Qual é o Perfil do Profissional de RH?

Para definir o perfil do profissional de RH, é necessário levar diversos fatores em consideração. Afinal, o ano de 2020 transformou o mercado e trouxe muitas mudanças significativas para o novo cenário tecnológico em que estamos vivendo. 

O profissional de RH é responsável por reter talentos, treiná-los e desenvolvê-los. Hoje, as empresas estão cientes que um dos maiores diferenciais de uma marca é o engajamento das pessoas que trabalham lá dentro, por isso, é fundamental desenvolver a satisfação e evolução profissional dessas pessoas. 

E é aí que o profissional de RH entra! Muitas empresas, principalmente as de grande porte, procuram escolher criteriosamente uma boa equipe de recursos humanos, a fim de atrair novos talentos e engajar as pessoas que já estão no quadro de colaboradores. 

O setor de recursos humanos é fundamental para o bom desempenho da organização. Mas para isso, é necessário contratar profissionais com o perfil ideal para executar tais tipos de tarefas. 

Veja mais: Qual o papel do RH na gestão de pessoas?

Quais são as principais características de atuação do profissional de RH?

Abaixo estão algumas características de um bom profissional de RH. Será que você se encaixa em alguma delas? Confira!

Visão sistêmica

Cabe ao profissional de RH, identificar os pontos fracos e fortes de uma empresa, junto às ameaças e oportunidades da organização. Além disso, torna-se necessário fazer uma imersão na cultura organizacional e agir de acordo com ela, pois quanto mais completa for a visão de todos os processos, mais estratégica será a atuação do profissional de RH. 

Comunicação objetiva e eficiente 

A comunicação vai muito além de uma conversa, é necessário ouvir, processar as informações com empatia e falar pela empresa. Afinal, o profissional de RH representa os interesses da organização e também atende as dores e sugestões dos funcionários.

Gestão de tempo 

A administração correta de tempo é necessária em qualquer área, mas quando falamos em RH, precisamos ter em mente que muitas tarefas são  delegadas diariamente aos profissionais (feedbacks, entrevistas, treinamentos, reuniões, organização mensal, organização de trimestre etc). Por isso, torna-se fundamental uma boa gestão e otimização de tempo. 

Relacionamento interpessoal

Liderar, motivar, engajar e negociar. Todas essas tarefas são conquistadas com inteligência emocional, algo que o profissional de RH deve ter de sobra. Afinal, mediar as atividades de uma presa e ter a gestão sob colaboradores que nela trabalham é algo que exige bastante atenção e cuidado. 

Veja mais: Qual a importância do equilíbrio emocional no RH?

Capacidade de liderança 

O profissional de RH é um líder por excelência, capaz de inspirar e engajar pessoas com as suas ações e comportamentos. Se você não tem esse perfil, provavelmente não vai se encaixar muito na área, mas nada que um bom desenvolvimento e treinamento não resolvam. 

Inovação e proatividade 

Treinamentos e ações de integração, tem como objetivo motivar os colaboradores e identificar melhores oportunidades estratégicas dentro das empresas. O que leva o profissional de RH a buscar ações criativas e dinâmicas, para alcançar os melhores resultados. 

Conclusão

Além de todas essas características buscadas no profissional de RH, é importante lembrar que alinhar todas essas tarefas a um software de gestão, faz toda a diferença na rotina de trabalho tanto dos líderes de equipe, quanto dos colaboradores em geral. 

Se você busca por qualidade e bom desempenho interno, entre em contato com a Tecnoponto. Podemos te oferecer as melhores soluções para o seu negócio. 

E se você gostou do conteúdo, não esqueça de compartilhar com aquele amigo que está em dúvida sobre seguir ou não na área de RH. Continue nos acompanhando para ler mais temas como este, semanalmente.

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218