Qual o papel do RH na gestão de pessoas?

Qual o papel do rh na gestão de pessoas?
Qual o papel do rh na gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é parte fundamental de uma empresa! Através dela é possível identificar fatores e elaborar estratégias para alavancar o negócio. Quer ficar por dentro do assunto? Confira o texto.

Não existe uma empresa sem pessoas, isso seria impossível, mesmo com todas as inovações tecnológicas. Por isso, a gestão de pessoas é tão relevante para a empresa. Mas que setor deve se encarregar da administração do pessoal?

O setor de Recursos Humanos é o grande responsável pela organização do chamado capital humano. Ao realizar uma boa gestão, com foco nas análises de desempenho e perfis comportamentais, é possível não só aumentar o engajamento dos colaboradores, mas também os índices de produtividade e lucro financeiro de todo o negócio.

Por meio da gestão de pessoas, o RH consegue identificar os pontos positivos e negativos de cada funcionário e elaborar estratégias para o desenvolvimento e melhoria de desempenho. 

Garantir desenvolvimento constante é a receita de sucesso para a retenção de talentos. Além disso, uma boa gestão também auxilia para que a empresa atinja os seus objetivos com mais facilidade.

Mas os profissionais ainda possuem dúvidas sobre a gestão de pessoas. Qual área deve se responsabilizar por ela? O que precisa ser feito?

Qual setor deve cuidar da gestão de pessoas?

Como dito anteriormente, o setor de RH é o responsável por cuidar das questões relacionadas à gestão de pessoal. Mas essa atividade não deve ser atribuída apenas aos profissionais de RH, outros colaboradores também precisam se envolver nesse processo!

Os líderes de setores e de equipes também são encarregados de realizar a gestão de pessoas. Nesse caso, devem estar atentos aos cuidados relacionados aos colaboradores que respondem diretamente a eles.

Esses gestores estão muito mais próximos dos funcionários no dia a dia do que os profissionais do RH. Por isso, é natural que as suas ações e orientações influenciem a equipe como um todo.

Ao dividir essa função, o RH continua desempenhando uma importante parcela de participação na gestão de pessoas. Contudo, o foco está direcionado para o apoio aos líderes e não em cada colaborador individualmente. 

Além disso, o RH pode focar na criação de medidas estratégicas para a empresa, a gestão de pessoas é capaz de estabelecer metas e alcançar resultados expressivos. Como por exemplo, aumentar os níveis de engajamento, diminuir o absenteísmo, aumentar a assiduidade.

No entanto, para que os resultados sejam alcançados, tanto os profissionais de RH quanto os líderes devem se esforçar e trabalhar em conjunto, cada um exercendo seu papel da melhor forma possível.

Qual o papel do líder na gestão de pessoas?

O líder também deve se responsabilizar pela gestão de pessoas da sua equipe. Dentro do seu setor, ele deve distribuir as tarefas entre os funcionários e garantir que os projetos sejam realizados dentro dos prazos e das normas pré-estabelecidas.

Para realizar esse trabalho, o líder deve conhecer as habilidades e os pontos fracos de cada funcionário. Assim, será possível aproveitar o potencial de todos e aumentar a eficiência e a qualidade das entregas.

Outro aspecto da gestão de pessoas que também deve ser solucionado pelas lideranças são os conflitos internos. Nas ocasiões de conflitos e desentendimentos internos, o responsável pelo setor deve avaliar a situação e tomar as devidas providências.

Nesses casos, a questão deve ser levada para o RH somente se influenciar no clima organizacional da empresa como um todo. O ideal é que cada gestor consiga avaliar o comportamento da sua equipe de forma interna.

Confira abaixo as principais funções do líder na gestão de pessoas:

Integrar os funcionários 

Com a coordenação dos líderes, os colaboradores desenvolvem mais facilidade para se comunicar e melhorar o trabalho em equipe. A partir da integração dos funcionários é possível criar grupos para projetos, fazer reuniões de acompanhamento de demandas e compartilhar tarefas no dia a dia da empresa.

Dar atenção aos momentos de diversão também é muito importante na gestão de pessoas! Por isso, muitas empresas estimulam o hábito happy hours e encontros de descontração entre os colaboradores. 

Desenvolver talentos

Um bom gestor de equipe sabe exatamente quais habilidades podem ser desenvolvidas em cada funcionário. Nesse sentido, é seu dever estimular o desenvolvimento da equipe.

Essa tarefa pode ser realizada através de incentivos, feedback e atribuição de novas atividades. Ao reconhecer o potencial do funcionário, o gestor demonstra que se preocupa com o seu crescimento profissional e aumenta a motivação e a produtividade da equipe.

Melhora do clima organizacional

Ao desenvolver uma boa gestão de pessoas, os líderes colaboram na criação de um ambiente de trabalho saudável e agradável. Com um bom clima organizacional os colaboradores apresentam um melhor desempenho e produtividade.

Além disso, com um bom clima organizacional, a gestão de pessoas serve como uma ferramenta de integração e prevenção de conflitos, aumentando a sensação de pertencimento e espírito de equipe.

Resumidamente, a gestão de pessoas é parte fundamental de toda empresa. Por esse motivo, é preciso dar atenção e implementar estratégias que otimizem a administração do capital humano. 

Também é importante relembrar que, apesar do setor de Recursos Humanos ser o principal responsável pela gestão de pessoas, os líderes de equipes também devem se responsabilizar. Esses gestores podem adotar medidas que auxiliem a gestão e impactem diretamente nos resultados da empresa.

A Tecnoponto, possui soluções estratégicas para otimizar a gestão do seu RH, conheça o nosso catálogo de produtos e invista em nossos serviços! Fale com nossos especialistas

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218