4 dicas para manter o engajamento dos colaboradores

O debate sobre o bem-estar no ambiente de trabalho vem ganhando cada vez mais espaço na rotina corporativa. Manter a motivação e o engajamento dos colaboradores é um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores de RH e demais líderes empresariais.

Isso ficou ainda mais complicado após o início da pandemia de Covid-19. Um estudo recente realizado pela consultoria Gallup, indica que apenas 21% dos funcionários se mostraram efetivamente motivados no trabalho e 33% prosperando em seu bem-estar. Outros 44% dos entrevistados disseram sentir muito estresse diário.

Esses dados ajudam a dar um panorama de como tem sido difícil para as empresas conseguir reter os talentos em seu quadro de funcionários. Porém, é fundamental adotar algumas estratégias, para que você consiga mudar os processos em sua empresa e reverter esse quadro.

Para te ajudar, listamos 4 dicas que irão facilitar a sua rotina empresarial e auxiliar na manutenção do engajamento dos colaboradores. Siga a leitura!

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/10/05/lideranca-4-0-o-que-e-e-como-aplica-la-em-sua-empresa/ 

O que é?

Antes de começarmos, vale uma breve explicação. Apesar de ser uma palavra bastante conhecida, você realmente sabe o que significa engajamento?

Essa palavra é a junção de dois outros verbos: engajar + mento, e significa “empenho em uma causa”. Ela tem origem na língua francesa, na expressão engager. 

Em outras palavras, engajamento tem a ver com a participação ativa em algo com comprometimento, compromisso e dedicação, sempre com um alto nível de motivação. 

Isso pode ser aplicado em qualquer área da vida e das relações pessoais. Mas, trazendo para o campo corporativo, ela representa a ligação afetiva da pessoa com a empresa. 

Essa troca representa vários aspectos, como a relação com líderes e demais colaboradores e como ela se projeta em relação ao futuro. Isso acaba funcionando como um termômetro, que demonstrará o quanto o colaborador pode estar motivado e engajado. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/15/qual-o-papel-do-rh-na-gestao-de-pessoas/ 

Importância para a empresa

O engajamento dos colaboradores é essencial para que uma empresa consiga ter sucesso. 

É até retórico dizer isso, mas é o que acontece, pois funcionários que estejam mais motivados estarão realmente comprometidos com a causa. Isso fará com que haja mais assiduidade e menos absenteísmo, além de ajudar na retenção dos talentos.

Mais do que isso: um ambiente de trabalho agradável só irá refletir positivamente na imagem e reputação da empresa perante o mercado, aumentando a satisfação do cliente. Neste ponto, a cultura organizacional acaba tendo um papel fundamental no processo. 

O engajamento dos colaboradores também serve para a compreensão de fatores que podem ser prejudiciais ao negócio, e o que pode ser feito para corrigi-los. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/07/14/rh-e-marketing-engajamento-resultado-e-estrutura-organizacional/ 

Como saber se os funcionários estão engajados?

Existem algumas simples medidas que você pode adotar para saber se realmente há um engajamento por parte dos colaboradores da sua empresa. 

Entre elas, estão:

  • Realização de conversas individuais;
  • Pesquisas internas sobre cultura e clima organizacional;
  • Momentos de descontração, como festas;
  • Estabelecimento de metas.

Essas ações ajudarão a dimensionar qual é o nível da motivação dos profissionais. Com isso, você conseguirá verificar o que precisa ser alterado, e saberá como utilizar as dicas que falaremos no próximo tópico.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/29/qual-a-importancia-do-equilibrio-emocional-no-rh/ 

Dicas para manter os colaboradores engajados

Agora que você já entendeu o que significa e a importância do engajamento dos colaboradores para a empresa, conseguiu compreender o quanto ele é necessário para que o negócio tenha sucesso.

Por isso, é essencial que você comece a adotar algumas estratégias, para manter o foco e a motivação dos seus funcionários. 

Para te ajudar, separamos 4 dicas que serão úteis neste processo. Confira abaixo:

  1. Invista em treinamentos e capacitações de lideranças

A primeira dica para manter o engajamento dos colaboradores é investir na capacitação das lideranças. Não há como a equipe ficar efetivamente motivada se não houver dedicação por parte dos seus chefes.

