Qual a importância do equilíbrio emocional no RH?

EQUILÍBRIO EMOCIONAL

O equilíbrio emocional no RH impacta diretamente na produtividade, na organização e nos resultados entregues pelos colaboradores. Para isso, o RH é responsável por incentivar políticas que contribuem para o bem-estar psicológico.

Os últimos anos têm sido difíceis para todos, com a chegada da pandemia foi preciso enfrentar inúmeras mudanças e adaptações. Se antes já era complicado, atualmente tornou-se ainda mais difícil administrar a razão e equilíbrio emocional.

As transformações causadas pelo coronavírus não se limitam à vida pessoal. O ambiente de trabalho também foi afetado. Assim como a área de Recursos Humanos, talvez uma das mais afetadas devido a sua ligação direta com a gestão de pessoas.

Em meio a tantas mudanças, não deve-se esquecer que existem vidas! Por isso, mais do que nunca é preciso dar atenção à saúde mental e ao equilíbrio emocional dos colaboradores.

Mas como manter o equilíbrio emocional? Qual o papel do RH nesse assunto? Continue a leitura e descubra mais sobre o tema!

A importância do equilíbrio emocional no RH

A importância do equilíbrio emocional no RH está diretamente relacionada com a gestão de pessoas e a necessidade de prezar pela cultura organizacional.

Mas, para isso, toda a equipe precisa conhecer e desenvolver conhecimentos sobre controle emocional, auto motivação, empatia e autoconhecimento. Conceitos como esses são essenciais para manter a rotina e os compromissos, preservar a saúde mental e, principalmente, o equilíbrio emocional.

Sendo assim, o RH tem muito a contribuir para o equilíbrio emocional dos seus colaboradores. Confira:

5 fatores que colaboram para o equilíbrio emocional do colaborador

A área de Recursos Humanos não só pode colaborar para o equilíbrio emocional do colaborador, como deve incentivar a adoção de políticas nesse sentido. 

Pensando nisso, conheça 5 medidas simples que podem contribuir para o equilíbrio emocional no ambiente de trabalho:

Incentivo à prática de atividade física

A prática de exercícios físicos é recomendada em qualquer momento da vida, ela contribui para manter uma qualidade de vida tanto da parte física quanto emocional. 

Dentro do ambiente da empresa, a prática de atividade física também deve ser incentivada, porque combate o sedentarismo e contribui para o equilíbrio emocional.

Ambiente de trabalho adequado

Trabalhar em um ambiente adequado é essencial para o bem-estar de qualquer um. Ainda mais em tempos de pandemia, o ambiente de trabalho precisa ser devidamente arejado, higienizado e manter o distanciamento necessário.

Afinal, o colaborador passa grande parte do seu dia dentro do escritório da empresa. Se o ambiente for desorganizado ou desagradável pode contribuir para quadros de estresse e, consequentemente, aumentar as relações conflituosas.

Momentos de descontração

O setor de RH também deve ser o responsável por políticas de descontração dentro da empresa. Gerar engajamento, promover encontros, conversar e conhecer melhor uns aos outros é a receita do sucesso para instaurar um clima amigável e aumentar a produtividade da equipe.

Além disso, conviver em um ambiente rodeado de amigos e colegas auxilia significativamente na manutenção do equilíbrio emocional.

Evitar o acúmulo de tarefas e os prazos apertados

Se uma empresa deseja alcançar os melhores resultados e atingir todas as metas propostas, é essencial que seja realista no seu planejamento.

O RH também deve considerar as capacidades e competência do time e planejar demandas alcançáveis e com um prazo realista. A elaboração de tarefas impossíveis só contribui para que a equipe se sinta sobrecarregada e desmotivada.

Cuidado com as horas extras

Todo gestor de pessoal deve se manter atento à jornada de trabalho dos seus colaboradores. A realização de muitas horas extras não deve passar batido pelos profissionais de Recursos Humanos, afinal isso impacta diretamente no equilíbrio emocional do colaborador.

O cuidado precisa ser redobrado com aquelas empresas que desempenham a jornada em home office. Nesse novo modelo a adaptação pode ficar um pouco prejudicada, comprometendo a produtividade e fazendo com que o profissional leve mais tempo para concluir as tarefas.

Para realizar com controle eficiente e seguro da quantidade de horas extras o RH pode contar com o auxílio de um sistema de controle de ponto

O Controle de Ponto Online da Tecnoponto é o ideal para as empresas em home office. O software consegue gerenciar de forma segura as horas extras realizadas e fornecer um relatório atualizado para o gestor. Assim, a empresa terá um maior controle da jornada dos colaboradores.

Se pretende investir em um sistema de registro de ponto online, conheça o Tecnoponto Gold, que é homologado pelo MTE e possui aplicativo para registro de ponto no celular. 

A Tecnoponto é uma empresa que oferece soluções em controle de ponto e pode te ajudar a solucionar as complicações devido às horas extras! Conheça os nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *