
Processos trabalhistas devido ao excesso de horas extras são comuns, mas podem ser evitados. Geralmente, isso acontece, por conta da perda do controle no gerenciamento de pessoas e crescimento de atividades dentro das empresas. O aumento na jornada de trabalho, seja por horas excedentes ou até mesmo minutos, passa despercebido. Mas é de extrema importância gerenciar essas atividades com cautela e atenção.
No ano de 2016, a Justiça do Trabalho recebeu 3,9 milhões de processos trabalhistas. E conforme estatísticas do TST (Tribunal Superior do Trabalho), atualmente há 2,5 milhões de processos em andamento no Brasil.
Por isso, é fundamental manter uma boa gestão de recursos humanos, alinhado a um software para controle de jornada. Isso fará com que as demandas sejam automatizadas, o que diminui os riscos de fraudes e impõe limites de horas extras mensais.
Principais Causas de Processos Trabalhistas
Você sabe quais são os processos trabalhistas mais recorrentes? Conhecer as causas é o primeiro passo para evitar tais ações. Confira!
Verba rescisória
A rescisão de um contrato de trabalho exige que o colaborador pague ao empregado alguns valores relativos ao tempo de trabalho. O acerto pode acontecer do primeiro dia útil do término do contrato até o décimo desde a notificação da demissão, quando não há aviso prévio.
Mas vale lembrar que o principal fator que leva a processos trabalhistas são os erros de cálculos e descontos indevidos. Para evitar esse tipo de prejuízo na sua empresa, o ideal é a inserção de ajuda tecnológica, como os mais diversos modelos de relógios de ponto, adequados à realidade da sua empresa.
Horas extras
Como foi citado no início no texto, uma das maiores causas de processos trabalhistas é o excesso de horas extras. Portanto, contar com a assertividade do RH é muito importante! Além disso, os relógios de ponto são capazes de promover maior facilidade para controle tanto da empresa, quanto do colaborador. Os aparelhos eletrônicos garantem maior eficiência, controle e eficácia quando o assunto é evitar prejuízos desnecessários.
Adicional de insalubridade
Para quem não sabe, o termo insalubre é definido por momentos em que a pessoa fica exposta a condições nocivas devido às suas atividades profissionais. E isso, pode ser causado tanto pela natureza, quanto pela intensidade ou até mesmo pelo tempo em que a pessoa fica exposta a determinado tipo de trabalho.
É importante que as organizações estejam atentas a essas questões, pois o não cumprimento pode gerar ações trabalhistas e multas.
FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está presente na legislação trabalhista como uma das obrigações que as organizações devem seguir. Isso define-se pelo depósito do valor correspondente a 8% do salário pago no mês anterior ao colaborador, o que também inclui gratificações, gorjetas e até mesmo comissões.
A fim de evitar processos trabalhistas, as organizações devem se preocupar em manter em dia o pagamento, fazendo um controle próximo do que o colaborador recebeu. A questão do processo trabalhista é delicada tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores. Portanto, o mais adequado é que o negócio siga as orientações da legislação, garantindo efetividade no ambiente de trabalho e pertencimento de marca.
Caso esteja procurando a solução ideal para uma gestão de RH assertiva, entre em contato com a Tecnoponto.