Feedback: o que é e quais os benefícios

Você já conhece o termo Feedback? A expressão já é bastante utilizada entre os profissionais de RH e hoje vamos te explicar o que significa e quais seus benefícios! Confira.

Você consegue imaginar um ambiente de trabalho onde o colaborador não tem voz e não consegue falar seu ponto de vista? A ausência do feedback faz com que algumas empresas se tornem um local impossível de atuar, pois além de atrapalhar o desenvolvimento profissional, diminui a capacidade de entrega e a produtividade do negócio.

Compartilhar pensamentos e percepções sobre o ambiente de trabalho é muito importante para a construção de um clima agradável e para o fortalecimento dos princípios da empresa.

Segundo uma pesquisa efetuada pela FIA Employee Experience (FEEx), um em cada cinco colaboradores não recebem feedback. Das 150 mil pessoas que responderam a pesquisa, 20% não recebem avaliações periódicas sobre seu desenvolvimento. Através desses dados, conseguimos perceber que a ausência de avaliação é o maior déficit dos gestores e lideranças do Brasil.

No artigo desta semana, separamos para você dois tópicos muito especiais! Começando pelo significado do termo feedback e terminando com os benefícios de adotar a cultura do feedback. Confira!

O que significa feedback?

Feedback é mais uma das palavras e expressões que usamos o tempo todo no ambiente corporativo. Mas você sabe o que significa? O conceito vem do inglês e tem o sentido de “retroalimentação”, ou seja, retorno sobre uma determinada informação ou sobre um processo passado. 

Esse retorno é dado a um profissional com o intuito de estimulá-lo! Pode se tratar de uma avaliação positiva, construtiva ou até mesmo negativa, mas o objetivo é sempre o mesmo: permitir que a comunicação flua melhor no ambiente de trabalho.

Na área de Recursos Humanos, o feedback é essencial para a garantia de um clima agradável, uma vez que possibilita que os colaboradores falem sobre suas expectativas e avaliações sobre as atividades desempenhadas e as possibilidades de ajustes. O RH deve adotar a cultura da retroalimentação como uma estratégia de evolução e inovação para a empresa, aprimorando seus processos continuamente.

Aliás, se você é gestor de RH não pode se esquecer que para realizar uma análise construtiva é preciso muita cautela e consciência sobre o local e momento adequado.

O termo também costuma ser bastante confundido com conceitos como elogio ou crítica construtiva. Mas não é nada disso! O feedback serve para apontar quais são os problemas e quais as soluções para resolvê-los, para isso a equipe de RH precisa aplicar o método mais adequado e desempenhá-lo com razões claras.

Quais os principais benefícios do feedback?

A cultura do feedback apresenta vários benefícios para a sua empresa, com ela você pode ter um diálogo mais claro sobre comportamento e desempenho, evitando discussões e mal-entendidos desnecessários.

Sem esse retorno, é impossível garantir melhorias e crescimentos! Acompanhe a seguir os benefícios que separamos para você:

Comunicação Interna

Um dos maiores benefícios do feedback está na sua contribuição para a comunicação interna da empresa! Com esse método é possível alinhar as expectativas dos funcionários com as da organização, fato que torna o ambiente de trabalho mais agradável e mais favorável a um alto nível de produtividade e evolução.

Satisfação

Trabalhar em um ambiente onde suas ideias são ouvidas e levadas em consideração é um ótimo passo para atingir a satisfação profissional. Funcionários satisfeitos, consequentemente, se sentem mais confortáveis em cumprir suas demandas e a aumentar seus níveis de produtividade. Um gestor que se preocupa em dar retorno sobre as atividades desempenhadas, sem dúvidas, proporciona oportunidades de crescimento.

Aprendizagem

Um espaço que possui avaliações e retornos contínuos, contribui para a evolução das habilidades e aprendizados dos colaboradores! Essa troca possibilita que as atividades sejam acompanhadas de perto e que os erros sejam corrigidos instantaneamente. Investir em treinamentos e capacitações pode ser uma boa ideia durante esse processo, profissionais atualizados trazem mais insights valiosos para o projeto.

Melhoria da imagem do gestor

Através do feedback de mão dupla, os funcionários podem opinar sobre a atuação do gestor da empresa. Com esses comentários é possível desenvolver os pontos negativos e aprimorar os positivos, construindo uma liderança cada vez mais eficiente. Nesse método, o gestor torna-se quase um coach, uma vez que consegue dar instruções mais personalizadas e alinhadas, já o colaborador adquire um nível de respeito e confiança mais elevado.

Aplicar e manter a cultura de feedback em sua empresa pode ser um desafio bastante complexo! Por isso, é necessário que essa tarefa não fique sob responsabilidade de apenas um profissional de RH.

Depois dessa leitura você conseguiu perceber a importância do feedback para a empresa? Existem inúmeras vantagens tanto para o gestor, quanto para o colaborador, portanto, para começar a usufruir desses benefícios, experimente aplicar a cultura do feedback aí na sua empresa! 

A Tecnoponto, possui soluções estratégicas para otimizar a gestão do RH e para alavancar o crescimento da sua empresa, conheça o nosso catálogo de produtos e invista em nossos serviços! Fale com nossos especialistas.

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218