Atrasos no trabalho como o RH pode impedir esse hábito

Você sabia que a cultura do atraso pode se tornar uma cascata e influenciar toda a sua equipe? Nesse artigo te mostramos quais são as desvantagens do atraso e como o RH pode reverter essa situação!

Pelo menos 37% dos funcionários de uma empresa estão propensos a serem influenciados através dos atrasos de um colega! O artigo publicado na Harvard Business Review também mostra que uma conduta errada pode gerar 0,59 casos de má conduta entre os seus pares. 

Todos sabemos que respeitar os horários de trabalho é o básico, mas isso não significa que a situação não pode sair do controle! Por isso, é importante que o setor de RH esteja atento para investigar os motivos dos atrasos e procurar soluções disciplinares.

Saiba o que diz a legislação sobre atrasos!

No caso de atrasos, o empregador é protegido através do parágrafo 1° do artigo 58 da CLT, que diz:

“Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observando o limite máximo de dez minutos diários”.

Isto é: se o colaborador exceder o limite de dez minutos, o empregador tem o direito de descontar diretamente do salário do funcionário.

Mas os atrasos podem causar demissão por justa causa?

Se o seu empregado adotou o atraso como um hábito diário, saiba que pode ser considerado um caso de demissão por justa causa sim!

De acordo com o Artigo 482, “e” da CLT, negligência no desempenho das respectivas funções constitui justa causa para rescisão de contrato.

Mas lembre-se: a legislação não estabelece um mínimo de atrasados, cabe ao RH analisar cada caso individualmente!

E quais são as consequências do hábito do atraso?

  • Os atrasos podem virar influência: como já vimos antes, uma maçã podre pode acabar contaminando um cesto inteiro;
  • Baixa produtividade no ambiente de trabalho: uma vez ou outra pode não representar tanta diferença, mas quando o atraso se torna constante tende a impactar a produtividade do colaborador;
  • Sentimento de exclusão: o indivíduo que sempre se atrasa pode perder o senso de pertencimento à equipe, se sentindo constantemente perdido;
  • Danos para a imagem da empresa: se os seus empregados adotarem os atrasos como algo comum, será normal situações em que clientes importantes ficarão esperando para uma reunião e isso, com certeza, será prejudicial para sua empresa e clientes.

Como o RH da sua empresa pode impedir os atrasos?

Por fim, separamos algumas dicas para ajudar o seu RH a incentivar a pontualidade no trabalho e acabar com a cultura do atraso:

Exercite uma gestão transparente!

É essencial que a sua empresa apresente as normas de conduta, as determinações da CLT e deixe claro as orientações sobre pontualidade no trabalho. 

Muitas empresas adotam um documento interno que reúne todas as informações sobre comportamento e rotina no ambiente de trabalho, se o seu negócio não possui uma gestão transparente, um manual pode ser uma boa opção. 

Possuir uma comunicação interna clara é o primeiro passo para eliminar qualquer tipo de ruído!

Converse com seu colaborador! 

Não existe maneira melhor para entender as causas de atrasos do que perguntar diretamente para o seu funcionário. 

Em uma pesquisa da Circadian, 27% dos entrevistados responderam que o motivo dos atrasos e faltas está relacionado a questões pessoais. Sendo assim, conhecer os problemas pessoais ou até mesmo a rota até o trabalho do seu colaborador facilita que você identifique o problema, para depois, concentrar esforços em uma solução.

Identifique os pontos de insatisfação!

A causa dos casos de atrasos também podem estar relacionadas a questões internas, má gestão, ambiente de trabalho precário, sobrecarga de tarefas, baixa remuneração, inúmeros fatores negativos que incentivam a má conduta dos funcionários.

Alinhar a gestão de RH, identificar os aspectos negativos da sua empresa e buscar o desempenho, qualidade e eficiência é um passo essencial para cortar os atrasos pela raiz.

Invista em um bom sistema de controle de ponto!

O responsável pelo RH já deve saber que um controle de ponto eficiente é uma peça chave para impedir que as horas fujam do controle!

Com um registro de ponto adequado você pode acompanhar de perto a jornada de trabalho do seu colaborador. Inclusive os atrasos! 

Os relógios de ponto da Tecnoponto permitem que o empregador tenha acesso aos registros a hora que precisar, além de permitir que o colaborador adicione uma justificativa para o atraso.

Agora você já sabe várias maneiras de impedir que o atraso no trabalho se torne contagioso e contamine toda a sua equipe! 

Se você estiver pronto para começar a colocar as nossas dicas em prática e identificar os problemas com atrasos, conheça os serviços disponibilizados pela Tecnoponto!

2 comentários em “Atrasos no trabalho como o RH pode impedir esse hábito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *