O que é absenteísmo no trabalho?

Você sabe quais são as consequências que as faltas e atrasos constantes no trabalho podem causar? No artigo de hoje vamos explicar o que é absenteísmo e como ele impacta um negócio!

Sabe aquele funcionário que sempre se atrasa, possui faltas constantes, não comunica seus gestores e deixa toda a equipe na mão? Esse é um exemplo de absenteísmo no trabalho, seja por negligência ou até mesmo para provocar a demissão, casos como esse são vistos com frequência em muitas empresas.

Esse fenômeno pode trazer muitos prejuízos, altas taxas de absenteísmo indicam que o funcionário está desmotivado ou insastifeito com o clima organizacional do local de trabalho, por isso tende a faltar muito mais e deixar de cumprir com as suas obrigações.

Veja também: Atrasos no trabalho como o RH pode impedir esse hábito

Mas afinal, o que significa absenteísmo?

O termo absenteísmo nada mais é do que um indicador para medir a satisfação e o clima organizacional da sua empresa, e ajuda a identificar quando os funcionários estão desmotivados com suas funções ou com sua remuneração.

O absenteísmo no trabalho pode significar desde atrasos do funcionário por alguns minutos ou horas, como uma saída adiantada ao fim do expediente, até faltas constantes que prejudicam a produtividade e o desempenho nas suas obrigações.

Além da desmotivação, razões para a ausência do colaborador podem ir desde acidentes de trabalho, doenças, fatores sociais ou culturais, problemas com transporte público, entre outros.

Por que altas taxas de absenteísmo prejudicam a sua empresa?

O absenteísmo pode prejudicar a sua empresa a partir do momento em que impacta diretamente na produtividade dos colaboradores. Funcionários pouco produtivos acabam sobrecarregando o restante da equipe e então o absenteísmo se torna uma bola de neve que pode causar um rombo no orçamento da organização.

Algumas consequências desse evento que podem ser prejudiciais são a insatisfação por parte dos funcionários, o aumento de custos, a baixa produtividade, a sobrecarga de tarefas para que outras pessoas da equipe supram a falta dos ausentes, perda de prazos e, em casos extremos, o negócio pode até perder a lucratividade e chegar a fechar as portas.

Como calcular o absenteísmo?

A melhor maneira de saber se as taxas de absenteísmo estão altas na sua empresa é através de um cálculo específico para isso. O processo pode parecer complicado, mas separamos algumas etapas para simplificar essa análise.

  1. O primeiro passo é relacionar o número de colaboradores com a jornada de trabalho que desempenham. Por exemplo, uma empresa possui 20 colaboradores para uma jornada de oito horas, durante 22 dias do mês;
  2. Em seguida, é preciso multiplicar o número de funcionários (20), pelas horas que eles trabalham todos os dias (8) e por todos os dias do mês (22). Neste caso, a conta ficaria 20 x 0 x 22 = 3.520 horas que serão trabalhadas durante todo o mês;
  3. Agora o cálculo do absenteísmo é simples. Vamos utilizar um exemplo, imagine que os 20 funcionários perderam dois dias inteiros de trabalho no mês, isto é, cada colaborador deixou de cumprir 16 horas da sua jornada, o que contabiliza 320 horas de trabalho perdidas para a empresa;
  4. Calcular os minutos de atrasos ou saídas antecipadas também é importante para o desempenho da empresa. Para isso, é necessário multiplicar o tempo de atraso pelo total de colaboradores e dividir por 60. Veja o exemplo: dez colaboradores acumularam o tempo de atraso de 30 minutos cada um, depois de multiplicado o valor se torna 300 minutos, divido por 60, chega ao número final de cinco horas perdidas com atrasos e saídas adiantadas;
  5. Entre as corporações, existe um consenso de que o índice aceitável de absenteísmo está entre 3 e 4%, se uma empresa apresenta um índice maior que esse é preciso tomar medidas imediatas e eficientes;
  6. Para calcular essa porcentagem, o gestor precisa dividir o total de horas perdidas pelo total de horas que deveriam ser cumpridas, multiplicando o resultado por 100.

Engana-se a instituição que tem como objetivo zerar o índice de absenteísmo, uma vez que imprevistos acontecem o tempo todo e que as faltas justificadas também são computadas nessa taxa. Reduzir o índice a zero é impossível, mas muitas medidas podem ser tomadas para reduzir consideravelmente o total de horas perdidas!

Como reduzir o absenteísmo?

Para reduzir as taxas de absenteísmo é imprescindível que os gestores identifiquem exatamente quais são as causas do problema, somente após essa identificação será possível adotar medidas para solucionar o problema e, posteriormente, focar na prevenção.

Normalmente, os colaboradores que prestam muitas horas extras começam a indicar sobrecarga e desmotivação, o que pode dar início aos atrasos e às faltas sem justificativa. Uma boa solução para reduzir esses casos é estar sempre atento à jornada dos funcionários, inclusive a quantidade de horas extras que ele vem desempenhando.

Quer saber como os gestores de uma empresa podem conferir as informações de jornada e trabalhar de forma a reduzir e prevenir o absenteísmo de seus funcionários? Confira!

Veja também: 5 dicas para reduzir as horas extras e evitar problemas

Sistema automatizado de controle de ponto combate e evita o absenteísmo!

Controlar a jornada de trabalho dos seus funcionários e estar atento às informações coletadas é essencial para combater os atrasos e faltas. Imagina contar com todas essas informações de forma instantânea e automatizada.

Com o uso do software de controle de ponto da Tecnoponto isso já é possível! O gestor de RH da empresa pode contar com todas as informações de entrada e saída, horas extras e faltas na palma da mão. Além de acompanhar a jornada de trabalho, o RH também consegue utilizar as informações coletadas para tomar decisões e identificar aqueles funcionários sobrecarregados, desmotivados ou com problemas pessoais.

Veja também: Economize com um Relógio de Ponto Eletrônico

Neste artigo, aprendemos sobre o que é absenteísmo, como esse fenômeno pode impactar o seu negócio e, principalmente, como reduzir as taxas de faltas e atrasos dos seus funcionários! Agora não se esqueça da nossa dica de ouro, investir em controle de ponto é a receita de sucesso para combater e prevenir o absenteísmo no seu negócio.

A Tecnoponto é uma empresa que oferece soluções em controle de ponto e pode te ajudar a solucionar os altos índices de absenteísmo! Conheça os nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *