Backup em nuvem: qual a importância para o RH?

Backup em nuvem
Backup em nuvem

O backup em nuvem é uma tecnologia que já vem sendo adotada por inúmeros setores e empresas. O profissional que trabalha com armazenamento de documentos e informação. Com certeza já deve ter ouvido falar dessa alternativa.

Com o backup em nuvem, a empresa é capaz de arquivar, ter acesso e fazer backup de centenas de documentos, tendo a certeza de que estão armazenados em um lugar seguro e de fácil acesso.

No RH, o backup em nuvem é uma tecnologia que já vem sendo colocada em prática há algum tempo, trazendo inúmeras facilidades agregadas à sua utilização.

Mas por que essa técnica é tão importante para o RH?

Continue a leitura e saiba qual a importância e os benefícios do backup em nuvem para o setor de Recursos Humanos.

O que significa backup em nuvem?

Backup em nuvem é uma tecnologia que permite que a empresa armazene e tenha acesso aos seus arquivos através do uso de servidores remotos. Tudo feito de forma rápida e digital, a partir de uma conexão com a internet.

Com o uso dessa informação tecnológica, os documentos e informações da empresa ficam armazenados em um servidor em nuvem, fora da empresa.

O cliente paga apenas pela execução do serviço, sem a necessidade de comprar a licença do software.

O backup em nuvem também permite que o cliente escolha diferentes tipos de serviço, pode ser uma solução privada, híbrida ou pública, de acordo com as necessidades de gerenciamento da sua empresa.

Mas por que o backup em nuvem é melhor que as outras formas de arquivamento de informação?

Com essa alternativa, é possível atingir níveis mais elevados de produtividade e disponibilidade de informação, tornando o acesso ainda mais rápido e otimizado.

Como funciona o backup em nuvem no setor de RH?

O setor de Recursos Humanos é responsável pelo gerenciamento de muitos documentos importantes, como folha de pagamento e relatórios de controle de ponto.

Essas informações precisam ficar seguras e não podem correr o risco de se perderem facilmente.

Por isso, o setor de RH é um dos principais interessados no arquivamento de informações através do backup em nuvem.

Afinal, perder informações trabalhistas pode trazer uma dor de cabeça desnecessária tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Para evitar que documentos se percam, o responsável pelo RH precisa estar atento aos arquivos e realizar o backup em nuvem de forma regular e constante, garantindo que todas as informações foram armazenadas corretamente.

Já pensou na quantidade de documentos que o setor de RH precisa lidar diariamente, quando contrata um novo funcionário?  Uma pilha de arquivos para serem produzidos, assinados e devidamente armazenados.

Nada melhor do que um sistema de backup em nuvem para guardar todas essas informações, não é mesmo?

Por que o backup em nuvem é importante para o RH?

Além de todos os aspectos citados acima, o backup em nuvem é importante para o RH, principalmente, pela otimização e produtividade que ele agrega a todo o setor.

Essa tecnologia permite que a área de Recursos Humanos cumpra uma tarefa pela qual ela é cobrada há anos: a falta de dados na gestão de pessoas.

Com a solução em nuvem, se tornou possível realizar análises e arquivar dados importantes para a gestão de pessoas, como a assiduidade e o absenteísmo dos colaboradores, os níveis de produtividade de cada setor, o perfil de cada funcionário e a sua compatibilidade na área em que atua.

Através do backup em nuvem, os colaboradores poderão ter acesso às avaliações de feedback, por exemplo, descobrindo quais são suas habilidades, acessando o seu histórico na empresa e explorando novas possibilidades de carreira.

Assim, o RH irá diminuir o tempo gasto em respostas a essas demandas e poderá investir esforços na elaboração de novas estratégias para a gestão da empresa.

Confira algumas vantagens da aplicação do backup em nuvem no RH:

  • Mobilidade

As informações armazenadas em nuvem estarão disponíveis a qualquer hora, de qualquer lugar.

  • Segurança

Apenas as pessoas autorizadas terão acesso às informações, os sistemas de backup adotam um padrão alto de segurança.

  • Agilidade

Os usuários conseguem ter um acesso rápido e dinâmico aos documentos, diminuindo o tempo de busca e agilizando os processos realizados.

  • Economia

A empresa que investe em soluções em nuvem garante economia com monitoramento de servidores, atendimento ao usuário, atualização de versão e com equipe de TI, por exemplo.

Conclusão

O backup em nuvem é importante para o RH porque permite que o setor armazene anos de informações sem ocupar espaço, o espaço virtual é uma das maiores vantagens desta inovação tecnológica.

Com a implementação dessa tecnologia, a empresa pode garantir que o setor de RH terá seu espaço físico otimizado e as situações de perda de documento serão eliminadas, evitando os processos trabalhistas decorrentes de perda de informação.

A Tecnoponto é uma empresa que oferece soluções em controle de ponto e sistemas de softwares que podem te ajudar a adotar o backup em nuvem na sua empresa! Acesse o nosso site e conheça os nossos serviços!

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218