5 ferramentas para fortalecer a gestão de pessoas na sua empresa

A gestão de pessoas é uma das principais atividades realizadas pelos profissionais de Recursos Humanos, mas, ao mesmo tempo, não é das mais fáceis tarefas existentes na rotina corporativa.

Um estudo realizado pela Endeavor com quase 1000 empresas brasileiras,indica que o desenvolvimento de lideranças é a principal carência enfrentada pelas empresas brasileiras, assim como questões relacionadas à legislação trabalhista, Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e processos de seleção e recrutamento.

Apesar dessa dificuldade em desenvolver novas lideranças, o investimento em capacitação e plano de carreira ocupam as últimas posições no ranking das instituições que participaram do estudo. 

Todo esse panorama indica a necessidade das empresas olharem com carinho para o gerenciamento dos colaboradores. Isso é uma função que deve ser cumprida por todos dentro da organização, não apenas pelo setor de RH.

Mas, como isso pode ser feito? Existem algumas estratégias, que se utilizadas corretamente, podem trazer resultados extremamente positivos. 

Se você deseja saber quais são elas, siga a leitura deste artigo e conheça 5 ferramentas que irão ajudar a fortalecer a gestão de pessoas na sua empresa!

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/10/19/5-problemas-de-rh-que-podem-ser-solucionados-com-a-tecnologia/

O que é a gestão de pessoas?

Caso você esteja começando agora na área de Recursos Humanos ou Departamento Pessoal, talvez não saiba ao certo o que é a gestão de pessoas. Se você é experiente, nunca é demais relembrar e aprender melhor sobre essa situação.

Ela é a área designada a administrar o capital humano das instituições. Isso é feito utilizando como base algumas técnicas de recursos humanos, que ajudam a otimizar os objetivos profissionais dos colaboradores com as expectativas e metas da empresa. 

Não é exagero dizer que ela funciona quase que como uma troca entre as partes. Por conta disso, é fundamental que os responsáveis por gerenciar os funcionários estejam em completa sintonia com as equipes e suas respectivas lideranças. 

Isso é necessário para que ações estratégicas e que visem o engajamento dos colaboradores, sejam colocadas em prática. Naturalmente, essas dinâmicas precisam estar alinhadas com o que as expectativas e objetivos esperados pela empresa. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/07/20/rh-baseado-em-dados-o-que-e/ 

Quais são os objetivos da gestão de pessoas?

Em outro texto aqui no blog da Tecnoponto, nós falamos sobre o papel das lideranças na gestão de pessoas. 

Entre suas atribuições, estão distribuir as atividades entre os colaboradores, para garantir que os projetos sejam entregues corretamente e dentro dos prazos estabelecidos. 

Essa atribuição está diretamente ligada aos objetivos da área de gestão dos colaboradores, pois para que esse trabalho seja executado corretamente, o líder precisa conhecer as habilidades e pontos fracos de cada um dos funcionários. 

Assim, será possível aproveitar ao máximo o potencial dos colaboradores, o que irá aumentar a eficiência e consequentemente, a produtividade como um todo, assegurando que as metas e objetivos empresariais sejam devidamente alcançados.

Outro objetivo da gestão de pessoas é solucionar possíveis conflitos internos entre os profissionais. 

Quem trabalha com Recursos Humanos sabe como essa questão é extremamente prejudicial à empresa. Saber lidar com os diferentes perfis profissionais é fundamental para que o gerenciamento dos funcionários seja feito de forma ética e justa. 

Isso contribui diretamente com a construção de um forte clima organizacional, que será essencial para que haja um ambiente de trabalho harmônico entre os diferentes setores e lideranças. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/10/14/qual-e-o-perfil-do-profissional-de-rh/ 

Importância da gestão de pessoas para à empresa

Engana-se quem pensa que a gestão de pessoas tem como principal objetivo, apenas garantir que haja um melhor relacionamento entre os profissionais da empresa. A importância dela vai muito além disso.

Se você acompanha os nossos artigos, sabe como, volta e meia, falamos sobre a dificuldade que as instituições brasileiras têm para reter talentos. Um levantamento realizado em 2022 pela consultoria Robert Half, indica que o Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo. 

Os dados da pesquisa mostram que o Brasil registrou um aumento de 56% no percentual de rotatividade entre os profissionais. Esses números são maiores que países europeus, como Reino Unidos, França e Bélgica. 

Todo este cenário tem relação com a má gestão de pessoas. Empresas que não conseguem manter esse gerenciamento eficiente correm sérios riscos de perder ótimos e talentosos profissionais, pois todos sabemos como o mercado de trabalho é competitivo. 

Até por conta disso, é comum que as empresas que sofram com esses altos índices de rotatividade, tenham a sua credibilidade prejudicada e sua imagem arranhada, o que, consequentemente, também irá afastar bons profissionais da empresa. 

Por conta de todas essas situações listadas acima, a gestão de pessoas não pode, de forma alguma, ser ignorada pelas empresas. Mas, o que é possível fazer para fortalecê-la? Siga a leitura e confira o próximo tópico!

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/29/qual-a-importancia-do-equilibrio-emocional-no-rh/ 

Ferramentas para uma gestão de pessoas eficiente 

Se você chegou até aqui na leitura e quer aprender a fortalecer a gestão de pessoas em sua empresa, confira a lista que nós criamos, com 5 ferramentas que irão te ajudar a simplificar essa tarefa. Confira:

  1. Métricas de desempenho

As métricas e indicadores de desempenho são excelentes ferramentas para uma gestão eficiente dos colaboradores. 

Por meio dela, é possível criar equipes altamente técnicas, com base no perfil e nas habilidades de cada profissional. Existem muitas plataformas que automatizam metas e tarefas, tornando esse processo cada vez mais prático e eficiente.

Além disso, as métricas e indicadores de desempenho também possibilitam informações que ajudem a corrigir eventuais falhas que estejam ocorrendo na gestão de pessoas dentro da empresa. 

Todas essas situações irão possibilitar que haja um aumento na produtividade, seja ela individual ou coletiva. 

  1. Pesquisa de clima organizacional 

As pesquisas internas também estão diretamente ligadas à construção de um ambiente harmônico de trabalho. 

Neste contexto, não se pode falar de uma gestão de pessoas eficiente sem citar a importância de uma boa cultura e um bom clima organizacional

Para isso, uma ótima ferramenta são as pesquisas ou entrevistas internas. Elas auxiliam a mensurar como está o grau de satisfação dos funcionários em relação ao ambiente interno empresarial. 

Por meio dos dados e informações coletadas, é possível aprimorar práticas e técnicas de desenvolvimento, levando em consideração os pontos fortes e fracos da empresa. 

O processo é uma construção coletiva. Justamente por isso, é fundamental que todos os colaboradores possam participar dessas pesquisas, para que haja uma maior assertividade nas correções que serão aplicadas. 

  1. Cultura de feedback 

Nós também já falamos em outro artigo sobre a importância de se adotar uma cultura de feedback na empresa. Dada à sua relevância, ela não poderia deixar de estar presente nesta lista de ferramentas para fortalecer a gestão de pessoas.

Ela está diretamente ligada às pesquisas e formulários de clima organizacional, e podem ser usadas pelos gestores e líderes. Por meio do feedback, será possível ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre a empresa e o ambiente de trabalho. 

Assim, será possível implantar ações que visem desde melhorias estruturais quanto aperfeiçoamento nos processos organizacionais, que irão contribuir em conjunto para o desenvolvimento da empresa e dos colaboradores. 

O feedback é uma das mais poderosas ferramentas de gestão de pessoas que existem. E o melhor de tudo é que ela não requer investimento em dinheiro. Se utilizada com sabedoria, só trará benefícios positivos à rotina organizacional. 

  1. Desenvolva um plano de carreira 

No início deste artigo, nós trouxemos um estudo, o qual, indica o desenvolvimento de novas lideranças como sendo uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas do país. 

Por conta disso, você pode estar se perguntando: como melhorar esse panorama e fortalecer a gestão de pessoas? Desenvolvendo um plano de carreira!

Investir na capacitação dos colaboradores é uma forma extremamente eficaz de reter talentos e construir carreiras sólidas e motivadas a continuar fazendo parte da empresa por muitos anos, pois o funcionário irá reconhecer e valorizar a preocupação com o seu crescimento profissional.

Não deixe de realizar treinamentos, workshops e palestras. Uma ótima opção também é proporcionar cursos de capacitação, para que o colaborador se motive a buscar cada vez mais conhecimento. Nunca se esqueça que são nessas situações que surgem as boas ideias. 

  1. Invista em um controle de jornada eficiente 

Para que todas essas ferramentas funcionem e tragam o resultado desejado à empresa, é preciso que a jornada de trabalho também não seja deixada de lado, afinal de contas, ela também está relacionada à gestão de pessoas.

Neste cenário, é primordial que você olhe com carinho para ela. Sendo assim, não deixe de investir em um controle de jornada eficiente.

Empresas que escolhem equipamentos para gestão da jornada de trabalho conseguem otimizar o trabalho do RH e torná-lo muito mais estratégico. 

Isso ocorre por conta da grande variedade de informações disponíveis, que também servirão para avaliar índices de desempenho, produtividade e absenteísmo. 

Além disso, equipamentos como o relógio de ponto e o controle de ponto mobile, ajudam a manter e fortalecer a credibilidade da empresa, afinal de contas, a CLT determina que toda organização com mais de 20 funcionários, deve registrar o ponto dos profissionais. 

Ao investir nesses equipamentos, você estará mantendo a empresa longe dos tão temidos passivos trabalhistas, que fazem parte da rotina de inúmeras organizações pelo país. 

Podem parecer pequenos detalhes em um primeiro momento, mas são eles quem fazem a sua empresa ter ética e uma boa imagem no mercado de trabalho. Afinal de contas, ninguém quer trabalhar em um local que é mau falado na justiça trabalhista, não concorda?

Todas as ferramentas que nós listamos acima tem o seu grau de importância na gestão de pessoas, assim como o controle da jornada de trabalho também tem. Portanto, não deixe de investir nela!

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/01/11/10-cuidados-ao-escolher-um-controle-de-ponto/ 

Conclusão 

Se você concluiu a leitura deste artigo, conseguiu compreender melhor a importância que a gestão de pessoas tem para a empresa, assim como conheceu algumas ferramentas que ajudam a fortalecer essa área.

Toda instituição tem as suas particularidades e realidades distintas. No entanto, sem que haja uma gestão eficiente dos colaboradores, dificilmente haverá sucesso. E isso passa por tornar mais estratégico alguns processos. 

Colocar em prática essas ferramentas que nós listamos é uma excelente maneira de otimizar as rotinas trabalhistas, melhorar as dinâmicas entres as equipes e garantir que haja bem-estar e harmonia no ambiente de trabalho e consequentemente, na jornada de trabalho.

Se você precisa de ajuda para fortalecer a sua gestão de pessoas, conte com o auxílio da Tecnoponto!

Nós somos especialistas em soluções para controle de ponto, controle de acesso e automação empresarial. Nosso portfólio de produtos atende às necessidades de empresas de pequeno, médio e grande porte.

Venha fazer parte do time que está há 63 anos revolucionando a maneira como o controle de jornada é realizado. Entre em contato agora mesmo e venha descobrir o que nós podemos fazer por você!

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218