Treinamento e desenvolvimento: tudo o que o RH precisa saber

Treinamento e desenvolvimento é um conjunto de ações que busca agregar valor ao negócio e capacitar o profissional para que a empresa se torne mais competitiva no mercado.

Se uma empresa quer crescer no mercado e contar com profissionais cada vez mais capacitados, é essencial que o processo de treinamento e desenvolvimento faça parte do plano de ação desta organização.

Mas antes de começar a aplicar a estratégia de treinamento e desenvolvimento, a empresa precisa realizar um levantamento inicial de todas as necessidades de capacitação dos seus funcionários. Com essa análise, o profissional de RH saberá exatamente qual o estágio das competências daquela equipe, como: conhecimento, habilidades e atitudes.

Antes de te ensinarmos como montar um programa de treinamento e desenvolvimento, o que acha de aprender um pouco mais sobre esses dois conceitos?

O que é treinamento e desenvolvimento?

Treinamento e desenvolvimento é um conjunto de ações planejadas que são adotadas pelo RH de uma empresa e utilizadas para gerir resultados alinhados aos objetivos organizacionais da mesma.

O intuito dessas ações planejadas é agregar valor e aprendizado ao negócio, afinal não é apenas o colaborador que recebe capacitação, a empresa também se beneficia ao se tornar mais competitiva e ganhar profissionais mais capazes.

Não são raras as vezes em que determinada organização necessita de um saber específico, algo que vá além daquilo que o profissional aprendeu no âmbito acadêmico. Então, há o desencontro do que espera-se do colaborador e o que ele consegue oferecer.

Foi pensando nisso que surgiu o treinamento e desenvolvimento de pessoas. Assim, o RH é capaz de fornecer capacitações e cursos com necessidades específicas de cada setor na empresa, tornando possível que os profissionais alcancem todas as expectativas.

Mas treinamento e desenvolvimento podem ser consideradas a mesma coisa?

Diferença entre treinamento e desenvolvimento

Treinamento e desenvolvimento são dois conceitos parecidos, mas diferentes. Normalmente, eles são usados em conjunto, mas não se referem à mesma coisa.

A prática do treinamento pode ser definida como algo de curta duração, que busca alcançar resultados mais objetivos e urgentes da empresa. Já o desenvolvimento necessita de um conjunto de práticas de longa duração, esse conceito busca o desempenho pessoal de todos os colaboradores, por isso precisa de mais tempo para ser desenvolvido e concluído.

O treinamento ajuda o colaborador a adquirir eficiência no seu trabalho e está diretamente ligado a ações pontuais, que buscam resolver necessidades imediatas. Mas não se pode confundir treinamento com uma simples questão de realizar cursos e obter informações. O conceito vai além e se propõe a atingir o nível de desempenho almejado pela organização.

O desenvolvimento é um pouco mais profundo do que a prática do treinamento, sua prática está relacionada com a aprendizagem contínua e holística. Um colaborador em processo de desenvolvimento não enfrenta um início e nem um fim, ele está inserido em um processo constante de desenvolvimento dentro da organização, por isso é possível que ele explore todo o seu potencial de aprendizagem.

Treinamento e desenvolvimento são conceitos diferentes, mas complementares, um não funciona sem o outro. É possível dizer que o desenvolvimento é obtido somente depois  da realização e repetição dos treinamentos. Se unir as duas práticas, sem dúvidas, o RH vai conquistar um melhor desempenho dentro da empresa.

Por que você deve ter treinamento e desenvolvimento na sua empresa?

Treinar e desenvolver pessoas é importante por diversos motivos. Esse processo está ligado ao crescimento e desenvolvimento da empresa, além de preparar os colaboradores para que estejam preparados para se desenvolverem junto com a organização, de maneira equilibrada e contando com a orientação dos profissionais de RH.

Quando a gestão de pessoas se compromete a encarar desafios e formar a equipe, a empresa, com certeza, colherá frutos importantes, além de melhorar os indicadores-chave de RH.

O processo de treinamento e desenvolvimento contribuiu para a empresa através de vários contextos. Conheça abaixo os principais ganhos da implementação do treinamento e desenvolvimento:

  • Aumento da produtividade: o profissional que domina o seu trabalho consegue realizá-lo com menos esforço e com mais agilidade. Portanto, maximiza a qualidade do serviço, reduz os erros e retrabalhos e aumenta exponencialmente a produtividade.
  • Melhor experiência para o cliente e consumidor: com o treinamento e desenvolvimento as entregas de produtos e serviços serão mais ágeis e eficientes. Os colaboradores passarão a alcançar o nível de qualidade esperado pelo cliente, assim a satisfação aumenta e a empresa consegue promover a melhor experiência para os usuários.
  • Desenvolve e retém talentos: atualmente o mercado está extremamente competitivo, por isso, desenvolver e reter é essencial para a empresa que quer ganhar relevância no seu setor. No processo de treinamento e desenvolvimento, além de atrair os melhores candidatos é necessário investir para que seus talentos sejam aprimorados e alinhados aos objetivos da empresa, fazendo com que eles se sintam motivados a continuar na equipe.
  • Diminuição da rotatividade: ao receber capacitação o colaborador se sentirá naturalmente mais motivado. O reconhecimento e o incentivo constante do funcionário irá contribuir para que diminua os pedidos de desligamento e, consequentemente, diminua os índices de rotatividade.
  • Aumento da competitividade: toda empresa que investe na formação dos seus colaboradores se torna mais competitiva no mercado, profissionais com formação específicas e direcionadas são cada vez mais escassos no mercado, uma vez que farão entregas diferenciadas aos seus clientes.
  • Redução de custos: todos os fatores citados acima impactam diretamente no setor financeiro da empresa, o aumento da produtividade, o aumento do engajamento, a diminuição da rotatividade, esses fatores indicam que os funcionários estão aproveitando melhor os recursos da empresa e dando retornos mais satisfatórios.

Conclusão

O treinamento e desenvolvimento é fundamental para que a empresa cresça, adquira competitividade e excelência nos negócios. Por isso, investir em formação para os funcionários, além de traçar os seus passos dentro da organização, é uma ótima alternativa para fazer a sua empresa decolar no mercado.

Neste artigo, explicamos o que é um programa de treinamento e desenvolvimento, qual a diferença entre os termos e porque a sua empresa deve investir nesse plano de capacitação! Fique de olho no nosso Blog e não perca o conteúdo da semana que vem!

Aqui na Tecnoponto nós temos soluções para o controle de ponto para sua empresa, conheça a nossa alternativa de controle de ponto online e não perca tempo para inovar o seu negócio. Fale com nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *