Descubra Como Funciona o Controle de Ponto Online

Não é novidade pra ninguém que o controle de ponto online veio para ficar. A transformação digital que o mundo está passando nos últimos anos afeta todo e qualquer tipo de empresa, por isso, o controle de ponto online surgiu com a necessidade da organização oferecer maior eficiência com o uso da tecnologia. 

A realização do controle de ponto online oferece um controle de jornada completo, com informações em tempo real para todos os tipos de relações de trabalho. Além disso, os softwares funcionam de maneira simplificada e transparente, tanto para os colaboradores, quanto para os gestores e líderes. 

Por ser de forma totalmente online, é possível estar ciente em relação ao horário de entrada e saída dos colaboradores. Também é possível medir horas extras, intervalos, compensação de bancos de horas e adicional noturno, assim como em um relógio de ponto físico. 

Veja mais: Saiba porque o Controle de Ponto Online já é uma Realidade nas Empresas

Como Funciona o Controle de Ponto Online?

O ponto online é uma tecnologia que permite fazer a marcação de ponto de forma digital, ou seja, via computador, tablet ou celular. No caso de celulares, o registro de entrada e saída dos colaboradores é feito através de um aplicativo instalado no smartphone. 

O registro de ponto online, realizado pelo Link RH da Tecnoponto pode ser feito através de uma selfie, como uma forma de garantia para confirmar a identidade do colaborador. Além disso, os gestores ou líderes podem utilizar da geolocalização para confirmar que o colaborador realmente está no local de trabalho.  

Como Foi a Evolução? 

Há alguns anos atrás, o controle de jornada era realizado de forma manual. O colaborador anotava seus horários de entrada, saída e intervalos para que o gestor ou o profissional de recursos humanos contabilizasse as suas horas trabalhadas no final do mês para o fechamento da folha de pagamento. 

Mas com isso, esse método foi abrindo brechas para fraudes. Além disso, fazer a contagem manual das horas de todos os colaboradores, principalmente no caso de grandes empresas, significava ter que disponibilizar um ou dois profissionais de recursos humanos para se dedicarem especificamente a isso. O número de erros nos pagamentos se tornou bem alto, colocando as empresas em risco de sofrerem ações trabalhistas e pagarem multas. 

Com isso, outras formas de registro de ponto foram surgindo: relógio de ponto, sistema de catraca eletrônica, biometria, entre vários outros. Todos apresentando vantagens e desvantagens, independentemente do tamanho da empresa. 

Foi então que a evolução tecnológica permitiu que os sistemas de ponto ficassem ainda menos burocráticos, pois a chegada do ponto online facilitou ainda mais o processo de controle das horas trabalhadas e simplificou os processos no fechamento da folha de pagamento. Mas um dos fatores mais importantes é que essa mudança trouxe maior segurança no registro das informações e economia para todas as organizações. 

Veja mais: Elimine as fraudes no controle de ponto

Vantagens do Controle de Ponto Online 

Além de otimizar tempo, o controle de ponto online possui algumas vantagens, como: 

– Custo;

– Segurança; 

– Regulamentação totalmente dentro da lei; 

– A empresa pode expandir o número de colaboradores; 

– Fácil acesso as informações em qualquer momento; 

– Acesso restrito ao sistema; 

– Gestão de análise de dados mais simplificada; 

– Menos processos burocráticos; 

– O RH da empresa se torna mais estratégico. 

O controle de ponto online favorece principalmente o setor de recursos humanos, pois uma vez que a equipe se livra de atividades burocráticas e passa a se concentrar em desenvolver estratégias e desenvolvimento de pessoas, os processos internos da empresa se tornam muito mais leves e dinâmicos. 
Conseguiu entender sobre como funciona o controle de ponto online? Caso tenha interesse em adquirir o processo na sua empresa, entre em contato conosco ou acesse nosso site.

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218