Avaliação de Desempenho: o que é e como aplicar na sua empresa

Você sabe o que significa avaliação de desempenho e como ela pode contribuir para o seu negócio? No texto desta semana nós te explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O conceito de gestão de desempenho e avaliação de desempenho são sinônimos, mas a avaliação se trata de uma das etapas presentes na gestão, que possui um processo mais complexo e amplo. Contudo, a avaliação de desempenho continua sendo muito importante para a sua empresa, será ela a responsável por medir a performance dos colaboradores!

Uma avaliação de desempenho eficiente precisa ser executada com uma boa estratégia e planejamento, desta forma, sua empresa irá garantir o alcance dos resultados necessários para a melhoria do seu negócio e o desenvolvimento pessoal da sua equipe.

Apesar de ser um conceito relevante, ainda existe muito pouco material sobre a avaliação de desempenho. Por isso, reunimos neste texto as principais informações para você incorporar esse método na sua empresa!

Mas o que é Avaliação de Desempenho?

Teoricamente a avaliação de desempenho pode ser definida segundo Chiavenato (1999), “uma apreciação sistemática do desempenho de cada profissional de acordo com suas metas, suas funções, seu resultados a serem alcançados e seu potencial de desenvolvimento”.

Isto é, avaliação de desempenho é a medição da performance de um funcionário ou equipe durante um determinado período de tempo.

Mas lembre-se, antes de aplicar esse método na sua empresa, é preciso que haja um acordo pré-estabelecido com os profissionais que serão avaliados! 

Outro aspecto relevante dessa técnica é o fato de que ela deve sempre ser orientada para o futuro, ou seja, precisa ser uma ferramenta direcionada para o aumento da produtividade e da qualidade do trabalho. Quanto mais satisfeito seu colaborador se sentir no ambiente de trabalho, mais produtivo será e maiores serão os índices de desempenho.

A avaliação de desempenho pode agregar muito benefícios à sua empresa! Um dos principais é o conhecimento que ela proporciona aos seus funcionários, faz isso através do retorno sobre as atividades desempenhadas, esclarece sobre questões que devem ser mantidas e aquelas que precisam ser alteradas. Esse feedback é um ótimo meio para entender quais são os limites e as potencialidades da equipe.

Outro benefício é a possibilidade de desenvolver uma atuação estratégica do RH, esse processo permite que o gestor de Recursos Humanos se baseie em fatos e em dados para direcionar esforços e tomar decisões assertivas.

Como aplicar a Avaliação de Desempenho em sua empresa?

Se você chegou até aqui, já sabe o que significa avaliação de desempenho! Então, agora vamos te ajudar a entender como aplicar essa técnica na sua empresa, se você prestar atenção nas etapas, com certeza, alcançará ótimos resultados.

Escolha qual tipo de avaliação deseja aplicar

Existem diversos métodos específicos para a aplicação da avaliação de desempenho, cabe ao responsável pelo RH analisar e decidir qual se encaixa melhor às necessidades e possibilidades da empresa e do setor.

Por exemplo, não é recomendado implantar a avaliação 360 graus em uma organização que nunca avaliou seu desempenho antes.

Nesta fase, é preciso levar alguns aspectos em consideração, como a capacitação dos funcionários e a periodicidade, que pode ser bimestral, semestral ou anual.

Prepare seus colaboradores

Antes de começar a aplicação do método, é preciso que os seus funcionários estejam de acordo com a proposta e os dados que serão coletados.

Em seguida, capacite todos os indivíduos envolvidos na avaliação. Será através dessa capacitação que eles entrarão em contato com a ferramenta utilizada, como formulários ou sistemas onlines, e aprenderão a utilizá-la da maneira correta.

Além disso, você também precisa estabelecer definições e padrões acerca das questões direcionadas aos colaboradores. Nesse momento, é importante considerar o que você pretende avaliar e qual modelo de feedback quer transmitir.

Dê início à primeira avaliação de desempenho

Se você já concluiu os dois primeiros passos citados acima, já é hora de testar a avaliação de desempenho! 

Atenção para essa dica: na sua primeira avaliação é recomendado que você teste com um número menor de colaboradores, assim será possível monitorar com maior objetividade os resultados obtidos. 

Por exemplo, escolha um determinado setor da empresa e aplique o método escolhido, após concluir o processo e coletar os resultados, analise o que precisa ser corrigido ou melhorado. Em seguida, repita o processo com cada vez mais funcionários até chegar ao resultado desejado.

Aplique a estratégia em toda a empresa

Após realizar as etapas de teste e encontrar a fórmula perfeita, generalize a avaliação para os colaboradores de toda a organização! 

Mas não se engane, apesar de ter definido o método mais adequado, ainda será necessário fazer alguns ajustes conforme o desenvolvimento do processo. A etapa de ajustes deve ser constante e irá te ajudar a se manter atualizado e se aprofundar na avaliação de desempenho.

A construção e execução de uma avaliação de desempenho pode ser bastante complexa e despender muito tempo do setor de Recursos Humanos, porém os dados coletados são de extrema importância e podem ser aproveitados para facilitar tomadas de decisões.

Nesse texto você aprendeu sobre o que é avaliação de desempenho e como aplicá-la em sua empresa! Percebeu que desenvolver esse processo não é uma tarefa fácil e exige bastante conhecimento na área, por isso continue acompanhando nosso Blog e não perca os próximos artigos sobre avaliação de desempenho e RH estratégico.

A Tecnoponto, possui soluções estratégicas para otimizar a gestão do seu RH, conheça o nosso catálogo de produtos e invista em nossos serviços! Fale com nossos especialistas.

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218