Na internet, existem várias frases motivacionais sobre lideranças. E elas não deixam de ser verdade, pois um bom líder é o espelho da sua equipe.

Líderes que incentivam e encorajam o aprendizado naturalmente deixam o ambiente de trabalho muito mais enriquecedor e produtivo. 

Por isso, invista em treinamentos e capacitações, que ajudem a desenvolver ainda mais estes profissionais. Além disso, é essencial estimular reuniões individuais e outras atividades que possibilitem esse aperfeiçoamento de habilidades.

  1. Adote uma cultura de feedback

Em nossos textos aqui no blog, constantemente falamos sobre como o feedback é uma importante ferramenta para a rotina empresarial, tanto para melhorar processos quanto para manter o engajamento dos colaboradores.

Uma pesquisa realizada pela FIA Employee Experience (FEEx) com 150 mil pessoas, indicou que um em cada cinco funcionários não recebem feedbacks, algo em torno de 20%.

Sabemos como a comunicação é importante em todas as esferas da vida, e não seria diferente no ramo empresarial. Essa troca de informações é essencial para que os profissionais se sintam valorizados e consigam compreender possíveis pontos de melhora em suas atividades. 

A cultura de feedback também é importante para que processos internos sejam otimizados. Lembre-se que a produtividade só será realmente alcançada se houver o empenho total dos colaboradores.

  1. Disponibilize um ambiente de trabalho agradável

Essa é outra dica essencial para manter o engajamento dos colaboradores. Os profissionais passam a maior parte do seu dia trabalhando. 

Por conta disso, oferecer um local adequado e digno para que os profissionais desempenhem com plenitude suas funções é fundamental neste processo. 

Uma empresa despreparada e desorganizada não ajudará os funcionários a manter o foco no seu trabalho. Crie um espaço atrativo, e que seja saudável para o desenvolvimento profissional. 

Além disso, também é importante que a empresa ofereça alguns espaços para que os colaboradores possam fazer pausas para respirar, se alongar e tomar um café, por exemplo. 

Ter essa pequena quebra na rotina ajudará a mantê-los engajados e motivados em todas as suas atividades.

  1. Utilize as tecnologias 

Por fim, outra dica essencial para manter o engajamento dos colaboradores é investir em tecnologias, que possam otimizar as atividades e aperfeiçoar os processos internos. 

Durante muito tempo, nos acostumamos a ver nas produções cinematográficas, as empresas serem retratadas como extremamente burocráticas, e por vezes, ambientes “chatos” de se trabalhar. 

Já existem no mercado, vários softwares e aplicativos que facilitam a organização das tarefas e permitem que alguns processos sejam digitalizados, entre eles, os controles de jornada mobile, que permitem ao funcionário registrar seu ponto de qualquer lugar.

Isso acaba sendo um diferencial para a empresa, que poderá adotar modelos híbridos de trabalho, sem prejudicar os seus negócios.

Mais do que isso: essas tecnologias acabam sendo um diferencial competitivo para a organização ser uma referência positiva no mercado. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/10/19/5-problemas-de-rh-que-podem-ser-solucionados-com-a-tecnologia/ 

Conclusão

Ao longo desta leitura, você pôde compreender um pouco mais sobre o que é e qual a importância de manter o engajamento dos colaboradores na empresa.

Fazer isso não é uma tarefa tão simples, pois a gestão de pessoas, por si só, já é complicada. As relações humanas e as individualidades devem ser respeitadas a todo tempo, pois cada ser humano tem as suas singularidades. 

Sabemos o quanto a produtividade é importante para os negócios, mas existe uma grande diferença entre produtividade e ser produtivo. Por isso, coloque em prática as dicas que demos nos tópicos acima. 

Assim, sua empresa conseguirá ter sucesso em manter e reter os talentos em seu quadro de funcionários.

Se você deseja otimizar a gestão de pessoas na sua empresa, a Tecnoponto pode te ajudar! 

Somos especialistas em relógios de ponto e outras soluções para o controle de jornada, que são indispensáveis para a rotina corporativa. 

Temos produtos acessíveis a todo tipo de negócio. Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *