Metodologia Squad: o que é e quais os benefícios para o RH

Cada vez mais as empresas cobram agilidade e assertividade nas entregas, mas qual estratégia é a mais adequada para atingir esse objetivo? Conheça a Metodologia Squad e deixe o seu Rh mais ágil!

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, com a crescente implementação de inovações tecnológicas nos mais diversos setores de atuação, a demanda por agilidade se tornou uma realidade presente em todas as áreas, inclusive no Recursos Humanos! A Metodologia Squad surge, então, para solucionar essa necessidade e trazer mais rapidez e assertividade nas entregas.

A Metodologia Squad já foi implementada em empresas inovadoras como, Google, XP e Quinto Andar, mas o seu auge se deu mesmo após a plataforma Spotify divulgar um artigo explicando como utilizava a estratégia de Squad em sua organização. Squads é a denominação para pequenas equipes de pessoas que se reúnem e têm autonomia para tomarem decisões e traçarem estratégias, mas antes de entender como todo esse processo funciona, vamos entender o que é Metodologia Squad.

O que é a Metodologia Squad?

A Metodologia Squad nada mais é do que um modelo organizacional! O objetivo dessa metodologia é trazer mais agilidade, facilidade e assertividade para as empresa, para isso ela desenvolve um modelo de organização focado na formação de Squads, ou seja, pequenas equipes que podem ser formadas por até oito profissionais.

A diferença dessa estratégia para o método já utilizado está no fato de que, ao invés de dividir as equipes por setores, onde todos os profissionais têm a mesma formação e conhecimento, a Metodologia Squad segmenta os colaboradores em times multidisciplinares, com objetivos em comum específicos.

Mas antes de sair formando times entre os funcionários de uma instituição, é preciso que o setor de RH se reúna com os gestores de cada área e entendam profundamente sobre as competências e potenciais de cada funcionário. Dessa forma, na hora de montar os Squads, as escolhas terão muito mais assertividade e eficiência.

Os times da Metodologia Squad são divididos em três conceituações:

  • Tribes: nada mais é do que a combinação de vários squads que trabalham com objetivos em comum, para que apresentem melhores resultados, é recomendado que os tribes esteja fisicamente próximos no ambiente empresarial;
  • Chapter: o chapter é composto por profissionais que compõem a mesma área de conhecimento e desempenham as mesmas funções;
  • Guild: nos guilds não interessam squads ou habilidades. Aqui as pessoas se unem para estudar um determinado assunto ou apenas trocarem experiências. Esse processo pode ser muito enriquecedor para o aprimoramento dos colaboradores de uma empresa.

Quais os benefícios do Squad para o RH?

A Metodologia Squad nos permite usufruir de diversos benefícios ao longo da sua implementação. Além da agilidade nas entregas, ela também nos permite reduzir o desperdício e minimizar o tempo de inatividade.

Conheça os principais benefícios:

Alinhamento e autonomia

Com a utilização dessa metodologia, os squads se mantêm 100% alinhados ao mesmo objetivo, o que já evita muitas dificuldades e atrasos decorrentes de erros de comunicação, e trabalham no desenvolvimento de um mesmo produto, podendo produzir trocas enriquecedoras para todos os membros da equipe.

A autonomia é outro aspecto valioso para a agilidade do processo, afinal a equipe não precisa mais ficar na inércia esperando a aprovação da instância superior. Os membros têm independência para agilizar o processo e determinarem a melhor maneira de concluí-lo.

Redução de risco

O desenvolvimento da Metodologia Squad ajuda a reduzir os riscos de conhecimento, resultados de má comunicação e colaboração nos processos, uma vez que os membros do Squad têm uma visão de 360 graus do produto desenvolvido.

A estratégia também reduz o risco de pessoal, quando algum funcionário precisa sair do projeto, pedir demissão ou apresentar atestado. A fácil transferência de conhecimento entre as equipes permite que eles se adaptem e consigam repor as atividades desempenhadas pelo colaborador sem precisar voltar à estaca zero.

Troca de aprendizagens

Através dessa estratégia, os funcionários de uma empresa conseguem interagir e desenvolver projetos com um maior número de áreas e profissionais, podendo entender o seu objetivo de maneira mais ampla e fomentando uma troca constante de aprendizagens.

Além disso, com a utilização de uma comunicação horizontal, os colaboradores têm mais facilidade em identificar gargalos e pontos de melhoria, uma vez que diferentes áreas de conhecimento conseguem ter contato direto com o produto produzido. Com esse método, o resultado do produto final apresenta melhor qualidade e acarreta em mais precisão nas entregas da organização.

Conclusão

Com a crescente mudança do mercado e a grande variação das demandas, parece impossível ter profissionais qualificados para atender todos os projetos e desenvolver ótimos resultados. Por isso, investir em novas estratégias de organização tem sido fundamental para as empresas entregarem produtos com mais agilidade e eficiência.

A Metodologia Squad é capaz de incentivar o surgimento de insights e ideias inovadoras em todos os Squads organizados em uma organização, nesse modelo é possível encontrar soluções únicas e impactar o negócio de forma positiva, pensando em agregar cada vez mais valor aos projetos. Para que tudo isso seja realizado, cabe ao RH, juntamente com cada equipe, analisar a melhor adaptação aliada aos objetivos da empresa.

A Tecnoponto, possui soluções estratégicas para otimizar a gestão do seu RH, conheça o nosso catálogo de produtos e invista em nossos serviços! Fale com nossos especialistas.

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218