Triagem de Currículos: o que é, como funciona e qual a sua importância

Triagem de Currículos o que é, como funciona e qual a sua importância
Triagem de Currículos o que é, como funciona e qual a sua importância
Triagem de Currículos o que é, como funciona e qual a sua importância

A triagem de currículos é uma etapa muito importante em um processo seletivo, pois é neste momento, que o setor de Recursos Humanos consegue fazer uma análise entre os potenciais candidatos, que têm condições de buscar a vaga ofertada.

Por cumprir um papel tão decisivo no recrutamento, ela precisa ser feita corretamente, pois caso não ocorra, a empresa poderá ter dificuldade, tanto para preencher a vaga quanto selecionar um bom perfil para fazer parte do quadro profissional.

Por isso, independentemente se você, profissional de Recursos Humanos, é experiente ou está iniciando agora na área, é fundamental que saiba como realizar o processo de triagem de currículos da forma correta, para garantir que tudo saia conforme o planejado.

Se você deseja aprender mais sobre esse assunto tão importante para a jornada de trabalho, siga a leitura e confira este artigo que preparamos!

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/10/14/qual-e-o-perfil-do-profissional-de-rh/ 

O que é triagem de currículos?

Mesmo que você eventualmente não saiba o que é a triagem de currículos, certamente já ouviu falar sobre ela, que como dissemos anteriormente, é extremamente importante para o bom andamento do processo seletivo.

Essa etapa, nada mais é, do que fazer um filtro entre os profissionais que têm maior potencial para assumir a vaga que está sendo ofertada. Isso é feito levando em conta alguns aspectos, como habilidades, competências, experiências, formação, grau de escolaridade, entre muitos outros. 

Quanto maior o nível hierárquico exigido pela vaga, maior serão os critérios utilizados nesse filtro, que pode ser realizado tanto de forma manual quanto de forma automatizada, com o auxílio da tecnologia, que deixa ainda mais ágil e efetivo a busca pelo perfil certo para a vaga.

Geralmente, além dos aspectos profissionais, essa etapa da triagem de currículos pode ser feita levando em conta algumas tendências comportamentais, as quais conheceremos melhor adiante.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/06/29/rh-4-0-o-que-e-e-como-aplica-lo-em-sua-empresa/ 

Como funciona a triagem de currículos? 

O processo de triagem de currículos é apenas a primeira etapa do recrutamento. Após receber todos os currículos dos profissionais que estão pleiteando a vaga, o setor de RH faz uma seleção definitiva, para separar aqueles currículos que realmente estão compatíveis à vaga. 

Desse modo, são separados os currículos que têm condição de seguir no processo seletivo, e que irão continuar concorrendo à vaga.

Porém, é importante ressaltar: para que essa filtragem seja feita de maneira eficiente, é preciso que os recrutadores definam, de forma antecipada, alguns critérios, que servirão como base.

Existem recrutadores que optam por não selecionar currículos muito extensos. Apesar de ser um critério seletivo levado em consideração, ele não é o único. Na maioria dos casos, os perfis escolhidos são aqueles que têm qualificações que vão além das exigidas pela vaga. 

No entanto, isso não é uma regra, pois existem empresas que optam por selecionar currículos de candidatos que não tem tanta experiência, por ser mais “fácil” moldar a pessoa de acordo com o que a instituição precisa. 

Esses critérios variam de situação para situação, por isso, é seguramente importante que você tenha os seus métodos muito bem definidos. Após a etapa de triagem de currículos ser realizada, o processo seletivo pode ter prosseguimento, com as entrevistas, dinâmicas e demais testes.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/07/14/rh-e-marketing-engajamento-resultado-e-estrutura-organizacional/ 

Como fazer uma boa triagem de currículos? 

No tópico anterior, nós falamos um pouco sobre como funciona a triagem de currículos, que é feita levando em conta alguns critérios pré-definidos pelo recrutador. 

Sem que haja esses critérios, não há como fazer uma boa filtragem dos perfis interessados na vaga. Por isso, é essencial que você tenha em mente esses critérios, como por exemplo, o perfil de candidato ideal que sua empresa busca.

Para identificar qual é esse perfil, você pode utilizar, como base, a cultura organizacional, com os objetivos muito bem claros e alinhados. Já falamos sobre como ela é importante para as empresas em outro texto aqui no blog.

Essa importância vai muito além da gestão como um todo. Ela também é essencial para gerar resultados positivos a longo prazo, inclusive no que diz respeito às futuras contratações, com perfis alinhados às expectativas da empresa. 

Existem outros aspectos que você pode levar em consideração na hora de fazer uma boa triagem de currículos, como por exemplo:

  • Nível de escolaridade;
  • Disponibilidade de horário;
  • Perfil comportamental.

Tendo todas essas situações em mente, fica mais tranquilo organizar e executar essa filtragem, pois esses aspectos são a melhor forma de manter ou descartar os currículos. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/09/28/rh-em-nuvem-por-que-utilizar-esta-solucao/ 

Por que realizar a triagem de currículos?

Muitas pessoas podem pensar que a importância da triagem de currículos se resume apenas a escolher um candidato alinhado às expectativas da empresa. 

