Plano de Segurança Para Escola: Como agir?

Cuidar da segurança no ambiente escolar é de suma importância, tanto para garantir a qualidade do trabalho do colaborador quando a aprendizagem do aluno. Ter em mente, que apesar da sensação de segurança que encontramos na escola, é necessário estar preparado para garantir que não seja apenas uma sensação e sim uma realidade.

Agir preventivamente e criar um planejamento estratégico, com ações práticas, é essencial para minimizar os riscos.

Confira algumas dicas importantes de ações que podem ser tomadas:

Definir um plano de segurança: É de interesse de todos, gestores, professores, pais e alunos, que a escola seja um ambiente seguro. Por isso, o gestor deve realizar reuniões com todos, para juntos tornar o local mais seguro, através de medidas e orientações para prevenir riscos no local e o entorno da escola.

Organizar o fluxo de entrada e saída: Esses são os momentos mais vulneráveis. Pessoas mal intencionadas, aproveitam o fluxo e toda a agitação para entrar no ambiente escolar, para isso é importante que todos os alunos sejam identificados através de carteirinhas que serão utilizadas em catracas de segurança automatizadas, de preferência que suportem grandes impactos como os Torniquetes.

Identifique os pontos vulneráveis: é importante que todos os pontos da escola sejam vistoriados, todos os dias, para verificar quais pontos são vulneráveis a invasões, como por exemplo, muros, locais com árvores e jardins, cercas. Para facilitar e não deixar nenhum local de fora, podem ser criados roteiros de roda e utilizados bastões de ronda.

Evite pagamentos na escola: Para recebimento de mensalidades emita boletos e para pagamento de colaboradores crie contas salário. Você evita que haja fluxo de dinheiro na escola e não chama atenção de criminosos.

Invista em um sistema de monitoramento: Câmeras bem posicionadas, com imagens em tempo real, monitoradas por pessoal capacitado, podem garantir segundos preciosos em caso de situações de emergência.

Engaje a comunidade no entorno: Parece uma medida simples e óbvia, mas fazer com que a comunidade no entorno da escola, participe das ações, dando sugestões, denunciando atos suspeitos, prestando atenção no dia a dia, pode facilitar ainda mais o planejamento de segurança da escola.

Para pais e responsáveis o atributo “segurança” é primordial na decisão de escolha da escola onde irão matricular seus filhos. Portanto um bom plano de segurança, além de gerar confiança, pode gerar lucros para a escola. Nunca subestime essa preocupação.

Tem mais dicas ou sugestões sobre segurança na escola? Comente aqui ou em nossas redes sociais, vamos ficar felizes com a sua participação.

Se está em busca de soluções de segurança para a sua escola, entre em contato conosco: 0800 002 0222.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *