O que é, como funciona e o que diz a lei sobre o controle de ponto offline

O que é, como funciona e o que diz a lei sobre o controle de ponto offline

A jornada de trabalho, constantemente, acompanha as mudanças tecnológicas que ocorrem na sociedade, e que ajudam a melhorar as relações trabalhistas. Uma dessas soluções modernas é o controle de ponto offline.

Essa foi mais uma possibilidade que surgiu com o objetivo de tornar mais efetiva e menos burocrática a gestão de pessoas, aumentando a autonomia e dando mais liberdade tanto para os gestores quanto para os colaboradores. 

Isso ganhou ainda mais importância após o início da pandemia de Covid-19, que obrigou as instituições públicas e privadas a encontrarem novas opções para manter as relações de trabalho controladas e em conformidade com o que sugere a lei trabalhista.

Atualmente, mesmo com a crise sanitária muito mais controlada, o controle de ponto offline ainda continua sendo uma excelente opção para empresas de todos os portes e segmentos, devido a sua praticidade e agilidade.

Porém, talvez alguns líderes empresariais e gestores de Recursos Humanos não saibam ao certo o que é o controle de ponto offline, e por isso, acabam perdendo ótimas oportunidades de tornar mais efetivas as relações de trabalho.

Se esse for o seu caso, ou você deseja saber mais sobre o que é, como funciona e o que diz a lei sobre o controle de ponto offline, siga a leitura e confira este artigo completo que preparamos!

Leia mais: https://tecnoponto.com/blog/2023/01/18/ponto-eletronico-web-o-que-e-como-funciona-e-o-que-diz-a-lei/ 

O que é o controle de ponto offline?

Você já ouviu falar no controle de ponto offline? Ele é uma ferramenta que possibilita ao colaborador, fazer o registro da sua jornada de trabalho mesmo quando não há conexão a internet ou uma rede móvel de telefonia.

Esse recurso permite que o funcionário realize a marcação de ponto a qualquer hora e em qualquer lugar, mesmo sem estar nas dependências físicas da empresa.

Isso é possível graças à tecnologia presente neste sistema, que armazena os dados da jornada de trabalho do colaborador. 

Desse modo, quando a conexão com a internet for restabelecida, as informações armazenadas serão registradas, e a marcação de ponto será feita.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/10/27/descubra-como-funciona-o-controle-de-ponto-online/ 

O que diz a lei sobre o controle de ponto offline?

Por ser um recurso não tão conhecido e utilizado por grande parte das empresas, muitas pessoas talvez tenham dúvidas a respeito da legalidade do controle de ponto offline.

Para falarmos melhor sobre isso, precisamos recorrer à Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). A normativa, também conhecida como “Lei do Ponto Eletrônico”, está em vigor desde novembro de 2021, quando foi sancionada. 

Ela passou a regulamentar melhor os registradores de ponto e a maneira como eles são denominados. 

Neste cenário, a atualização da normativa, que substituiu as Portarias 1510 e 373 no MTP, estabeleceu três registradores para o controle da jornada de trabalho, sendo eles:  REP-C (Registrador Eletrônico de Ponto Convencional), o REP-A (Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo) e o REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa).

Com essas classificações em mente, fica mais fácil entender sobre a legalidade do controle de ponto offline. 

Ele se enquadra na categoria REP-P, pois é um recurso exclusivamente digital para a marcação da jornada de trabalho, tornando o processo muito mais prático e moderno, o que é importante para deixar mais dinâmica a rotina do colaborador e também do setor de RH, auxiliando a desburocratizar ainda mais o setor. 

Toda essa praticidade é essencial para o mercado de trabalho atual, pois o teletrabalho e o home office vem ganhando cada vez mais espaço na rotina corporativa, principalmente após o início da pandemia de Covid-19.

Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), indicou que 46% das empresas brasileiras adotaram a modalidade híbrida de trabalho. 

Graças a esse recurso tecnológico, foi possível garantir que as relações trabalhistas fossem todas cumpridas integralmente, protegendo as instituições contra eventuais ações na justiça do trabalho.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/04/14/saiba-porque-o-controle-de-ponto-online-ja-e-uma-realidade-nas-empresas/ 

Como funciona o controle de ponto offline?

No início deste texto, já falamos brevemente sobre como funciona o controle de ponto offline, mas não custa nada se aprofundar no assunto.

A tecnologia permite que a marcação de ponto seja feita remotamente, sem a necessidade de conexão com internet ou rede móvel. Para que isso ocorra, obviamente, é preciso ter o aplicativo de registro de jornada instalado no smartphone ou dispositivo móvel. 

Já falamos em outro texto sobre como funciona o controle de ponto no celular. É importante ressaltar isso para entender melhor sobre o funcionamento do controle de ponto offline.

Tendo o aplicativo de controle de jornada instalado no dispositivo móvel, o colaborador pode registrar seu ponto. Para isso, a empresa deve fornecer um login e uma senha ao funcionário, que conseguirá abrir o aplicativo e registrar suas marcações de entrada e saída, em qualquer lugar que ele estiver. 

As informações ficam salvas na nuvem, que armazena esses dados e sincroniza com o sistema no momento que houver conexão disponível com alguma rede de internet. 

Toda essa praticidade oferecida pelo controle de ponto offline oferece ainda mais segurança à jornada de trabalho, evitando fraudes e aumentando a transparência e idoneidade na condução da gestão dos colaboradores.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/09/14/5-erros-de-gestao-da-jornada-de-trabalho-que-resultam-em-processos-trabalhistas/ 

Por que utilizar o controle de ponto offline?

Já falamos em outros textos aqui no blog sobre os passivos trabalhistas, e como eles são um real problema na rotina corporativa. 

De acordo com um relatório produzido pelo escritório de advocacia LG&P, entre janeiro e junho de 2021, houve um volume 30% maior de ações na justiça do trabalho, se comparado ao mesmo período de 2020. 

Um ranking criado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 2022, apontou que o não pagamento da multa de 40% sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e também das verbas rescisórias, assim como o não pagamento das horas extras, estão no topo da lista desses passivos trabalhistas.

Isso é apenas um dos problemas que podem ser evitados pelo controle de ponto offline, justamente devido à sua segurança, que impede as fraudes e garante que as marcações sejam realizadas sem erros, aumentando a efetividade do setor de RH em relação ao gerenciamento dessas horas extras trabalhadas. 

Essa segurança toda também é respaldada pela possibilidade dos gestores acompanharem em tempo real os relatórios das jornadas de trabalho dos colaboradores, auxiliando ainda mais nessa gerência das horas extras, faltas e atrasos.

Todo esse dinamismo é fundamental para a melhor tomada de decisões por parte dos profissionais de RH, que terão dados e informações mais precisas e embasadas, o que será fundamental para deixar o setor ainda mais estratégico.

Porém, o principal motivo para utilizar o controle de ponto offline é o fato da maior autonomia e liberdade por parte do colaborador. Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre o bem-estar no ambiente de trabalho. 

Garantir que o profissional se sinta valorizado e bem para realizar as suas atividades é uma obrigação por parte das empresas que desejam ser referências em suas áreas de atuação. 

Reter talentos é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas instituições. Ao permitir que o colaborador utilize o controle de ponto offline, a empresa estará mostrando ao funcionário que acredita nele. 

Essa liberdade, consequentemente, será refletida na motivação do profissional, assim como na valorização da marca empregadora, que terá um diferencial competitivo para se estabelecer no mercado de trabalho. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/12/07/6-razoes-para-comecar-a-usar-controle-de-ponto-pelo-celular/ 

Vantagens de utilizar o controle de ponto offline

Além dos motivos que citamos anteriormente, existem uma série de outras vantagens de utilizar o controle de ponto offline. 

Entre elas, podemos destacar:

  • Mobilidade;
  • Maior precisão no cálculo da folha de pagamento;
  • Facilidade no controle da jornada de trabalho;
  • Baixo investimento;
  • Gestão de equipes externas;
  • Otimização na gestão dos colaboradores;
  • Diferencial tecnológico e inovador.

Apesar de todas essas vantagens, é de suma importância que ao escolher o controle de ponto offline ou qualquer outro sistema para a gestão da jornada de trabalho, sua empresa esteja atenta a alguns detalhes.

É fundamental que ele esteja em conformidade com as regras definidas pelo MTP, pois é isso que irá garantir que a empresa realize os processos corretamente. Essa questão implica não somente na Portaria 671, mas também na Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD).

Nunca é demais relembrar que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) também obriga todas as empresas com mais de 20 colaboradores a registrar a jornada. 

Por isso, o controle de ponto offline também é uma opção moderna, não somente para essas instituições, mas também para aquelas que têm poucos funcionários em seu quadro profissional. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/01/07/diga-adeus-para-as-fraudes-no-controle-de-ponto/ 

Conclusão 

Se você chegou até aqui na leitura, conseguiu entender um pouco melhor sobre o que é e como funciona o controle de ponto offline, bem como os benefícios que esse sistema permite. 

Aliar modernidade, inovação e segurança nos processos é uma necessidade de toda empresa que deseja realizar corretamente a gestão e os processos internos. Para isso, o controle da jornada passa a ser indispensável. 

Além de ser uma opção muito mais ágil e prática, o controle de ponto offline é uma ótima alternativa para empresas de todos os portes e segmentos, que têm mais autonomia para gerenciar suas jornadas de trabalho, assim como uma maior facilidade na organização como um todo. 

Graças à sua tecnologia, o ponto offline permite que o colaborador registre suas jornadas em qualquer hora ou lugar, mesmo que não haja conexão com a internet. A sua segurança possibilita que os gestores acompanhem em tempo real todas essas marcações, o que garante ainda mais proteção no processo.

Porém, é seguramente importante que, ao adquirir o controle de ponto offline ou outro sistema para a gestão de jornada, sua empresa opte por escolher produtos que estejam em conformidade com a legislação trabalhista, pois isso é fundamental para evitar que a instituição sofra com problemas na justiça do trabalho.

Se você deseja implantar uma solução prática, inovadora e eficiente em sua empresa, venha conhecer a Tecnoponto!

Nós somos especialistas em relógio de ponto e soluções mobile para o controle da jornada de trabalho, como é o caso do ponto offline. Temos produtos acessíveis a todo o tipo de negócio.

Entre em contato e solicite um orçamento gratuito! 

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218