Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Controle de Jornada Presencial e Home Office

Muito se fala em controle de jornada presencial e home office, mas nem todo mundo sabe a diferença entre ambas. Para contextualizar, uma jornada de trabalho corresponde ao período em que o colaborador presta os serviços a empresa. A mais comum das jornadas compreende oito horas diárias de trabalho, entretanto, em alguns casos pode ser que esse período seja diferente. 

Com isso, os setores de RH das empresas realizam o controle de jornada de trabalho dos colaboradores. Esse controle de jornada pode ser feito de muitas maneiras, e é um processo que exige muito cuidado e atenção, afinal, erros indevidos podem gerar inúmeros prejuízos para a sua empresa. 

O controle de jornada caracteriza-se pelo processo da utilização de um relógio de ponto, para marcação de horários, com o objetivo de acompanhar as atividades exercidas pelos colaboradores durante o mês. 

Veja mais: Elimine as fraudes no controle de ponto

Como Funciona a Legislação do Controle de Jornada para o Home Office? 

De acordo com a legislação trabalhista, o colaborador não está sujeito ao controle de jornada no home office. Devido a isso, o home office não fica sujeito às oito horas diárias de carga horária. O ideal é que a gestão de horas seja realizada com base nas demandas em comum acordo. 

Além disso, a empresa também pode decidir fazer o controle de jornada se definido por ambas as partes. Mas para isso, a função do RH passa a ser identificar as melhores práticas de gestão para fazer as alterações necessárias. 

Como Fazer o Controle de Jornada no Home Office? 

Existem inúmeras formas de acompanhar a jornada de trabalho dos seus colaboradores. Algumas delas são: 

  • Relógio de ponto digital: o colaborador registra seus horários com apenas um clique. Cada trabalhador tem um único usuário e o gestor pode revisar as jornadas de trabalho de seus colaboradores. 
  • Geolocalização: a função permite saber de onde o colaborador está registrado seus horários. Assim, a empresa terá mais controle da jornada em home office.
  • Gestão de horários: isso deve ser feito pelo RH da empresa. Informações como o total de horas trabalhadas também ficam disponíveis e os gestores e líderes decidem com rapidez a aprovação ou não desses dados.

Veja mais: Entenda como anda a Regulamentação do Home Office

Quais São os Principais Métodos para Controle de Jornada (presencial e home office)

Registro de ponto manual: método de registro de ponto mais antigo e o mais tradicional, utilizado até hoje pelas micro e pequenas empresas, sobretudo as que possuem menos de dez colaboradores. 

Livro de ponto: geralmente é usado em empresas pequenas e tradicionais. Pode ser adquirido em papelarias específicas e já vem pronto para uso. Nele o colaborador anota os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Horário de entrada (início da jornada);
  • Hora de saída para o almoço;
  • Horário de retorno do almoço;
  • Horário de saída (fim da jornada);
  • Assinatura do colaborador;

Relógio de ponto cartográfico: o relógio cartográfico também possui um custo relativamente baixo para implantação e exige poucas manutenções.

Registro de ponto eletrônico: com o Relógio de Ponto Eletrônico regulamentado, as empresas passaram a ter um controle mais assertivo, livres de fraudes nos registros.

Aplicativos: as vantagens desse tipo de controle de ponto eletrônico são a precisão dos dados armazenados, a transparência no registro e a eliminação do retrabalho, além do custo ideal para todos os tipos e tamanhos de empresas. 

Relógio de ponto biométrico: no controle de ponto por biometria, o cadastro do colaborador é atrelado à sua impressão digital numa máquina de relógio de ponto. 

Essas são algumas das principais formas de manter um controle de jornada eficiente, tanto de forma presencial, como online. Caso você queira implementar uma boa gestão tecnológica na sua empresa, entre em contato com a Tecnoponto!

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218