RH em nuvem: por que utilizar esta solução?

A gestão de pessoas é uma área que constantemente está passando por modificações, que surgiram para otimizar o tempo e agilizar os processos. Entre elas, está o conceito de RH em nuvem.

Muitos profissionais do setor de Recursos Humanos se acostumaram a lidar com diversas planilhas e dados, que durante muitos anos, foram extremamente úteis para lidar com a jornada de trabalho. 

Porém, nos dias atuais, com tanta tecnologia disponível, já não faz mais tanto sentido ter que conviver com essas inúmeras burocracias, que por muitas vezes, demandam uma perda preciosa de tempo dos profissionais da área.

Muitas empresas, talvez por medo, ou por não conhecer direito como funciona, acabam não utilizando o RH em nuvem nas suas rotinas, e perdem grandes oportunidades. 

No artigo de hoje, iremos falar tudo o que você precisa saber sobre esta solução, e como pode aplicá-la na sua rotina empresarial. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/07/backup-em-nuvem-qual-a-importancia-para-o-rh/ 

O que é?

Primeiramente, vamos explicar o que é uma solução de RH em nuvem. Esta expressão é bastante utilizada na internet, e você certamente já deve ter ouvido falar dela em algum momento da sua vida.

Ela é utilizada para se referir aos sistemas e serviços online, que podem ser acessados remotamente, ao utilizar dispositivos conectados à internet, garantindo mais simplicidade, agilidade e eficiência ao acesso às informações. 

Este termo não é tão recente quanto parece. Ele foi usado pela primeira vez em 1997, na época que a internet comercial começava a se expandir pelo mundo. Foi o professor Ramnath Chellappa que cunhou a expressão, durante uma palestra acadêmica. 

No entanto, o conceito é ainda mais antigo, surgiu na década de 1950, quando as máquinas e sistemas eram verdadeiros artigos de luxo, e a tecnologia nem de longe sonhava em chegar aonde chegou. 

Naquela época, já era possível que usuários em estações conectadas conseguissem acessar um computador central, de alto desempenho, capaz de processar grandes volumes de informações. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/07/20/rh-baseado-em-dados-o-que-e/ 

Como funciona?

Estes sistemas de RH em nuvem são vendidos sobre alguns termos, como Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS) e Infrastructure as a Service (IaaS).

Todas estas soluções funcionam de forma simples. A informação fica armazenada em um servidor fora da empresa, na internet. 

O cliente precisa pagar apenas pela execução dos serviços, e não precisa comprar a licença do software, nem ter uma infraestrutura de servidores e licenças do uso do sistema operacional. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/06/29/rh-4-0-o-que-e-e-como-aplica-lo-em-sua-empresa/ 

Vantagens de utilizar esta solução

O profissional de Recursos Humanos costuma trabalhar com um volume muito grande de dados e informações, não somente para realizar os cálculos relacionados à folha de pagamento, mas também, pelas outras demandas envolvidas na jornada de trabalho.

É neste sentido que entra o RH em nuvem. Com ele, será possível otimizar o trabalho e torná-lo mais dinâmico e eficiente, reduzindo o tempo gasto pelos gestores, que poderão focar em outras questões.

Mas, os benefícios da utilização desta solução não param por aí! Confira a seguir:

  1. Redução de custos

A primeira vantagem proporcionada pelo sistema de RH em nuvem é a financeira. Todos queremos reduzir custos e otimizar valores, não é mesmo? Ela é possível. 

Como citamos anteriormente, a grande maioria destes softwares é hospedada em servidores SaaS, PaaS e IaaS. Isso significa que não é necessário arcar com os custos elevados da compra, implantação e manutenção dos produtos. É preciso apenas pagar uma mensalidade, para que os serviços sejam executados. 

O sistema em nuvem também dispensa investimentos para a infraestrutura do ambiente, pois as informações ficam todas armazenadas de forma online.

