5 dicas para promover um ambiente de trabalho saudável

A discussão sobre o bem-estar dos colaboradores no mundo corporativo vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos tempos. Garantir um ambiente de trabalho saudável é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais de Recursos Humanos. 

Manter os funcionários engajados e motivados é uma tarefa complicada. Uma pesquisa realizada pela Gallup aponta que, em todo o mundo, somente 13% dos profissionais estão realmente comprometidos com os seus empregos. 

Essa desmotivação traz sérias consequências para a produtividade da empresa e, por conta disso, esses dados não deixam de ser preocupantes. Nesse sentido, buscar estratégias que deixem o ambiente de trabalho saudável é fundamental.

Para te ajudar, listamos 5 dicas que irão te ajudar a deixar mais harmonioso o clima na sua empresa. Siga a leitura!

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/15/qual-o-papel-do-rh-na-gestao-de-pessoas/ 

O que é?

Por mais que ele faça parte da rotina corporativa, vale a pena uma rápida contextualização. Você sabe o que realmente significa um ambiente de trabalho?

Para explicar, podemos utilizar a definição utilizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS): “um local […] onde os trabalhadores e seus superiores cooperam para implementar um processo de melhoria contínua para promover a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores no local de trabalho”.

Isso significa que um bom local de trabalho deve preservar a saúde, integridade e satisfação do colaborador, para que ele consiga desenvolver as suas atividades da melhor maneira. 

Muitas pessoas costumam passar mais tempo no trabalho do que em suas próprias casas. Por conta disso, é essencial que a empresa planeje estratégias que ofereçam conforto em todas as esferas (física, infraestrutural e psicológica), para que o colaborador tenha todo o suporte para as suas necessidades individuais.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/10/14/qual-e-o-perfil-do-profissional-de-rh/ 

Importância para à empresa

Como dissemos no tópico anterior, a empresa é o local que muitas pessoas passam a maior parte do seu dia. Ficar muito tempo em um ambiente de trabalho que seja hostil e tóxico será extremamente prejudicial ao profissional.

Infelizmente, é comum alguns gestores empresariais pensarem que a falta de motivação dos funcionários se deve apenas à baixa remuneração, ausência de um plano de carreira ou falta de benefícios. 

Neste caso, não dá para deixar de citar os números de turnover e absenteísmo, que igualmente, estão relacionados a um local de trabalho ruim. 

Esses fatores não podem ser descartados, mas também, não são os únicos. Um ambiente de trabalho ruim também contribui diretamente para a desmotivação profissional, além de trazer sérias consequências à saúde da pessoa.

Desde janeiro de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Síndrome de Burnout como uma doença ocupacional. 

Também conhecida como Síndrome do Esgotamento, ela é um distúrbio psíquico que tem relação com o esgotamento mental e também físico, que tem origem devido ao estresse e exaustão causados pelo trabalho. Em casos mais graves, essa doença pode desencadear até mesmo em casos de ansiedade e depressão.  

Essa soma de fatores e situações será como um efeito dominó, e será extremamente ruim para a produtividade e credibilidade da empresa, que não conseguirá se estabelecer como uma referência positiva no mercado e terá dificuldades de reter talentos. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/07/27/turnover-voce-sabe-o-que-e/ 

Dicas 

Como você pôde perceber, o ambiente de trabalho está diretamente relacionado à rotina diária.

Isso deve ser feito de forma estratégica, para que faça parte da cultura organizacional da empresa, e seja parte do dia a dia das pessoas que trabalham na empresa.

Por isso, é fundamental que você adote algumas estratégias. Separamos 5 dicas que te ajudarão a implementar essas mudanças. Confira:

  1. Recompense conquistas

A primeira dica para você promover um ambiente de trabalho saudável em sua empresa é reconhecer e valorizar as conquistas dos colaboradores. 

Determine metas e desafios aos funcionários, para que eles se sintam engajados e motivados a fazer o seu melhor. 

Você pode recompensá-los com bônus, livros, folgas, brindes… tudo vai depender da sua criatividade.

  1. Implante uma cultura de feedback

Outra dica para promover um bom ambiente de trabalho é implantando uma cultura de feedback

De acordo com uma pesquisa realizada pela FIA Employee Experience (FFEx), um em cada cinco funcionários relataram não receber feedbacks em suas empresas. 

Das 150 mil pessoas que responderam a pesquisa, 20% delas afirmaram que não têm avaliações periódicas sobre suas atividades.

As conversas e comunicações internas são essenciais para corrigir possíveis falhas e aperfeiçoar os processos que já estão funcionando corretamente. 

Além disso, vale aquela máxima: quem não é visto, não é lembrado. A transparência é essencial para um clima harmonioso. 

  1. Estimule a integração

Como citamos nos tópicos anteriores, o ambiente de trabalho é o local onde muitas pessoas passam a maior parte do seu dia. Por conta disso, a integração é uma excelente ferramenta para deixar essa convivência mais saudável.

Estimule que os diferentes setores da sua empresa interajam entre si, dialogando em busca do melhor. 

O trabalho em equipe é essencial. Nunca se esqueça que o barco só conseguirá seguir em frente se todos estiverem remando para o mesmo lado. Além disso, ao integrar todos os colaboradores, você estará construindo um ambiente muito mais construtivo, e com mais convívio social.

  1. Capacite lideranças

Essa é outra dica fundamental. Engana-se quem pensa que apenas o setor de Recursos Humanos é responsável por construir e gerir um ambiente de trabalho saudável. 

Ele é sim uma peça importante nessa engrenagem, mas não é a única. Para ter um local de trabalho harmonioso, as lideranças são essenciais, pois, sem elas, será muito difícil conseguir manter um bom desempenho e reter os talentos na empresa.

  1. Estabeleça momentos de descontração

Por fim, outra estratégia que você pode colocar em prática na hora de desenvolver um bom ambiente de trabalho é estabelecendo momentos de descontração entre os funcionários.

A jornada de trabalho já é, por si só, bastante cansativa e formal. Tentar deixá-la mais informal e descontraída é essencial para manter os colaboradores motivados.

Fazer festas internas, promover happy-hours, day off no dia do aniversário… são várias opções que você pode utilizar ao seu favor. A descontração e a amizade são essenciais para um clima harmonioso de trabalho.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/10/19/5-problemas-de-rh-que-podem-ser-solucionados-com-a-tecnologia/ 

Conclusão

Como você conferiu ao longo desta leitura, o ambiente de trabalho é extremamente importante para que os colaboradores consigam desenvolver suas atividades de forma plena.

Garantir um local harmonioso é fundamental para aumentar a produtividade no ambiente corporativo, e reforçar a marca da sua empresa como uma referência positiva.

Isso, porém, não deve ser apenas responsabilidade do setor de Recursos Humanos. As estratégias devem ser pensadas como um todo, pois um ambiente de trabalho saudável só é construído coletivamente. 

Além das dicas que trouxemos neste artigo, existem muitas outras que você pode colocar em prática e deixar a gestão da sua empresa eficiente.

Para isso, você pode contar com a ajuda da Tecnoponto! Somos especialistas em relógios de ponto e softwares de gestão de jornada de trabalho, com soluções acessíveis a todos os negócios.

Se você quer melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa, entre em contato e solicite um orçamento gratuito! 

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218