Portaria dos Softwares: o que é e qual a importância

A Portaria dos Softwares trouxe a solução tecnológica para o setor de RH dentro das empresas. A regulamentação desta portaria, menciona que o sistema alternativo de controle de jornada, aplicado através da utilização de softwares mobile ou desktop, também podem ser utilizados na rotina empresarial, desde que previstos em Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Além disso, a entrada da reforma trabalhista após a regulamentação da Portaria dos Softwares, possibilitou a flexibilização de acordos entre os colaboradores e gestores, admitindo jornadas de trabalho diferenciadas, como o home office. 

Contudo, o software utilizado para o controle de jornada, facilita muito a rotina do colaborador, pois consegue organizar as suas horas, através de um único sistema integrado e personalizado. 

Veja mais: Backup em nuvem: qual a importância para o RH?

Como utilizar esse sistema de ponto alternativo? 

A Portaria dos Softwares também existem questões em que o programador e o gestor não devem interferir, como permitir marcação automática,  inserir restrições à marcação de ponto, exigências de horas extras e permitir alteração ou eliminação de dados registrados pelo colaborador. 

É possível perceber que as proibições são variadas, mas todas elas tem o objetivo de garantir a credibilidade do sistema de marcação de ponto, mesmo sendo realizado de forma eletrônica. Caso as questões citadas não sejam cumpridas, isso pode resultar em processos trabalhistas. 

Veja mais: Saiba porque o Controle de Ponto Online já é uma Realidade nas Empresas

Vantagens de um bom software 

Além de facilitar a rotina do RH, a utilização do software possibilita a automatização dos processos internos da empresa, possibilitando maior produtividade entre os colaboradores. 

O software de controle de ponto também não exige grandes investimentos, pois funcionam de forma 100% online e isso faz com que os custos diminuam. Sem contar que a solução em nuvem que o software possibilita, faz com os gestores consigam acompanhar a rotina da equipe mesmo em casa, usando apenas o celular, por exemplo. 

Contratar um bom software reduz prejuízos, tanto para a empresa, quanto para o colaborador, pois diminui custos indevidos e riscos de processos trabalhistas por cobrança excessiva de horas extras. 

Conclusão 

A Portaria dos Softwares possibilitou uma jornada de trabalho mais moderna e flexível, sem que o colaborador precise necessariamente estar na empresa. Além disso, a regulamentação garante a proteção e segurança jurídica da produção das atividades empresariais, principalmente quando o assunto é home office. 

Conseguiu entender a importância de se adequar às novas demandas do mercado e adquirir um bom software para isso? Caso tenha ficado interessado no assunto, acesse nosso site e confira os modelos de softwares disponíveis. 

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218