Vale-transporte é preciso?

A gestão eficaz desse benefício corporativo, vale-transporte, vai além de simplesmente cumprir as exigências legais. Ela também envolve uma abordagem estratégica que beneficia tanto empresas quanto colaboradores. Que tal conhecer esses detalhes?

O que é gestão de vale-transporte?

Quando falamos da gestão de vale-transporte, estamos nos referindo ao processo de administração e controle do benefício de vale-transporte oferecido aos colaboradores de uma organização.

O vale-transporte é um direito assegurado por lei no Brasil e em muitos países, com o objetivo de auxiliar os trabalhadores a custear suas despesas com transporte público para ir e voltar do trabalho. A gestão desse benefício envolve diversas etapas, desde a sua concessão até o acompanhamento e controle dos valores utilizados pelos colaboradores.

Realizar uma gestão eficiente do vale-transporte não apenas cumpre com obrigações legais, mas também contribui para a satisfação dos colaboradores, facilitando seu deslocamento para o trabalho.

Quem é responsável pelo vale-transporte?

O vale-transporte é uma responsabilidade compartilhada entre o empregador e o empregado, mas na prática é o time de Recursos Humanos de cada empresa que se encarrega do processo de gestão desse benefício.

A legislação brasileira estabelece claramente as obrigações no que diz respeito ao fornecimento e uso desse benefício. É por isso que os responsáveis deve cumprir etapas como:

  • Concessão e custeio
  • Desconto salarial
  • Cadastro e controle
  • Fornecimento antecipado

É fundamental lembrar que ambas as partes, tanto empresa como funcionários, precisam estar cientes de suas responsabilidades para cumprir com as exigências legais. O RH deve trabalhar para garantir o correto funcionamento e uso do vale-transporte, contribuindo assim para um ambiente de trabalho mais justo e alinhado com as normativas vigentes.

O que a lei diz sobre vale-transporte no Brasil?

No Brasil, o vale-transporte é um benefício garantido por lei aos trabalhadores que utilizam o transporte público para se deslocar entre sua residência e o local de trabalho.

A legislação que regulamenta o vale-transporte é a Lei nº 7.418, de 16 de dezembro de 1985, e o Decreto nº 10.854, de 10 de novembro de 2021. Abaixo estão os principais pontos da legislação brasileira sobre o vale-transporte:

  • Quem tem direito
  • Desconto salarial
  • Custo do vale-transporte
  • Forma de concessão
  • Proibição de substituição por dinheiro
  • Cadastro e controle
  • Obrigatoriedade da adesão

5 benefícios da gestão de vale-transporte

A gestão eficiente do benefício de vale-transporte traz diversos benefícios tanto para os profissionais de RH que precisam lidar com esse trabalho quanto para os colaboradores. Aqui estão alguns dos principais benefícios:

  • Facilidade na administração
  • Melhoria do clima organizacional
  • Facilidade de controle de custos
  • Estímulo ao uso de transporte público
  • Valorização dos colaboradores

Como fazer a gestão: 8 passos práticos para o RH

Agora que você já entendeu tudo que envolve o trabalho de gestão de vale-transporte, que tal conhecer as etapas práticas? Confira os passos que toda equipe de RH precisa cumprir!

  1. Concessão do benefício
  2. Cadastro e controle
  3. Distribuição dos créditos
  4. Acompanhamento de utilização
  5. Recarga e renovação
  6. Ajustes e atualizações
  7. Comunicação e orientação
  8. Conformidade legal

Percebeu como uma gestão eficiente do vale-transporte vai além do cumprimento das obrigações legais, trazendo benefícios para a empresa e promovendo um ambiente de trabalho satisfatório para os colaboradores?

Vale ressaltar a importância de toda empresa estar ciente das mudanças nas leis e regulamentações e ajustar seus processos conforme necessário para garantir uma gestão de vale-transporte que esteja sempre em conformidade com as normas legais.

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218