Jornadas de trabalho não lineares: o que são e como funcionam

Ao longo da história, a maneira como o regime trabalhista era realizado foi se modificando. Entre essas mudanças mais recentes, uma que chama a atenção são as jornadas de trabalho não lineares. 

Essa modalidade ficou mais em evidência nos últimos dois anos, após a pandemia de Covid-19 ter começado, em março de 2020, quando as empresas precisaram alterar as suas rotinas, para preservar a saúde dos colaboradores e garantir a integridade dos negócios. 

Com isso, a carga horária habitual de trabalho, a qual nos acostumamos a acompanhar, e que era das 8h às 17h ou das 09h às 18h, já não é mais tão comum nas rotinas corporativas. 

Porém, mesmo que as jornadas de trabalho não lineares estejam ganhando cada vez mais espaço no ramo corporativo, algumas pessoas talvez não saibam como elas funcionam.

Para te ajudar, preparamos este artigo completo, com tudo o que você precisa saber. Siga a leitura e confira!

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/11/09/5-dicas-para-promover-um-ambiente-de-trabalho-saudavel/ 

O que são?

Antes de começarmos, vale explicar o que são as jornadas de trabalho não lineares. Também conhecida como assíncronas, elas ocorrem quando o profissional não precisa cumprir uma carga horária pré-definida. 

Com isso, ele tem uma maior liberdade para realizar as suas tarefas nos horários que forem mais convenientes, da maneira que for melhor para as suas necessidades. 

Essa liberdade permite que os colaboradores tenham mais flexibilidade para organizar suas atividades profissionais de acordo com a sua vida pessoal. 

Apesar do conceito das jornadas de trabalho não lineares ter ganhado mais espaço após o início da pandemia de Covid-19, elas não são tão recentes quanto se imagina. 

Ela é somente a continuação de alguns hábitos que as pessoas tinham na era pré-industrial. Naquela época, o regime de trabalho tinha uma duração um pouco maior, do amanhecer até o pôr do sol, com a diferença de que os horários eram divididos em vários intervalos regulares, com refeições e tempos de descanso.

Conforme os anos foram passando e os processos se desenvolvendo, as empresas começaram a adotar a jornada de trabalho que nos habituamos a acostumar, de 40h semanais, divididos em cinco dias da semana.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2020/05/19/alteracoes-na-legislacao-trabalhista-em-decorrencia-da-pandemia-de-covid-19/ 

Porque adotar a jornada de trabalho não linear?

Como vimos no tópico anterior, as jornadas de trabalho não lineares já são uma realidade nas empresas. Durante um tempo, e até mesmo nos dias atuais, houve um certo receio, por parte das companhias, em relação a esse regime de trabalho.

Isso porque, havia o sentimento de que os profissionais que trabalhassem de maneira assíncrona, talvez não se mantivessem totalmente focados no trabalho, podendo deixar de cumprir com suas obrigações. No entanto, esse pensamento influenciou negativamente na realidade corporativa. 

Em outros textos aqui no blog, já falamos sobre a dificuldade que as instituições têm de conseguir reter os talentos em seu quadro de funcionários. 

Existem vários motivos para essa questão, e uma delas é a falta de flexibilidade no ambiente de trabalho. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, 40% dos entrevistados afirmaram que essa flexibilidade é um dos principais motivadores para o profissional permanecer ou não no quadro de funcionários da empresa.

Além da motivação por continuar fazendo parte da organização, as jornadas de trabalho não lineares permitem que o colaborador consiga ser mais produtivo em suas ocupações. 

A pandemia de Covid-19 também ampliou o debate sobre o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho. Muito tem se falado em garantir que os funcionários realizem suas atividades de forma plena e em um local propício para isso. 

Ao permitir que o profissional realize suas atividades nos horários em que achar propício, a empresa estará mostrando a ele que se importa com a sua individualidade. 

Isso será importante para reforçar a cultura organizacional da instituição. Consequentemente, irá fortalecer a imagem da empresa perante ao mercado, contribuindo para que o negócio prospere ainda mais e atraindo talentos para a organização.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/07/27/turnover-voce-sabe-o-que-e/ 

Benefícios das jornadas de trabalho não lineares

Como você pôde observar no tópico anterior, a retenção de talentos e o aumento da produtividade são dois motivos pelos quais as empresas devem adotar as jornadas de trabalho não lineares. 

Porém, eles não são os únicos. Na realidade, o maior benefício que esta modalidade oferece é o fato do colaborador poder gerir o seu tempo da forma que achar melhor.

Sabemos que muitas vezes, os profissionais não estão 100% em condições de passar o dia em um escritório, trabalhando. E isso pode ser por problemas de saúde ou outros afazeres que possam surgir.

Ao permitir que haja o modelo assíncrono, a empresa vai estar permitindo que o colaborador passe mais tempo com a família e cuide da sua saúde, pois ele poderá até mesmo realizar alguma atividade física. 

Para incentivar ainda mais, a instituição pode oferecer descontos em academias, de modo a estimular o profissional a se manter ativo fisicamente. 

Isso também irá contribuir para que haja mais criatividade por parte dos colaboradores e demais líderes, que terão mais liberdade para desenvolver novos projetos e ideias, que poderão ser aplicados futuramente na empresa, ajudando ainda mais a reforçar a sua cultura organizacional.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/11/23/4-dicas-para-manter-o-engajamento-dos-colaboradores/ 

Toda empresa pode adotar esse formato de trabalho?

Se você chegou até aqui, conseguiu perceber como as jornadas de trabalho não lineares podem ser um diferencial positivo para uma empresa. 

Porém, apesar de todas essas vantagens, é natural que ainda surjam algumas dúvidas, como por exemplo: toda empresa pode adotar esse formato de trabalho?

A resposta para essa pergunta é uma só: sim! A explicação para isso é bem simples. A jornada assíncrona visa apenas dar mais flexibilidade ao profissional, e não reduzir a sua carga horária de trabalho. 

Deste modo, na jornada de trabalho habitual de 40h semanais, previstas no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), continuarão sendo cumpridas, assim como as 8h diárias. A única diferença é que as diárias serão divididas em partes, da forma que o profissional achar melhor. 

Porém, vale fazer uma ressalva! Cada situação vive uma realidade distinta. O que funciona para a outra, pode não funcionar para a sua. Por isso, é essencial entender tanto as suas particularidades quanto as do colaborador, antes de adotar esse regime de trabalho. Isso deve ser pensado como uma estratégia.

Além disso, é de suma importância ficar de olho no controle de ponto das jornadas de trabalho não lineares, para evitar que a empresa possa sofrer com problemas na justiça trabalhista. 

Para isso, existe uma situação específica, a qual falaremos um pouco melhor no próximo tópico.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/12/14/sinais-de-que-a-sua-empresa-precisa-controlar-a-jornada-dos-colaboradores-externos-e-em-home-office/ 

Direito trabalhista no home office e no teletrabalho

Em outros textos aqui no blog, falamos sobre as mudanças que ocorreram no direito trabalhista no home office e no teletrabalho, que agora, precisam ter um controle de jornada.

Este novo documento passou a estabelecer três categorias de home office: jornada, tarefa e produção. Nas duas últimas é dispensado o controle de ponto. 

É importante entender essas diferenças para saber como elas se aplicam às jornadas de trabalho não lineares.

Profissionais que trabalhem por tarefa ou produção tem algumas particularidades, como o não pagamento de horas extras, adicional noturno e outras questões da jornada. 

Porém, o colaborador tem isonomia e liberdade para desempenhar suas funções nos horários em que achar conveniente, desde que os prazos para entregas das tarefas ou produtos seja cumprido. 

Entretanto, no regime por jornada, a situação é diferenciada. Nele, o profissional obrigatoriamente precisa cumprir a carga horária determinada pela empresa, além de ter os demais direitos previstos na CLT e associados à jornada de trabalho. 

Essa regra se aplica às jornadas de trabalho não lineares. Por conta disso, é de suma importância que a sua empresa cumpra com tudo o que determina a legislação trabalhista, para que ela não corra riscos de sofrer com ações na justiça.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/09/14/5-erros-de-gestao-da-jornada-de-trabalho-que-resultam-em-processos-trabalhistas/ 

Conclusão

Ao longo desta leitura, você pôde entender um pouco mais sobre o que são as jornadas de trabalho não lineares, como elas funcionam e também os benefícios que ela oferece. 

Esse regime de trabalho tem ganhado cada vez mais espaço na rotina corporativa. Sabemos que a produtividade é fundamental para uma empresa. Porém, existe uma diferença bem grande entre produtividade e ser produtivo.

A jornada assíncrona garante que os colaboradores tenham mais liberdade para realizar suas atividades da maneira que preferirem. Isso é essencial para que o profissional se sinta mais valorizado, o que irá garantir que ele trabalhe plenamente, até mesmo nos momentos que eventualmente esteja com algum problema pessoal.

Apesar das jornadas não lineares oferecerem vários benefícios, é necessário que ela seja pensada como uma estratégia, para que ela seja um diferencial positivo na empresa. 

Por isso, verifique quais são as suas particularidades e também a dos seus funcionários, para constatar se ela realmente pode ser aplicada em sua empresa.

Além disso, é de suma importância fazer o controle das jornadas de trabalho não lineares, para garantir que toda a legislação trabalhista seja cumprida. Se você busca uma solução eficiente, a Tecnoponto pode te ajudar!

Somos especialistas em relógios de ponto e outras soluções para o controle de jornada. Temos produtos acessíveis a todos os tipos de negócio. Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito!

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218