Diga adeus para as fraudes no controle de ponto

Sua empresa está atenta às fraudes no controle de ponto? Fraudar o ponto é uma infração grave que pode causar muitos problemas para a sua empresa. Confira as nossas dicas de como eliminar as fraudes de uma vez!

A fraude no controle de ponto é um assunto delicado dentro do ambiente de trabalho. Contudo, ainda é uma prática bastante recorrente. Se o seu funcionário registra entradas e saídas sem estar no trabalho, se precisa sair com urgência e não marca o ponto, ou mesmo se registra o horário, mas navega pelas redes sociais durante o expediente. Tudo isso são exemplos de fraudes!

Outro tipo de fraude comum é o buddy punching, ou ponto amigo. Isso acontece quando o colaborador marca o ponto para um colega que não conseguiu chegar a tempo e não quer ficar com horas negativas.

Fraude do controle de ponto é um delito sério e precisa ser tratado como tal! Atitudes como as citadas acima podem acabar em demissão com justa causa no setor privado, além de sindicâncias e demissões no setor público. Ações administrativas e até mesmo criminais também podem ser movidas contra o funcionário, dependendo do impacto da medida.

Mas fraudes só ocorrem em organizações que contam com controles de ponto frágeis e ineficientes, para a gestão dos seus colaboradores. 

O gestor de RH da empresa deve estar sempre atento às possíveis fraudes que podem estar ocorrendo dentro do ambiente de trabalho, entender que fraudar um ponto não envolve apenas um funcionário, mas sim toda a equipe com quem ele está envolvido.

Quer entender melhor como combater a fraude no controle de ponto? Continue acompanhando nosso artigo.

Como evitar a fraude no controle de ponto

A maneira mais eficiente de evitar a fraude no controle de ponto é investir em um sistema de registro de jornada que seja eficiente e, principalmente, seguro!

Apostar em novidades tecnológicas e equipamentos que garantem proteção para a sua empresa é a receita do sucesso para evitar gastos e inconvenientes no ambiente de trabalho.

Pratique a tolerância zero

Converse com seus colaboradores, promova uma reunião e trate o tema de fraude no controle de ponto como uma pauta séria e inadmissível pelas políticas da empresa.

Apresentar intolerância com as fraudes será um fator fundamental para inibir aquela minoria de funcionários que poderiam tentar fraudar o registro de ponto, além de reforçar que é preciso atenção e cuidado para marcar o ponto corretamente.

Estabeleça políticas claras

Outro ponto essencial para a sua empresa evitar as fraudes, é ter uma política sobre registro de ponto transparente e assertiva!

O seu colaborador deve ter acesso ao manual de políticas e valores da empresa desde o primeiro dia de trabalho. Dessa forma, ele saberá como agir e não poderá alegar ignorância.

Veja a tecnologia como aliada

A tecnologia se desenvolveu muito nos últimos anos, além de se tornar uma grande aliada para a prevenção de fraudes no controle de ponto, também trouxe novas ferramentas e funcionalidades que contribuem para a segurança e agilidade no setor de RH.

No mercado de controle de ponto existem vários equipamentos que te auxiliam nesse combate, porém a novidade tecnológica mais segura é o relógio de ponto biométrico. Acompanhe a seguir como ele te ajuda a evitar as fraudes:

Use a biometria contra as fraudes no controle de ponto

O uso da biometria no controle de ponto é uma das opções mais modernas do mercado e já vem sendo adotada por inúmeras empresas! 

Com o uso da biometria por leitura da digital, as probabilidades de fraudes diminuem ainda mais. Para utilizar esse sistema, basta que o RH realize o registro das digitais de todos os funcionários e ensine-os a fazer a marcação correta nos horários de entrada e saída.

Separamos algumas vantagens da biometria digital no combate às fraudes:

Cada biometria é única

Com esse controle de ponto sua empresa não corre o risco de um funcionário registrar o ponto para outro, afinal cada digital é única! 

Através desse sistema de segurança, fica quase impossível a ocorrência de fraudes e má intenções. Essa alternativa é recomendada para aquelas empresas que possuem um alto número de funcionários, pois assim o controle será mais dinâmico, ágil e seguro.

Esqueça o uso das senhas

Com o uso de relógios de ponto anteriores ao biométrico, o uso de senhas é comum entre os funcionários. Muitas vezes essas senhas costumam ser códigos de fácil memorização, isso facilita muito a vida do indivíduo que tem a intenção de fraudar o controle de ponto.

Se tiver acesso ao login, o funcionário poderá registrar ponto do colega e, dessa forma, gerar complicações para o setor de RH.

No entanto, com o ponto biométrico sua empresa não corre esse risco! A leitura de impressão digital faz com que o uso de senhas seja descartado, tornando o sistema menos acessível à fraudes.

Tenha informações do controle de ponto em tempo real

O relógio de ponto biométrico também permite que os gestores de RH realizem o monitoramento dos horários de entrada e saída de forma online! Com essa habilidade, a coleta de dados pode ser realizada de maneira automática e centralizada, favorecendo a rotina do RH e ainda garantindo mais agilidade aos processos.

Se houver alguma tentativa de fraude, o responsável pelo RH conseguirá identificar o caso e monitorar instantaneamente. 

Conclusão

Neste artigo você aprendeu que para evitar a fraude no controle de ponto é necessário praticar a tolerância zero e ter políticas claras sobre o assunto. Além de considerar as inovações tecnológicas como grandes aliadas para o crescimento e a segurança da sua empresa.

Vimos também que o relógio de ponto com biometria digital pode te ajudar a combater as fraudes, ele é dinâmico e eficiente, além de simplificar a rotina do setor de RH e garantir mais praticidade.

Aqui na Tecnoponto nós desenvolvemos soluções para o controle de ponto para sua empresa, conheça o nosso catálogo de produtos e descubra as alternativas para combater as fraudes. Fale com nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *