Saiba porque o Controle de Ponto Online já é uma Realidade nas Empresas

O controle de ponto online permite que as empresas se modernizem e facilitem ainda mais a administração das horas trabalhadas!

As empresas que possuem funcionários externos, como vendedores ou frotistas, começaram a adotar o controle de ponto online como forma de reduzir os custos e aumentar a produtividade, já que o funcionário elimina o tempo gasto para ir até o local de trabalho. 

A tecnologia também se destacou pela sua facilidade e segurança, o registro é realizado a partir do celular do colaborador, sendo uma credencial única para cada aparelho. Com isso, o controle se torna mais eficaz e fica para trás a desculpa de ter esquecido o crachá.

Mas foi mesmo com o início da pandemia da Covid-19 e a implementação do trabalho remoto que o controle de ponto online teve uma explosão de usuários e se tornou realidade nas empresas! 

Afinal, de acordo com levantamento feito pela Vara do Trabalho, houve um aumento de 270% nos processos trabalhistas devido à falta de controle sobre as jornadas de trabalho. E nenhuma empresa quer ter prejuízos causados por processos trabalhistas, não é mesmo?

Mas quais são as principais vantagens do controle de ponto online?

Se a sua empresa pensa em adotar a prática do home office permanentemente, possui funcionários externos ou quer reduzir custos com equipamentos e manutenção,  o controle de ponto online é uma ferramenta indispensável para seu negócio!

Economia de gastos!

O registro da jornada é feito por uma plataforma online! Esse tipo de sistema não requer o investimento em grandes servidores ou computadores potentes. Você não precisa de equipamentos que requerem a instalação e consequentemente a manutenção, reduzindo ainda mais os custos para o seu negócio.

Sincronização simultânea!

Com sincronização em tempo real o empregador pode acompanhar a jornada dos seus funcionários de qualquer lugar. Além disso, a equipe de RH consegue ter acesso aos dados de forma simultânea, otimizando o tempo reservado para essa tarefa.

Segurança garantida!

Um dos maiores diferenciais do ponto online é a veracidade dos dados obtidos. O software garante uma fonte confiável de informações, já que utiliza de dispositivos de segurança e autenticação para o registro, evitando o risco de prejuízos causados por processos trabalhistas, motivados por cobrança de horas. 

O que diz a legislação sobre controle de ponto digital?

Desde 2011, através da Portaria 373/11 a legislação brasileira regulamentou o uso de sistemas alternativos de registro de ponto, entre os citados está o controle de ponto online! 

Mas para que a sua empresa possa utilizar essa tecnologia é preciso que haja um acordo coletivo entre os funcionários ou uma convenção coletiva de trabalho. Se o acordo não for aceito pelos colaboradores, deve-se seguir a Portaria 1510 e utilizar relógio de ponto eletrônico.

É preciso também que a sua empresa tenha um software de registro de ponto homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para fazer a gestão da jornada de trabalho de forma segura e regulamentada.

Mas como funciona o controle de ponto online?

A utilização do controle de ponto online é simples! O funcionário precisa apenas baixar o aplicativo no seu celular e conceder as permissões necessárias. Aí é só solicitar o registro, fazer uma selfie (o aplicativo não aceita fotos da galeria) e enviar. 

O software utiliza a geolocalização do aparelho para confirmar se o funcionário está na localização certa e não é necessário que ele tenha internet naquele momento, na próxima vez que o colaborador conectar o celular, o registro será enviado.

Com o sistema de registro de ponto online, é possível gerar economia e aumentar a produtividade da empresa. Por isso que essa tecnologia se tornou realidade nas empresas do Brasil todo!

Se você pretende investir em um sistema de registro de ponto online, conheça o Tecnoponto Gold, que é homologado pelo MTE e possui aplicativo para registro de ponto no celular. 

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218