Obviamente, o principal motivo da realização dessa etapa é selecionar o perfil ideal para determinada vaga de emprego. Porém, não é só isso! Se utilizada da forma correta, ela pode servir como um diferencial bastante positivo para a instituição.

Esse diferencial é visto logo de cara na otimização do processo de recrutamento. A grande maioria deles ocupa muito tempo dos profissionais de RH, que precisam lidar com dezenas de currículos. 

Além de atrapalhar a gestão da jornada de trabalho como um todo, essa burocracia também prejudica no rápido fechamento da vaga, que muitas vezes, precisa ser preenchida mais urgentemente.

Todas essas circunstâncias funcionam como um efeito dominó, prejudicando diretamente a gestão e a produtividade empresarial, justamente pela sobrecarga de trabalho que os colaboradores precisarão enfrentar. 

A triagem de currículos também contribui para melhorar os próximos processos seletivos, pois o RH terá mais dados à sua disposição, para utilizá-los futuramente. Essas informações podem gerar relatórios muito mais completos, o que é fundamental para a tomada de decisões estratégicas e eficientes.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/03/23/metodologia-squad-o-que-e-e-quais-os-beneficios-para-o-rh/ 

Como deixar mais otimizada a triagem de currículos?

Como você percebeu nos tópicos anteriores, a triagem de currículos é um processo que deve ser feito com muita cautela e levando em consideração alguns critérios bem definidos. Encontrar o perfil ideal não é uma tarefa fácil, mas é preciso encontrar métodos para deixar mais simplificada essa tarefa.

Uma das alternativas é otimizar essa etapa de filtragem. Ao fazer isso, os recrutadores conseguem deixar o processo todo muito mais efetivo, o que será essencial para encontrar mais rapidamente aquele perfil ideal.

Para isso, você pode contar com o auxílio da tecnologia, utilizando softwares de gestão, que automatizam a tarefa e deixam ela mais assertiva, garantindo muito mais organização durante o processo. 

Essas ferramentas têm como grande diferencial, a possibilidade de serem personalizadas de acordo com as necessidades da empresa. Por isso, quanto melhor o recrutador descrever os critérios que está buscando, mais chances ele terá de encontrar os currículos mais próximos e identificados com a vaga em questão.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/10/19/5-problemas-de-rh-que-podem-ser-solucionados-com-a-tecnologia/ 

O que o RH deve fazer na triagem de currículos? 

Por fim, e não menos importante: para que a triagem de currículos ocorra de forma natural e seja bem conduzida, é preciso que haja um bom trabalho por parte do setor de RH.

Parece até meio óbvio falar isso, tendo em vista que são esses os profissionais responsáveis por conduzir as etapas do processo de seleção e recrutamento. Porém, não deixa de ser verdade. 

É preciso que o RH adote uma postura estratégica, especialmente na hora da definição do perfil ideal que será buscado pela empresa. 

Além disso, quem for conduzir o processo seletivo precisa escolher de que maneira a filtragem dos currículos será realizada, seja ela manual ou por meio de recursos tecnológicos. 

Ao assumir essa postura estratégica, o RH não estará apenas melhorando o processo de triagem de currículos. 

Ele também estará encontrando métodos que irão ajudar tanto na gestão de pessoas quanto na organização empresarial como um todo. Naturalmente, esse conjunto de situações irá auxiliar em uma condução mais eficiente da jornada de trabalho. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/15/qual-o-papel-do-rh-na-gestao-de-pessoas/ 

Conclusão 

Se você chegou até aqui na leitura, conseguiu compreender melhor o que é, qual a importância e como funciona a triagem de currículos, além de aprender algumas dicas, que servem para deixar esse processo mais otimizado.

A etapa de filtragem é uma das mais importantes do processo de recrutamento, e precisa ser realizada da forma correta, pois ela está ligada diretamente ao sucesso, ou não, de uma organização. 

Muitas empresas sofrem com altos índices de turnover em seus quadros profissionais. Existem vários fatores que implicam na dificuldade de reter talentos, e um deles é justamente a escolha por um perfil que não está alinhado às expectativas da instituição. 

Por isso, é de suma importância que esse processo de triagem de currículos seja feito assertivamente e de forma estratégica pelo setor de RH, que poderá, até mesmo, utilizar os dados coletados como uma experiência, que será muito útil para a emissão de relatórios e indicadores de sucesso. 

Independentemente se essa filtragem dos currículos for feita de forma manual ou com o auxílio de recursos tecnológicos, é fundamental que ocorra de forma ágil e otimizada, pois isso irá contribuir para uma melhor gestão organizacional.

Se você deseja otimizar o tempo do seu RH e aperfeiçoar o controle da jornada de trabalho de sua empresa, venha conhecer os benefícios de ser cliente Tecnoponto!

Nós somos especialistas na comercialização de relógios de ponto e muitas outras soluções, que ajudam a simplificar o controle da jornada de trabalho e também da gestão de pessoas.

Entre em contato agora mesmo, conheça o nosso portfólio e descubra como podemos ajudar sua empresa! 

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218