Recrutamento e seleção são importantes para a sua empresa?

Em um universo corporativo cada vez mais dinâmico, entender e aplicar um processo de recrutamento e seleção eficaz, pode ser o diferencial que colocará a sua empresa à frente dos concorrentes.

Encontrar o profissional perfeito, que se adequará a sua empresa, não é um trabalho fácil. Porém, aplicando algumas técnicas, é possível diminuir em muito a chance de escolhas erradas, que não atendam as necessidades da empresa.

Nenhuma empresa gosta de perder tempo no processo de contratação, as vezes a necessidade é tão grande que a contratação é feita sem planejamento, apenas com a divulgação da vaga de forma genérica, sem nem mesmo saber a real função que o profissional vai desempenhar. Isso sim pode ser tempo perdido.

O ideal para não perder tempo é melhorar o processo de recrutamento e seleção e fazer contratações com planejamento. É primordial que todas as necessidades da vaga sejam relacionadas, para que seja feita a descrição detalhada do cargo e assim atingir exatamente o perfil desejado para o candidato.

Mas afinal, qual a diferença entre recrutamento e seleção?

Para concluir todas as etapas da contratação é preciso ter em mente que existem dois processos distintos, mas que se completam. São eles:

Recrutamento

É o processo de atrair os candidatos que tenham potencial para ocupar a vaga. É nesse momento que as competências devem ser definidas e quanto mais informações no anúncio, maior a chance de que a contratação seja bem sucedida.

A maneira como a vaga é descrita, pode tanto atrair como afastar bons profissionais, então tome cuidado, porque esse é primeiro contato da empresa com o funcionário. Quanto mais específica for a descrição da vaga, maior a chance de que apenas candidatos qualificados enviem o currículo, isso evita a enxurrada de candidaturas que vão te fazer perder tempo.

Outra dica importante, é fazer uma breve descrição da sua empresa com história e objetivos, para despertar o desejo das pessoas em trabalhar na sua organização.

Seleção

Após o recrutamento, você terá em mãos vários currículos, é hora de identificar os candidatos mais qualificados e que se encaixem na vaga, para na sequência encontrar a pessoa que será a melhor opção para o cargo.

Os critérios para essa seleção são variáveis e vão depender das características da vaga, mas alguns processos podem ser adotados, como por exemplo, entrevistas, testes e dinâmicas.

Qual a importância do processo de recrutamento e seleção para a empresa?

Quando a contratação não é feita de forma adequada, existe uma grande dificuldade para garantir que o funcionário irá trabalhar de acordo com os valores e cultura organizacional da empresa.

Se a sua empresa sofre com uma alta rotatividade de pessoal, o famoso Turnover, isso indica um processo negativo de contratação. Contratações sem qualidade são desperdício de tempo, energia e dinheiro.

E como melhorar o processo de recrutamento e seleção?

Se sua empresa deseja melhorar o processo de contratação e torná-lo mais ágil e eficiente, preste atenção nessas dicas:

Saiba todos os detalhes da vaga

Para iniciar um processo de recrutamento e seleção, é importante saber todos os detalhes da vaga, nos mínimos detalhes. Só assim o recrutador vai saber o que exigir e esperar do candidato.

É necessário saber quais funções que serão exercidas, horário de trabalho, quais as qualidades e características serão exigidas do candidato, nível de escolaridade, o que esperar do entrevistado com relação a experiências anteriores, entre outros.

Não seja passivo

Não fique esperando o candidato perfeito bater à sua porta. Se você anunciar a vaga e esperar que a pessoa ideal apareça, perderá um tempo precioso. Existem várias ferramentas que podem ajudá-lo no processo de recrutamento e seleção, como os bancos de currículos online e a rede social Linkedin.

Faça pré seleção

Antes de partir diretamente para a entrevista, faça uma pré seleção, você vai economizar o seu tempo e do candidato, caso ele não se enquadre na vaga. É possível fazer um contato telefônico, ou criar um questionário no site onde você for anunciar a vaga, para ter certeza que o candidato preenche os requisitos mínimos.

Conheça o candidato

Não deixe para ler o currículo um minuto antes da entrevista, saiba quem é o candidato, elabore um roteiro para a entrevista, tenha em mente tudo o que você quer saber sobre ele. Se possível, veja como ele se comporta nas redes sociais, isso pode dizer muito sobre ela.

Peça opinião para quem estará diretamente ligado

Sabemos que a decisão final é do dono da empresa ou do gestor do RH, mas é importante envolver no processo, desde a descrição da vaga até a entrevista, pessoas que estão diretamente ligadas ao setor, o supervisor, o gerente ou líder, podem ter uma visão melhor de como as coisas funcionam.

Monte um banco de dados

Descartar todos os currículos após a contratação, é um grande erro que as empresas cometem. Se o candidato não foi selecionado para a vaga em questão, não significa que ele não pode ser capacitado para outra colocação na empresa.

Criar um banco de dados pode inclusive agilizar o processo para futuras contratações.

Com processo de recrutamento e seleção bem feitos, baseado em planejamento e técnicas, fará com que você encontre os profissionais certos para garantir o sucesso da sua empresa.

Esperamos ter ajudado com as dicas sobre recrutamento e seleção, deixe o seu comentário ou sugestões.

Conheça as nossas soluções para controle de ponto. Acesse o nosso site: www.tecnoponto.com

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218