Feedback: como aplicar na sua empresa

Você já conhece o termo Feedback? A expressão é bastante conhecida entre os profissionais de RH e hoje vamos dar algumas dicas, para que você possa aplicar o feedback na sua empresa. Confira.

Existem alguns ambientes de trabalho onde o colaborador não tem voz e não se sente confortável para expressar a sua opinião. Nesses espaços, a ausência do feedback contribui para o desenvolvimento de discussões desnecessárias que poderiam ter sido evitadas com um plano de comunicação eficaz.

Apesar do termo já ser muito conhecido no setor de Recursos Humanos, um em cada cinco colaboradores não recebe feedback, de acordo com pesquisa efetuada pela FIA Employee Experience (FEEx). Das 150 mil pessoas que responderam a pesquisa, 20% não recebem avaliações periódicas sobre seu desenvolvimento. Através desses dados, conseguimos perceber que a ausência de avaliação é o maior déficit dos gestores e lideranças do Brasil.

Um tempo atrás, nós explicamos para você o significado do termo feedback e os benefícios de adotar essa cultura na sua empresa. Hoje vamos além. Vamos ensiná-lo como aplicar o feedback na sua empresa. Confira!

Como aplicar o feedback na empresa?

O feedback nada mais é do que o retorno que o gestor dá para o colaborador, pode se referir tanto ao comportamento no ambiente de trabalho quanto aos produtos e entregas realizadas. O intuito do feedback é permitir que a comunicação flua melhor no ambiente de trabalho, pode ser uma avaliação positiva ou até mesmo negativa.

Mas como incluir a cultura de feedback dentro do ambiente da empresa?

Para promover o feedback dentro da empresa, a melhor estratégia é garantir que a avaliação colabore para a qualidade de vida no trabalho e para o clima organizacional. Para que se tenha sucesso nessa alternativa, é preciso levar em consideração alguns fatores: contexto, comportamento, impacto e expectativa.

Primeiro, a equipe de RH precisa compreender qual o contexto em que a empresa e os colaboradores estão inseridos e qual o papel do feedback nesse momento. Nesse caso, não é necessário avaliar se a situação é positiva ou negativa, mas sim, qual é a motivação para a aplicação do feedback.

Depois que estabelecido o contexto para a ação, a equipe parte para a etapa do comportamento. Aqui o objetivo é entender e avaliar qual o tipo de comportamento ou a reação do colaborador perante a conversa. Os aspectos comportamentais dizem muito sobre o profissional e também merecem ser analisados.

O impacto é a penúltima etapa desse processo. Ele é o resultado causado pelo comportamento, que foi motivado por determinado contexto. Para saber qual o impacto causado após o feedback, é preciso identificar os diferentes pontos de vista e aspectos apresentados, afinal, todos eles merecem a devida importância para uma boa solução.

A última, e não menos importante, etapa é sobre a expectativa que se cria em volta do processo do feedback. Gerenciar as expectativas dos colaboradores e dos emissores do feedback não é uma tarefa simples, assim que concluído o processo de avaliação é necessário que se realize uma comunicação clara e direta sobre os resultados e os próximos passos que serão tomados.

Para ser efetivo, o feedback precisa ser assertivo. Por isso, o gestor precisa seguir todas as etapas para tornar os resultados mais concretos. Veja algumas dicas para evitar os erros nesse processo.

  1. Faça a avaliação imediatamente;
  2. Seja claro e preciso;
  3. Use frases na primeiro pessoa;
  4. Peça mudança de comportamento;
  5. Substitua o “mas” pelo “e”;
  6. Substitua o “se” pelo “quando”;
  7. Substitua o “tentar” pelo “fazer”;
  8. Substitua o “espero” pelo “sei”;
  9. Evite o condicional;
  10. Acompanhe posteriormente.

Todas essas dicas vão te ajudar a ter uma comunicação mais clara e alcançar todas as expectativas esperadas. A cultura do feedback pode ser um desafio bastante complexo para a empresa, por isso é necessário ter atenção e seguir as etapas e as dicas citadas acima.

Agora você já sabe como montar e aplicar o feedback na sua empresa? Se ficou curioso sobre o tema e quer saber ainda mais, não deixe de conferir o texto que produzimos explicando o que é feedback e quais os benefícios dessa nova tendência no mercado de trabalho.

A Tecnoponto, possui soluções estratégicas para otimizar a gestão do RH e para alavancar o crescimento da sua empresa, conheça o nosso catálogo de produtos e invista em nossos serviços! Fale com nossos especialistas.

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218