Conheça 5 tendências para o mercado de segurança e controle de acesso

Está buscando por equipamentos com tecnologia de ponta para manter seu patrimônio mais seguro? No artigo de hoje vamos te apresentar 5 tendências para o mercado de segurança e controle de acesso. Confira!

Nos últimos anos, o mercado de segurança e de controle de acesso vem demonstrando um crescimento cada vez mais evidente, esses índices apontam o quanto as empresas estão se importando em barrar as ameaças à segurança, tanto patrimonial quanto virtual.

Embora esse aumento já fosse visível, após a chegada da pandemia e o aumento do fluxo de pessoas nos condomínios, o interesse por equipamentos eficientes de controle de acesso aumentou ainda mais.

Neste artigo, separamos algumas tendências do mercado de segurança e controle de acesso. Então, se você busca recursos e equipamentos com tecnologia de ponta para manter seu patrimônio mais seguro, não pode deixar de conferir as nossas dicas!

Quais são as principais tendências do mercado de segurança e controle de acesso?

No ano de 2020 o mercado de segurança eletrônica se aqueceu ainda mais, especialmente pela nova demanda que surgiu com a chegada da pandemia da Covid-19: as tecnologias com reconhecimento facial e as câmeras térmicas. Com a revelação desse cenário, surgiram novas tendências para o setor e se você deseja deixar a sua empresa preparada é importante estar atento a cada uma delas!

  1. Smartphones com ferramentas de identificação

No mundo todo existem iniciativas de otimizar a identificação de pessoas. Ao invés dos velhos conhecidos documentos de identificação, projetos iniciais estudam reunir tudo isso, como o passaporte e a carteira de motorista, em apenas um local: os smartphones. Assim, todas as informações sobre um cidadão ficarão concentradas em apenas um lugar, facilitando o transporte e proporcionando mais segurança.

Um equipamento que já utiliza o smartphone como identificação é o registro de ponto online, por exemplo, através dessa funcionalidade o colaborador consegue registrar o ponto de onde estiver utilizando apenas o aplicativo de celular. Ele é automaticamente reconhecido pelo sistema biométrico e os dados de horário e localização ficam armazenados no sistema. 

  1. Comunicação via wi-fi

A comunicação via wi-fi é outra tendência muito presente em todas as áreas de conhecimento. Através dessa tecnologia é possível que os dispositivos se conectem à internet e proporcionem atualizações instantâneas, que podem ser visualizadas onde o responsável pela segurança estiver. Empresas como Ford e Intel estão desenvolvendo um novo método que pode acabar com o furto de carros. Os automóveis virão com uma câmera embutida que permite o reconhecimento facial do motorista, assim, quando a biometria for diferente o dispositivo aciona o dono do veículo automaticamente e envia uma foto do novo motorista.

A comunicação via internet também está presente nos dispositivos de controle de acesso da Tecnoponto, portarias, estacionamentos, portas e salas, todos esses ambientes podem contar com as soluções de controle de acesso da Tecnoponto e ainda contar com a máxima tecnologia, podendo ser integradas a um sistema de controle de cadastros e fluxo de acesso que funciona através da comunicação via internet.

  1. Mais segurança na coleta e armazenamento das informações

A facilidade e a segurança que a tecnologia trouxe para a coleta e armazenamento de dados é uma das principais contribuições para o mercado de segurança e controle de acesso. Ainda mais após a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas devem ter cada vez mais cuidado com a forma que realizam essa coleta de informação e onde as guardam.

Por isso, o sistema de software para gestão tem se tornado tão comum entre os empreendimentos. Com o sistema de software certo, a empresa pode garantir segurança total às informações dos colaboradores e do próprio negócio. A Tecnoponto oferece diferentes softwares de controle que com certeza irão se adequar ao seu negócio, se você possui uma instituição de ensino, por exemplo, o sistema da Tecnoponto oferece um controle automático da entrada dos alunos, podendo ser integrado a um sistema de monitoramento e mensalidades, tudo organizado e garantindo a proteção de todas essas informações.

  1. Gestão de controle de acesso

O controle de acesso é um aspecto fundamental no mercado de segurança e nos últimos anos os equipamentos vêm adquirindo características cada vez mais tecnológicas. Com a gestão remota do acesso, por exemplo, a empresa consegue agendar uma reunião e cadastrar os dados dos visitantes automaticamente no banco de dados, assim, quando ele chegar ao prédio basta se dirigir à portaria e retirar o crachá de identificação. 

As catracas de controle de acesso também têm inovado muito em suas possibilidades. As catracas da Tecnoponto permitem a utilização de vários tipos de leitores, como cartão de proximidade, cartão Smart Card Contactless ou código de barras, até mesmo biometria, tudo pensado para facilitar o acesso e trazer inovação tecnológica para o empreendimento, de uma forma rápida e segura. Além disso, para otimizar o controle de acesso, as catracas da Tecnoponto permitem a integração com sistemas de controle de cadastro, facilitando o gerenciamento e permissões de acesso.

  1. Crescimento do uso da biometria

Atualmente, a biometria digital e facial está presente em vários setores das nossas vidas, mas no mercado de segurança e controle de acesso ela é ainda mais relevante. Afinal, os traços das nossas digitais e da nossa face são únicos e podem reforçar ainda mais a segurança dos nossos dados. Os relógios de ponto com reconhecimento facial, por exemplo, são equipamentos que já adotaram a biometria e têm tido grande sucesso na sua utilização, porque além de otimizar o tempo dos colaboradores de registrar o ponto, também eliminou as possibilidades de fraudes e erros no registro da jornada de trabalho.

O Relógio de Ponto Prisma é um lançamento da Tecnoponto que traz todas essas vantagens do reconhecimento facial para as empresas, além disso, o equipamento atende a Portaria 1.510/09 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e os requisitos da Portaria 595/13 do INMETRO. Organizações que necessitam de um relógio de ponto eficiente, seguro e rápido não podem deixar de contar com essa tecnologia!

O mercado de segurança e de controle de acesso vem se atualizando e crescendo cada vez mais. Por isso, é essencial que os gestores e profissionais de RH de empresas se mantenham sempre atentos às inovações tecnológicas presentes no mercado. No artigo de hoje, apresentamos as cinco tendências que estão dominando o setor e como a Tecnoponto pode te ajudar a se manter atualizado.

Aqui na Tecnoponto, nós desenvolvemos soluções estratégicas para otimizar a gestão e a segurança da sua empresa, conheça o nosso catálogo de produtos e invista nas nossas soluções de segurança! Fale com nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *