RH e Marketing: engajamento, resultado e estrutura organizacional

RH e Marketing
RH e Marketing

O RH e Marketing desempenham funções essenciais dentro de uma empresa. Mas os setores vão muito além, quando combinados podem agregar eficiência, qualidade e agilidade nos resultados do negócio.

A área de Recursos Humanos e de Marketing são indispensáveis tanto para a saúde quanto para o crescimento de uma empresa, ambas possuem papéis fundamentais e juntas têm alto poder de desenvolvimento e sucesso.

Apesar disso, são poucas as empresas que permitem uma maior interação entre o RH e Marketing. Mas antes de unir as atividades dessas equipes, algumas coisas precisam estar claras.

Os papéis e as funções precisam estar bem definidos e compreendidos, as áreas precisam ter uma boa integração e colaboração em equipe e agirem de maneira complementar. Dessa forma, será possível melhorar a produtividade e gerar ainda mais lucro para a empresa.

A junção dos pontos fortes do RH e Marketing será de grande auxílio para uma melhor execução das tarefas.

O Marketing pode atuar no objetivo de construir uma imagem forte e influente para a organização e o RH fica responsável pelo relacionamento entre a marca e os profissionais que fazem tudo acontecer.

Conheça mais sobre as vantagens da integração entre RH e Marketing.

RH e Marketing: gestão de pessoal e ações estratégicas

O jeito do RH de lidar com as pessoas é fundamental para a nutrição das relações entre colaborador e empresa. Para isso, a área de Recursos Humanos precisa estar centrada em conhecer os funcionários que atuam na organização, suas funções, habilidades e a forma de comunicação que é estabelecida entre elas.

Uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento da equipe e a retenção de talentos, deve atuar de acordo com os princípios de valorização, desenvolvimento e reconhecimento dos seus colaboradores.

O Marketing pode aprender com essa gestão de pessoal e desenvolver ações que se apropriem da mesma perspectiva. Se o foco da empresa são as pessoas, os resultados buscados pelo marketing podem se relacionar com aquelas ações trabalhadas pelo RH.

Além disso, o setor de marketing deve explorar a sua base, seus parceiros, clientes e, principalmente, os futuros clientes. As estratégias apropriadas e construídas com o RH podem trazer mais empatia e sensação de pertencimento para a empresa.

RH e Marketing trabalhando juntos

O RH e Marketing têm potencial de desenvolver um ótimo trabalho juntos, afinal atrair e reter talentos requer a mesma comunicação e transparência presente em um processo de atração e retenção de clientes.

Mas como unir as forças de dois setores tão importantes?

Planeje e defina objetivos

O primeiro passo para qualquer ação dentro de uma empresa é planejar as futuras ações, que só serão desenvolvidas após um planejamento estratégico que faça sentido e traga uma noção clara de tarefas e resultados a serem alcançados.

Unir dois setores distintos não será uma tarefa fácil, por isso o planejamento de integração deverá ser pensado com antecedência e considerando os mínimos detalhes. A comunicação deve ser transparente e coerente, os colaboradores devem entender o propósito da mudança.

Conquista e retenção de públicos

Mais conhecido como branding, a tarefa de conquistar, engajar e reter clientes e talentos é fundamental para a área de RH e Marketing.

As estratégias definidas aqui serão essenciais para a construção e manutenção da identidade da empresa. O marketing pode ficar responsável por comunicar as ideias e os objetivos da marca externamente, já o RH faz o mesmo trabalho só que de maneira interna.

Assim, ambos os públicos estarão alinhados com a empresa, garantindo a retenção de clientes e também de talentos.

Além disso, o RH também desempenha um excelente papel em trazer informações e conteúdo para a área de Marketing, enquanto isso o Marketing traz informações fornecidas pelo público externo.

Com a junção dos dois setores, será possível estabelecer as melhores estratégias de branding para as empresas.

A Tecnoponto desenvolve soluções estratégicas para otimizar a gestão de ponto da sua empresa, com gestão automatizada e relatórios completos será possível otimizar a área de RH e reunir informações valiosas também para as estratégias de Marketing.

Conheça o nosso catálogo de produtos e invista no controle de ponto! Fale com nossos especialistas.

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218