Como Evitar Processos Trabalhistas Por Horas Extras

Processos trabalhistas devido ao excesso de horas extras são comuns, mas podem ser evitados. Geralmente, isso acontece, por conta da perda do controle no gerenciamento de pessoas e crescimento de atividades dentro das empresas. O aumento na jornada de trabalho, seja por horas excedentes ou até mesmo minutos, passa despercebido. Mas é de extrema importância gerenciar essas atividades com cautela e atenção. 

No ano de 2016, a Justiça do Trabalho recebeu 3,9 milhões de processos trabalhistas. E conforme estatísticas do TST (Tribunal Superior do Trabalho), atualmente há 2,5 milhões de processos em andamento no Brasil. 

Por isso, é fundamental manter uma boa gestão de recursos humanos, alinhado a um software para controle de jornada. Isso fará com que as demandas sejam automatizadas, o que diminui os riscos de fraudes e impõe limites de horas extras mensais. 

Principais Causas de Processos Trabalhistas 

Você sabe quais são os processos trabalhistas mais recorrentes? Conhecer as causas é o primeiro passo para evitar tais ações. Confira! 

Verba rescisória

A rescisão de um contrato de trabalho exige que o colaborador pague ao empregado alguns valores relativos ao tempo de trabalho. O acerto pode acontecer do primeiro dia útil do término do contrato até o décimo desde a notificação da demissão, quando não há aviso prévio. 

Mas vale lembrar que o principal fator que leva a processos trabalhistas são os erros de cálculos e descontos indevidos. Para evitar esse tipo de prejuízo na sua empresa, o ideal é a inserção de ajuda tecnológica, como os mais diversos modelos de relógios de ponto, adequados à realidade da sua empresa. 

Horas extras

Como foi citado no início no texto, uma das maiores causas de processos trabalhistas é o excesso de horas extras. Portanto, contar com a assertividade do RH é muito importante! Além disso, os relógios de ponto são capazes de promover maior facilidade para controle tanto da empresa, quanto do colaborador. Os aparelhos eletrônicos garantem maior eficiência, controle e eficácia quando o assunto é evitar prejuízos desnecessários. 

Adicional de insalubridade

Para quem não sabe, o termo insalubre é definido por momentos em que a pessoa fica exposta a condições nocivas devido às suas atividades profissionais. E isso, pode ser causado tanto pela natureza, quanto pela intensidade ou até mesmo pelo tempo em que a pessoa fica exposta a determinado tipo de trabalho. 

É importante que as organizações estejam atentas a essas questões, pois o não cumprimento pode gerar ações trabalhistas e multas. 

FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está presente na legislação trabalhista como uma das obrigações que as organizações devem seguir. Isso define-se pelo depósito do valor correspondente a 8% do salário pago no mês anterior ao colaborador, o que também inclui gratificações, gorjetas e até mesmo comissões. 

A fim de evitar processos trabalhistas, as organizações devem se preocupar em manter em dia o pagamento, fazendo um controle próximo do que o colaborador recebeu. A questão do processo trabalhista é delicada tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores. Portanto, o mais adequado é que o negócio siga as orientações da legislação, garantindo efetividade no ambiente de trabalho e pertencimento de marca. 

Caso esteja procurando a solução  ideal para uma gestão de RH assertiva, entre em contato com a Tecnoponto. 

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218