biométrico, por exemplo, não é possível que um colega bata o ponto para outro.

A implantação de um controle de jornada é a garantia para que as políticas da empresa, principalmente as que regem horários, faltas e horas extras, sejam respeitas com exatidão.

3 – AGILIZA O TRABALHO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS

Com o relógio de ponto eletrônico, se torna mais fácil fazer o tratamento da folha de ponto, por que as informações já são digitais e tratadas pelo software, basta baixar os relatórios.

Além de agilizar o processo de fechamento de folha, os riscos de erro são praticamente zerados.

4 – REDUZ AS PERDAS COM HORAS NÃO TRABALHADAS

Quando se utiliza o cartão de papel ou anotação em livro, o gestor fica preso as informações fornecidas pelo empregado, porque essa modalidade dificulta a fiscalização e é possível que o colaborador informe um horário de entrada e saída que não é o real.

Esquecimentos, preenchimento de vários dias de uma vez ou pelo colega de trabalho, fazem com que a empresa tenha um custo significativo com faltas, atrasos ou horas extras que nunca foram trabalhadas.

Como o relógio de ponto eletrônico, as informações são enviadas para o software e ficam retidas na memória do equipamento, se o funcionário não registrar o ponto, vai ter que se justificar com o RH. Se o relógio de ponto for com biometria, fica mais difícil ainda de fraudar.

5. DIMINUI O RISCO DA EMPRESA SOFRER AÇÕES TRABALHISTAS

Segundo informações da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a grande maioria das ações trabalhistas movidas no primeiro semestre desse ano, foram referentes a horas extras. A melhor maneira de a empresa se precaver a isso, é com uma gestão eficiente do controle de ponto.

Com um relógio de ponto eletrônico, as informações ficam armazenadas no software e no próprio relógio, e podem ser consultadas a qualquer momento.

6 – TRANSPARÊNCIA NA RELAÇÃO EMPREGADOR E EMPREGADO

Usar um equipamento eletrônico é vantagem tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Para o empregado é a garantia de que os horários sejam lançados conforme determina a Portaria MTE 1.510 e que as horas extras sejam reconhecidas e pagas. Para o empregador a certeza de que o funcionário irá cumprir com a jornada e arcar com suas faltas. Dessa forma não haverá insegurança e nem desconfiança para ambas as partes.

7 – CONTROLE ACESSÍVEL

As informações do relógio de ponto podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer hora. O software de gerenciamento é 100% online, salvo na nuvem, não havendo a necessidade de ser baixado em um computador específico. Isso facilita a coordenação dos funcionários e o acompanhamento dos gestores.

8 – GARANTIA DE BOM CUSTO-BENEFÍCIO

Um relógio de ponto eletrônico pode trazer muitos benefícios para empresa, ocupa pouco espaço, a instalação é simples, não exige acesso a redes de computador, cabeamento e o que torna ainda mais vantajoso, é a clareza de informações repassadas ao setor de recursos humanos, que faz com que o trabalho seja ágil e sem chance de erros.

Seja qual for a sua escolha, a Tecnoponto tem a solução. Entre em contato com nossos consultores e descubra o melhor equipamento para gestão de ponto da sua empresa.

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218