Folha de pagamento: como evitar erros e garantir eficiência.

Está cansado de ter problemas e dúvidas na hora de elaborar a folha de pagamento? Confira o nosso texto e descubra como acabar com os erros e ter uma gestão otimizada.

Se enganam os profissionais que acreditam que a folha de pagamento contém apenas o salário do colaborador. O documento vai muito além, é responsável por traduzir todos os componentes da remuneração em dados contábeis, como as horas extras, as faltas não justificadas e os adicionais.

Por isso, a gestão eficiente dos holerites é muito importante para os gestores e profissionais de RH, uma vez que impacta diretamente na saúde financeira da empresa.

Se a sua empresa não possui um processo estruturado e uma gestão organizada, serão comuns as ocorrências de erros, problemas com o fluxo de caixa ou até mesmo ações trabalhistas. Foi pensando nisso que organizamos este texto, continue lendo e aprenda a evitar os erros na folha de pagamento.

Por que é importante a otimização da folha de pagamento?

Se a sua empresa está apresentando dificuldades durante a gestão da folha de pagamento, como demora para efetuar o processo e falhas que geram retrabalho. Saiba que está na hora de otimizar esse procedimento!

Com a otimização da emissão dos contracheques, sua equipe de RH pode desempenhar a tarefa de forma mais ágil e dedicar o tempo restante às atividades mais estratégicas da empresa.

A gestão otimizada da folha de pagamento deve possuir políticas claras! Assim, seu colaborador consegue entender sobre os cálculos aplicados em sua remuneração e nutrir um bom relacionamento com os gestores.

Também é importante lembrar que a folha de pagamento é um documento obrigatório previsto nas leis trabalhistas! Com o registro e armazenamento correto é possível evitar a ocorrência de processos que causariam danos financeiros ao seu negócio.

Quer começar a otimizar a gestão da folha de pagamento, mas não sabe por onde começar? Confira as nossas dicas a seguir:

4 dicas para acabar com os erros na folha de pagamento

Agora que você já sabe como funciona a gestão da folha de pagamento e porquê é importante otimizá-la, vamos te passar algumas dicas sobre como evitar os erros na hora de realizar o cálculo da folha.

  1. Tenha um política clara sobre cargos e ganhos

Sem informações transparentes sobre os diferentes cargos e salários, se torna impossível gerenciar os holerites de toda a empresa. Ter um organograma estruturado e claro é essencial para o setor de RH guiar as decisões de demissões, contratações, promoções, entre outros.

Além disso, com essa política estabelecida a sua empresa se torna mais atraente no mercado de trabalho, pois proporciona aos colaboradores um plano de carreira.

Esse é o primeiro passo para uma gestão mais eficiente! Com um plano de cargos e salários estabelecido, os seus funcionários conseguem entender o porquê da sua remuneração e irão buscar melhorar cada vez mais seu desempenho.

  1. Faça backups constantes

Não se esqueça que a folha de pagamento é um registro obrigatório para fins de fiscalização! Por isso, sua empresa deve realizar backups constantes e manter os registros sempre ativos e organizados. 

Garantir que esses documentos estejam bem armazenados ajudar na organização pessoal do gestor de RH e também evitar problemas judiciais e previdenciários. Além de ajudar os administradores na hora de analisar a saúde financeira da instituição e planejar ações futuras. Ou seja, com os backups, todos saem ganhando!

Uma forma simples de se certificar de que os backups serão realizados é integrar a folha de pagamento ao sistema de controle de ponto. Com essa alternativa, você consegue centralizar os holerites, relatórios, backups e demais informações em um só lugar. Inclusive, com o software da Tecnoponto, você pode acessar todas as informações de forma online com apenas alguns cliques, de onde quer que você esteja.

  1. Automatize os pagamentos

Esquecimentos e atrasos no pagamento de salários podem justificar ações trabalhistas graves, por isso sua empresa precisa se certificar de que não irá passar por essa preocupação.

Mas para acabar com os atrasos no pagamento a dica é muito simples! Utilize programações para agendar todos os salários de uma maneira simples e ágil, assim você consegue integrar todas as contas bancárias e todos saem ganhando.

Outra sugestão muito valiosa é centralizar todas as transações em uma conta padronizada, dessa forma, a efetuação dos pagamentos fica mais simples e facilita a comprovação de determinadas informações.

  1. Invista em um controle de ponto eficiente

A folha de pagamento é quase que exclusivamente baseada no registro da jornada dos colaboradores e suas remunerações contábeis. Sendo assim, investir em um controle de ponto eficiente impacta diretamente na gestão financeira e da folha de pagamento da sua empresa.

Antes de escolher o sistema de ponto ideal para o seu negócio, é importante conhecer todos os equipamentos disponíveis no mercado. Procure por eficiência e qualidade, um equipamento seguro vai garantir que seu RH capte informações confiáveis sobre os horários dos seus funcionários, incluindo as horas extras, os feriados e as faltas.

É importante ressaltar também que alguns relógios de ponto permitem que o funcionário anexe ao próprio sistema, por meio de aplicativo, seus atestados médicos e demais documentos que comprovem o abono da falta. Assim, o RH não corre o risco de perder a documentação ou ter que demandar tempo para organização de papéis.

Uma boa dica para investir em um controle de ponto moderno e eficiente é aderir ao sistema da Tecnoponto, com os nossos equipamentos você consegue centralizar as informações em um único lugar e contar um aparelhos seguros e precisos. 

Com uma gestão da folha de pagamento otimizada, sua empresa é capaz de garantir transparência e segurança aos seus colaboradores. Inclusive, com o processo mais ágil, o departamento de RH pode focar seus esforços em questões mais estratégicas para o negócio, sabendo que a folha está sob cuidado de soluções tecnológicas seguras e confiáveis.

Aqui na Tecnoponto, nós desenvolvemos soluções estratégicas para otimizar a gestão da sua empresa, conheça o nosso catálogo de produtos e invista no controle de ponto para uma folha de pagamento sem erros! Fale com nossos especialistas.

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218