Gestão de ponto na carga horária flexível

A flexibilidade no trabalho vem se tornando uma tendência cada vez maior, impulsionada principalmente após o início da pandemia de Covid-19. Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 78% dos entrevistados disseram querer ou precisar adotar esta modalidade de trabalho. 

Apesar de benéfica, ela precisa ser bem estruturada, ou seja, é muito importante que as empresas façam a gestão de ponto dos colaboradores.

Trabalhar de forma flexível permite que os funcionários não fiquem “presos”, tendo a liberdade de poder desenvolver suas atividades com mais autonomia, estabelecendo seus próprios horários.

Em outro texto aqui no blog, comentamos sobre o controle de jornada presencial e home office, e de como ele é importante para o RH das empresas poderem fazer a gestão de trabalho dos colaboradores. É um processo que exige cuidado na hora de realizá-lo, pois se houver algum erro, os prejuízos podem ser enormes.

No artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre a gestão de ponto na carga horária flexível, e de como ela precisa ser implantada pelo RH. 

Jornada de trabalho flexível

Também conhecida como jornada móvel, o trabalho flexível é uma modalidade de trabalho como as demais. A legislação trabalhista ordena que a carga horária deve totalizar 44 horas semanais, com oito horas diárias e quatro horas no sábado, sendo permitido apenas duas horas extras por dia, o que não se aplica à jornada flexível.

Esse tipo de padrão é seguido principalmente por vendedores externos e equipes de suporte e manutenção, devido à sua rotina diferenciada nos horários, muitas vezes, exclusivos.

Como citado anteriormente, essa modalidade é benéfica para ambas as partes, desde que seja bem estruturada, isto é, ela precisa estar prevista em contrato, para evitar que algum dos lados se sinta lesado. Esse acordo pode ser feito de forma individual ou por meio de convenções coletivas. Além disso, é importante que o RH faça a gestão de ponto.

Amparado pela lei

A Lei nº 5.452 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não impede que a modalidade de trabalho flexível seja adotada pelos profissionais, desde que cumpra as oito horas diárias. 

A Reforma Trabalhista possibilitou que possa haver uma negociação entre colaboradores e empregadores, fazendo com que as funções possam ser executadas em horários variados, sem seguir um padrão diário. Porém, essa flexibilização não pode ser considerada como horas extras e banco de horas. Por isso, é de suma importância que se adote a gestão de ponto nessa jornada.

Vantagens

Além da possibilidade do colaborador poder ter a autonomia e liberdade em realizar seus afazeres, existem outras vantagens em se adotar o modelo de trabalho flexível, entre os quais:

  • Conciliação da vida pessoal e profissional;
  • Redução do estresse;
  • Maior assiduidade e redução de faltas e atrasos;
  • Aumento na produtividade;
  • Parceria entre empregador e empregado;
  • Diminuição de horas extras;
  • Fortalecimento das responsabilidades;
  • Economia.

Vale ressaltar, que como cada empresa tem suas peculiaridades e regimentos internos, é necessário analisar caso a caso para se chegar à uma conclusão de que a jornada de trabalho flexível é a melhor solução. 

A melhor alternativa é fazer uma pesquisa interna, para descobrir quais são as demandas da organização e como isso irá afetá-la. Se optar por adotar essa modalidade, o RH precisa fazer a gestão de ponto da carga horária e das atividades desempenhadas pelo colaborador.

Como realizar o controle de ponto?

Existem várias opções de controle de ponto disponíveis no mercado como equipamentos manuais (relógios cartográficos), equipamentos biométricos (relógios eletrônicos) e softwares de gestão de ponto online.

Como cada empresa possui suas particularidades, é fundamental que os gestores façam a análise correta de qual sistema é o melhor a ser utilizado. Mas, uma dúvida pode surgir na cabeça dos gestores: como realizar esse controle na jornada de trabalho flexível e evitar que ocorram equívocos?

Não precisa se preocupar! Para esta modalidade, a melhor forma de garantir a gestão de ponto dos profissionais é por meio dos marcadores online, pois eles permitem que a companhia acompanhe de forma remota as pontuações dos funcionários. Os dados ficam armazenados em uma nuvem, não permitindo alterações posteriores, o que evita a chance de problemas legais e previstos em lei

Se você quer fazer a gestão de ponto nas jornadas flexíveis de trabalho, é essencial que tenha um bom sistema para realizar o serviço. Conheça o Tecnoponto Essencial, software homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e que garante segurança para o controle das marcações dos funcionários.

Acesse nosso site e solicite um orçamento gratuito!  

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218