O que Você não Sabe Sobre Relógio de Ponto

O relógio de ponto, provavelmente é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando falamos em registro de jornada de trabalho. Porém, na prática, pode acabar surgindo algumas dúvidas em relação ao aparelho, que vão desde como escolher o melhor método para a empresa até como lidar com as funcionalidades de um relógio de ponto. 

Com isso, reunimos as principais vantagens e desvantagens do relógio de ponto que você não sabia. Confira! 

Veja mais: Economize Com um Relógio de Ponto Eletrônico

Vantagens e Desvantagens do Relógio de Ponto 

Um relógio de ponto pode servir para controlar um acesso ou apontar uma entrada, para identificar, autenticar, autorizar ou proibir a frequência dos locais em que esteja programado. 

As informações do relógio de ponto são divididas com os departamentos envolvidos, como o departamento de segurança, o pessoal e o departamento de recursos humanos.

Além disso, as informações do relógio de ponto geralmente se encontram no setor de recursos humanos e permite que a empresa consiga: 

  • Economizar tempo para acessar informações;
  • Usar informações confiáveis;
  • Maior eficiência no processamento de informações e na tomada de decisões;
  • O relógio de ponto fornece informações importantes para o empreendedor. A partir dos dados registrados, os gestores e líderes podem analisar a produtividade dos departamentos e otimizar o tempo gasto em determinadas tarefas. 

A presença de um relógio de ponto na empresa é uma vantagem para os colaboradores e também para os empregadores, pois esse tipo de dispositivo facilita o gerenciamento de agendas, especialmente para quem trabalha com horário flexível. 

A precisão dos dados torna possível reivindicar os direitos de uma pessoa quando são feitas horas extras ou solicitar licença. O acesso a uma conta pessoal permite também que o colaborador monitore sua operação e possa intervir em questões específicas. 

A função de controle de acesso que o relógio de ponto permite é uma garantia de segurança, tanto para os empresários, quanto para os colaboradores. 

Já as desvantagens estão em não optar por um relógio de ponto dentro da sua empresa. O aparelho permite fácil acesso no controle de horas e na organização do setor de recursos humanos na hora do fechamento da folha de pagamento. 

Por isso, optar por relógio de ponto é essencial para evitar dores de cabeça e gastos injustos no fim do mês. É uma forma que protege empresa e empregador de qualquer injustiça. 

Veja mais: O Relógio de Ponto é Obrigatório Para Todas Empresa

O Relógio de Ponto é Indicado para Empresas Específicas? 

Por mais que na legislação conste que apenas são obrigadas a realizar o controle de jornada as empresas com mais de 20 colaboradores, qualquer organização pode fazer uso de um sistema de relógio de ponto. 

As empresas que possuem mais de 20 colaboradores garantem o preenchimento da obrigação legal com a garantia de segurança dos dados e precisão do registro de horário com o uso de um relógio de ponto.

As empresas que tenham menos de 20 colaboradores e que estão livres da obrigação da CLT, podem optar pelo uso de um aplicativo e outras alternativas para fins de segurança jurídica, por exemplo. 

É importante lembrar que as empresas que já utilizam o relógio de ponto no seu dia a dia, garantem segurança e transparência quanto aos dados referente à jornada de seus colaboradores. 

Veja mais: Qual Relógio de Ponto Devo Usar?
Agora que você já sabe a importância do uso de um relógio de ponto, que tal adquirir o seu? Entre em contato agora mesmo com a Tecnoponto ou acesse nosso site e confira todos os modelos disponíveis para a realidade da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *