Ponto Eletrônico Web: o que é, como funciona e o que diz a lei

A tecnologia alterou a maneira como os processos são realizados. Essas mudanças ocorreram em vários setores da sociedade, e não foi diferente na jornada de trabalho, que passou a ter novas oportunidades para a gestão de pessoas. Uma delas é o ponto eletrônico web.

Ele é mais uma alternativa disponível para o controle de ponto nas empresas, e tem como grande trunfo a redução da burocracia presente na condução dos processos, facilitando e otimizando a rotina dos profissionais de Recursos Humanos. 

Existem muitas opções dessa tecnologia disponível no mercado, e apesar dela já ser realidade em empresas de diferentes portes e setores, muitas pessoas talvez não saibam as vantagens em utilizá-la.

Se esse for o seu caso, siga a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre o ponto eletrônico web!

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/12/27/jornadas-de-trabalho-nao-lineares-o-que-sao-e-como-funcionam/ 

O que é o ponto eletrônico web?

Antes de iniciarmos, vale uma explicação. Você sabe o que é o ponto eletrônico web? 

Ele é uma solução prática e eficiente para o controle da jornada de trabalho, e se diferencia das opções tradicionais por permitir o registro de ponto por meio de softwares e dispositivos mobile.

Desse modo, basta apenas o colaborador baixar o aplicativo no tablet, celular ou computador e realizar as marcações da sua carga horária de trabalho. 

Em outras palavras, dá para se dizer que a solução é a evolução do sistema tradicional de registro de jornada, no caso, os famosos relógios de ponto. 

O ponto eletrônico web é uma alternativa mais acessível que as demais, pois ele dispensa eventuais gastos com instalação ou manutenção dos registradores de ponto. 

Essa opção para o controle de jornada passou a ganhar ainda mais espaço após a pandemia de Covid-19, quando as empresas passaram a adotar os regimes híbridos de trabalho, além do home office e do teletrabalho.

Mesmo nos dias atuais, com o cenário pandêmico estando mais controlado, muitas dessas instituições optaram por seguir com essas modalidades de trabalho. Por conta disso, essa opção de registro de ponto acaba sendo uma excelente alternativa.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/01/13/controle-de-ponto-no-celular-o-que-diz-a-legislacao-brasileira/ 

Como funciona o ponto eletrônico web?

Conforme dissemos no tópico anterior, o ponto eletrônico web tem como grande virtude a possibilidade de ser instalado em qualquer dispositivo mobile, seja ele tablet, celular, computador ou notebook.

Dessa maneira, o seu funcionamento é muito simples! Existem diferentes modelos desse sistema no mercado, cada um com as suas particularidades específicas, mas, basicamente, para utilizá-lo, é necessário apenas fazer o login utilizando os dados e informações fornecidos pela empresa.

Após realizar esse procedimento inicial e acessar o sistema, o colaborador pode marcar digitalmente o seu ponto, que será registrado instantaneamente. 

Esses dados da folha de ponto ficam armazenados na nuvem, que podem ser acessados pelos gestores de RH a qualquer momento. Além disso, todas essas informações ficam seguramente protegidas contra qualquer invasão ou tentativa de fraude.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/11/30/direito-trabalhista-no-home-office-o-que-mudou/ 

O que diz a lei sobre o ponto eletrônico web?

Apesar de todas essas facilidades, muitas pessoas podem ter dúvidas acerca da legalidade do ponto eletrônico web. Antes de falar sobre o que diz a lei, vale relembrar que a CLT determina que, toda empresa com mais de 20 colaboradores, é obrigada a ter um sistema de controle de ponto na jornada de trabalho. 

Pois bem, deste modo, a legislação trabalhista permite que esses registros sejam feitos de três maneiras: manual, mecânico ou eletrônico. Isso foi possível após a implantação da Portaria 671, em novembro de 2021, a qual falamos em outro texto aqui no blog.

Mas, apenas para te contextualizar, caso você não saiba o que ela é. O documento publicado pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), alterou algumas legislações que estavam em vigor nas antigas Portarias 1510 e 373.

Além disso, ela serviu para deixar mais transparentes algumas questões relativas ao ponto eletrônico, classificando os tipos de registradores de controle de jornada em três modelos: REP-C (Registrador Eletrônico de Ponto Convencional), REP-A (Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo) e REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa).

Tendo isso em mente, é possível perceber que o ponto eletrônico web se enquadra tanto como REP-A quanto REP-P, pois ambos os sistemas dependem do uso de programas. 

Porém, é necessário ter um pouco de cautela na hora de escolher alguma dessas opções, pois se a sua empresa optar por utilizar o REP-A, ela precisará fazer um acordo coletivo de trabalho, ao contrário do REP-P.

Leia também: http://tecnoponto.com/blog/2023/01/17/portaria-1486-o-que-e-o-que-mudou-em-relacao-a-portaria-671/

Diferença do aplicativo de ponto para o ponto eletrônico web

Como você pôde perceber no tópico anterior, o ponto eletrônico web se enquadra tanto como REP-A quanto REP-P. No entanto, existe uma leve diferença entre esse sistema e o aplicativo de ponto. 

Enquanto o primeiro permite ser acessado em qualquer dispositivo com conexão à internet, o aplicativo de ponto só pode ser instalado e utilizado em equipamentos com sistemas operacionais iOS ou Android. 

No entanto, essa é a única diferença entre os dois sistemas, pois utilizam a nuvem para armazenar os dados, o que aumenta ainda mais a segurança na gestão e controle de ponto, sendo uma excelente ferramenta para monitorar jornadas de trabalho de diferentes formas, como home office ou teletrabalho. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/11/02/o-que-muda-no-controle-de-jornada-no-teletrabalho/ 

Por que utilizar o ponto eletrônico web?

Como dissemos ao longo deste texto, o ponto eletrônico web possui várias funcionalidades, que ajudam a deixar o controle da jornada de trabalho ainda mais efetivo e eficiente. 

Empresas que adotam esse sistema dão mais autonomia e liberdade ao colaborador, que terá mais confiança para realizar suas marcações de ponto. Isso é importante para melhorar a gestão das pessoas e fortalecer a cultura organizacional da empresa, que conseguirá reduzir o índice de turnover no seu quadro de funcionários. 

O sistema de ponto eletrônico web também permite que a empresa reduza alguns custos, tanto no investimento em relógios de ponto tradicionais quanto no momento do fechamento da folha ponto e consequente cálculo da mesma ao final de cada mês.

Com essa economia, é possível investir esses recursos financeiros em outros setores da empresa, possibilitando que haja melhorias estruturais e que contribuem para o fortalecimento da marca. 

Todas essas circunstâncias ajudam a otimizar o trabalho do setor de RH, deixando-o mais estratégico e focado em outras situações da jornada de trabalho.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/11/09/5-dicas-para-promover-um-ambiente-de-trabalho-saudavel/ 

Vantagens de utilizar o ponto eletrônico web 

Além de todos os aspectos verificados ao longo deste artigo, existem uma série de outras vantagens de se utilizar o ponto eletrônico web, que é uma excelente opção para empresas que desejam otimizar seus setores e se tornar mais tecnológicas.

Entre os principais benefícios de utilizar esse sistema na jornada de trabalho estão:

  • Mais facilidade no controle de ponto;
  • Maior agilidade nos processos;
  • Dados atualizados em tempo real;
  • Aumenta a segurança dos dados e registros dos colaboradores;
  • Eficiência no controle do banco de horas;
  • Deixa o registro de ponto mais flexível;
  • Software atualizado automaticamente;
  • Otimiza o trabalho do setor de RH;
  • Diferencial competitivo;
  • Reforça a marca empregadora.

Porém, apesar de todas essas vantagens, é necessário que você tenha cuidado na hora de escolher um sistema de ponto eletrônico web ou outro marcador de jornada. 

Opte por adquirir equipamentos que prestem suporte imediato em caso de necessidade, para não haver nenhum problema no controle da jornada. 

Além disso, também é fundamental escolher sistemas que sejam homologados pelo MTP, e que estejam de acordo tanto com a Portaria 671 quanto a Portaria 1486. Isso é essencial para proteger juridicamente sua empresa, evitando o aparecimento de passivos trabalhistas.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2019/09/08/fuja-dos-processos-trabalhistas/ 

Conclusão 

Como você pôde perceber ao longo desta leitura, o ponto eletrônico web é uma ótima alternativa para empresas que desejam otimizar seus custos e otimizar a gestão da jornada de trabalho. 

Assim como os aplicativos de ponto, este sistema está amparado pelas leis vigentes empregadas pelo MTP, e portanto, podem ser utilizados por instituições de todos os portes e segmentos. 

Por ser flexível, o ponto eletrônico web é uma excelente opção para companhias que adotam o regime híbrido ou o teletrabalho. 

Ao utilizá-lo, a empresa estará dando mais autonomia ao colaborador, o que é muito importante para que ele se sinta valorizado, além, é claro, de garantir que não haja nenhum erro no controle da jornada de trabalho. 

Se a sua empresa ainda não conta com uma opção eficiente para a gestão de ponto, venha conhecer a Tecnoponto!

Somos especialistas em relógios de ponto e outros produtos para o controle e gestão da jornada de trabalho, com soluções que atendem todos os requisitos trabalhistas e que são 100% acessíveis a todos os tipos de negócio.

Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito!

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218