  1. Uso imediato

Outra vantagem que o RH em nuvem permite é a utilização imediata da solução. Mesmo que seja necessário um projeto de implantação, é possível iniciar o uso de algumas funcionalidades de forma instantânea. 

Isso ocorre pois o fornecedor do serviço irá disponibilizar um login e senha para acesso ao sistema, enquanto os demais ajustes forem sendo realizados. 

  1. Atualização constante

Quem está acostumado a utilizar tecnologias mobile e demais aplicativos de celulares sabe que constantemente, esses programas são atualizados. Isso não é diferente no RH em nuvem.

Na verdade, a sua atualização é realizada frequentemente, o que permite corrigir possíveis falhas na execução do sistema e outras vulnerabilidades que possam surgir. 

Além disso, o gestor não precisa se preocupar com eventuais mudanças na legislação trabalhista, pois caso elas ocorram, as atualizações são feitas automaticamente. 

  1. Fácil acesso e utilização

Outra vantagem proporcionada pelo RH em nuvem é a facilidade da sua utilização. Disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, eles não precisam contar com o suporte externo para serem operados, e podem ser acessados de qualquer lugar, por meio de dispositivos mobile.

Caso os gestores prefiram que os colaboradores só acessem o sistema na empresa, também é possível configurar para que o acesso seja realizado somente na própria rede de trabalho, por meio do IP do dispositivo. 

  1. Atendimento personalizado

Uma dificuldade encontrada pela maioria das empresas é combater a taxa de turnover, e consequentemente, aumentar a retenção de talentos. O RH em nuvem ajuda neste processo, pois com ele, você conseguirá criar experiências mais personalizadas aos colaboradores, deixando a prática mais customizada.

Isso ajuda a aumentar a produtividade e qualidade no trabalho desempenhado, além de auxiliar na escolha dos melhores candidatos para a sua empresa, melhorando a assertividade dos processos seletivos realizados. 

  1. Segurança garantida

Por mim, outra vantagem que o RH em nuvem permite é na segurança das informações. 

Sabemos que, por mais eficientes que sejam ou tenham sido ao longo da história, as planilhas eletrônicas são vulneráveis a ataques cibernéticos, além de possíveis perdas, caso o local onde elas estejam armazenadas, se perca ou estrague. 

Esse problema não ocorre no sistema em nuvem, pois ele garante total segurança aos dados sigilosos, que ajudam a manter resguardados os dados dos colaboradores. Nunca é demais relembrar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor, e penaliza empresas que vazem informações indevidas.

A solução em nuvem também garante mais transparência e idoneidade à empresa no relacionamento com os colaboradores, que conseguiram visualizar com clareza, todas as informações necessárias em sua jornada de trabalho.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/04/14/saiba-porque-o-controle-de-ponto-online-ja-e-uma-realidade-nas-empresas/ 

Conclusão 

Ao longo deste artigo, você conseguiu entender um pouco mais sobre o RH em nuvem, como ele funciona e também as vantagens da sua utilização. Esta solução serve para empresas de qualquer porte, independente se elas têm poucos ou muitos funcionários em seu quadro.

O sistema é fundamental para otimizar e ajudar o setor de Recursos Humanos a otimizar os seus trabalhos e fazer, de forma mais assertiva, a gestão dos colaboradores.

Além da redução de custos, o sistema em nuvem é de fácil utilização e customização, e permite ser acessado a todo o tempo, de qualquer lugar, por meio de dispositivos mobile, dispensando o auxílio externo de profissionais de TI.

Esse conjunto também garante a total segurança das informações sigilosas da empresa, resguardando-a juridicamente.

A Tecnoponto é especialista em soluções mobile para o controle de ponto, que garantem toda segurança necessária na gestão da sua jornada de trabalho.

Temos produtos acessíveis a todo tipo de negócio. Entre em contato com um de nossos especialistas para conhecer mais sobre as nossas soluções e solicitar um orçamento gratuito!

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218