4 passos para montar um plano de Treinamento e desenvolvimento

Treinamento e desenvolvimento são essenciais para as empresas que buscam ser competitivas no mercado e atrair e reter os melhores talentos. Como vimos no texto da semana passada, o treinamento e desenvolvimento agrega valor ao negócio e capacita o profissional para enfrentar todos os desafios propostos.

O departamento de Recursos Humanos é o responsável pelo treinamento e desenvolvimento de pessoas. Mas como realizar o processo de forma correta e qualitativa? Antes de tudo, é necessário realizar um levantamento de todas as necessidades de capacitação dos seus funcionários. Com essa análise, o profissional de RH saberá exatamente qual o estágio das competências daquela equipe.

Continue a leitura e saiba quais as etapas para a aplicação de um programa de treinamento e desenvolvimento:

Aprenda a montar um programa de treinamento e desenvolvimento em 4 passos

O programa de treinamento e desenvolvimento pode ser facilmente desenvolvido pelo departamento de Recursos Humanos de uma empresa. Mas para isso é necessário aplicar algumas etapas essenciais para o funcionamento do programa.

  1. Diagnóstico

O primeiro passo do processo de treinamento e desenvolvimento é entender a necessidade da empresa, chamado também de diagnóstico. 

Nesse ponto, o RH precisa refletir sobre quais as necessidades pontuais e de curto prazo que os profissionais demandam? Elas serão utilizadas para definir qual será o planejamento. E quais os conhecimentos gerais e de longo prazo que a empresa exige dos colaboradores? Esses serão usados para o desenvolvimento.

Na hora de fazer o diagnóstico, todos os setores da organização devem ser vistos como um todo, assim como as suas demandas e carências. O setor de RH pode fazer uso de algumas diferentes técnicas para se chegar ao diagnóstico, como o mapeamento de competências, pesquisa de clima organizacional e avaliação de desempenho.

  1. Planejamento

Na etapa do planejamento, o RH deve compreender e estruturar como será traçada a estratégia de treinamento e desenvolvimento, conforme identificado na etapa de diagnóstico.

Aqui é feito todo o raciocínio de estrutura do processo de treinamento e a equipe responsável pela organização precisa ter pré definido o que será ensinado, quais meios serão utilizados, qual a necessidade do processo e até mesmo o local físico ou online das formações.

O essencial dessa etapa é pensar na trajetória que os colaboradores precisam traçar dentro da organização. O que precisa ser trabalhado imediatamente e o que pode ser tratado a longo prazo. É importante, também, colocar no papel todas as ações que serão elaboradoras, estabelecer prazos fixos, objetivos, metas e qual o investimento que será aplicado em cada uma delas.

  1. Execução

Na parte da execução, a equipe responsável pelo treinamento e desenvolvimento precisa apenas colocar todo o planejamento em prática. Além disso, é essencial que seja realizado o acompanhamento de cada passo, o auxílio aos ministrantes, a observação das reações e retornos dos colaboradores envolvidos na tarefa.

  1. Avaliação

A avaliação pode ser considerada a etapa mais importante de todo esse processo. Afinal, é ela que vai verificar como está o grau de maturidade do funcionário e dizer se o treinamento e desenvolvimento trouxe resultados esperados ou não.

Com a avaliação, a equipe de RH pode analisar o resultado da capacitação, avaliar a efetividade das atividades, corrigir a estratégia utilizada e direcionar melhor investimentos no decorrer do próximo processo.

Entender e construir corretamente as quatro etapas que fazem parte do plano de treinamento e desenvolvimento é fundamental para que a empresa cresça, adquira competitividade e excelência nos negócios. Por isso, o RH precisa estar atento a cada passo da formação dos funcionários e garantir que tudo seja realizado com eficiência e qualidade.

Neste artigo, você aprendeu a montar um programa de treinamento e desenvolvimento seguindo apenas quatro passos essenciais. Viu como pode ser fácil investir e revolucionar a sua empresa?

Aqui na Tecnoponto nós temos soluções para o controle de ponto para sua empresa, conheça a nossa alternativa de controle de ponto online e não perca tempo para inovar o seu negócio. Fale com nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *