Como Fazer o Controle de Ponto em Startups

Conhecidas por terem uma administração dinâmica, moderna e inovadora as startups continuam sendo empresas, que possuem funcionários e que precisam fazer o controle de ponto desses colaboradores.

Startups são definidas como empresas que estão no início de suas atividades e tem a intenção de ganhar mais espaço com ideias inovadoras para o mercado onde atuam. As primeiras startups brasileiras começaram a despontar, seguindo a tendência americana, lá por 2010 e a grande maioria dessas empresas é voltada para tecnologia.

O fato de uma startup ter uma administração dinâmica e inovadora não significa que essas empresas não tenham que seguir regras, em especial as relacionadas aos funcionários. Como qualquer outra empresa brasileira, uma startup deve se adequar à legislação trabalhista e estar atenta, para não negligenciar nenhum direito de seus colaboradores e como consequência sofrer processos trabalhistas.

Mas controlar o ponto é mesmo obrigatório?

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), empresas com mais de 20 funcionários, devem fazer o controle de jornada de seus empregados, seja de forma manual, mecânica ou eletrônica.
Empresas com uma quantidade inferior a 20 colaboradores não são obrigadas, mas a orientação é que o controle seja feito, pois isso evita desperdício de dinheiro com o pagamento de horas não trabalhadas e ações trabalhistas movidas por cobrança de horas extras.

Então, mesmo que uma startup seja um ambiente descontraído e com regras mais flexíveis, ela deve sim seguir a legislação ou pelos menos se precaver.

Mas como fazer isso em uma empresa que foi criada para desconstruir padrões?

A grande dificuldade em administrar a questão do controle de jornada em uma startup é que o modelo de gestão jovem, dinâmico e flexível pode ser confundido com falta de controle e esse é o grande desafio de todo CEO. Mas como se adequar a legislação sem quebrar o espírito inovador?

Para isso a Tecnoponto apresenta uma solução tão inovadora quando os produtos desenvolvidos em uma startup: O Software Tecnoponto Gold. Com ele, além de fazer a gestão e o controle de jornada do seu time, é possível criar escalas de trabalho e regimes de horário, como por exemplo, em vez de 8 horas diárias, seu colaborador deve cumprir 44 horas semanais, independente do horário de entrada e saída.

Além disso, sua equipe pode registrar o ponto usando o celular. Isso mesmo! Sua empresa não vai precisar de um relógio de ponto tradicional, porque o registro vai ser feito no celular do colaborador, usando uma foto e a geolocalização do aparelho, perfeito até para aqueles dias de home office.

E quais as vantagens do controle de ronda para as startups?

Corresponder às normas da legislação: com o controle de jornada, sua empresa se encaixa em todas as normas da legislação, seja no cumprimento da obrigação, seja na certeza de que os funcionários não vão extrapolar o número de horas trabalhadas.

Indicadores de produtividade: é possível saber como a sua equipe está fazendo a gestão do tempo e consequentemente como vai a produtividade da sua startup. Apenas com o registro de jornada você vai saber qual colaborador falta muito, quem se atrasa mais, quem tá fazendo hora extra em excesso e assim ajustar a equipe.

Relações de trabalho transparentes: Controlando a jornada, a empresa tem informações exatas sobre o funcionário e por outro lado o funcionário também tem a certeza de que os dados computados são reais, porque pode acompanhar o espelho de ponto e saldo de banco de horas diariamente. Isso gera mais confiança.

Otimização do tempo do RH: com o controle de ponto as informações para a folha de pagamento são obtidas de forma muito mais rápida e eficiente, diminuindo a chance de erros e prejuízos para a empresa. Além disso, sobra mais tempo para o time de RH usar em outros processos e melhorias que vão beneficiar todos os colaboradores.

Por mais jovem e inovadora que uma startup seja, ela deve sempre ser transparente com seus funcionários e estar em conformidade com a Lei.

A Tecnoponto está sempre trabalhando para acompanhar o avanço da tecnologia e ter soluções para todos os tipos de empresa, desde a mais tradicional até a sua startup. Fale com a gente!

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218