Como Evitar Riscos de Contágio no Retorno ao Trabalho

Com as flexibilizações dos Governos Federal, Estaduais e Municipais em relação as medidas de distanciamento social, muitas empresas estão reabrindo e pessoas estão retornando ao trabalho. Isso gera uma grande insegurança em relação ao contágio por Covid-19, já que a pandemia ainda não foi controlada.

A única forma de evitar esse risco é que as empresas adotem protocolos de medidas de segurança para o retorno ao trabalho e que sejam seguidos por todos. Esse protocolo consiste em quatro ações.

A primeira delas é fazer um mapeamento da força de trabalho e cargos, através de uma pesquisa de avaliação de risco que irá determinar quão exposto estão ou poderão estar, quais as razões da vulnerabilidade e assim determinar os planos adequados a realidade da empresa.

Em seguida, estabelecer protocolos de prevenção de riscos que proporcionem ambientes “limpos”. Nesse momento é que são criadas todas as medidas de preparação do local de trabalho, entre elas: higiene, materiais de proteção, regulação dos espaços comuns, desinfecção, fluxo de pessoas, restrições de contato, ventilação, formas de detecção e apoio médico, entre outras.

Na sequência, para que a volta ao trabalho seja feita de forma cuidadosa, treine a equipe de forma clara e transparente sobre todas as medidas que serão tomadas a partir desse momento. Crie programas de bem-estar e saúde e conscientização sobre os riscos individuais e coletivos, quando não levadas a sério as medidas.

E por último esteja sempre atento aos seus colaboradores, crie sistemas de monitoramento para que sejam minimizados os riscos de contágio. Fique atento aos sintomas, faça controle de temperatura, exames e gerenciamento dos casos positivos.

Seguindo esses passos, é possível retornar o trabalho de forma mais segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *