Como funciona o controle de ponto em hospitais

Você sabia que realizar uma gestão eficaz é fundamental para o bom andamento de uma organização? Muitas pessoas acham que a marcação das jornadas de trabalho só é importante em grandes empresas. Porém, ela também é necessária na área da saúde. Em tempos de pandemia de Covid-19, fazer o controle de ponto em hospitais é imprescindível. 

Estes lugares, por si só, têm uma rotina completamente diferente dos outros ambientes de trabalho, devido às particularidades acerca das funções profissionais destas pessoas. 

Em outro post aqui no blog, contamos sobre como fazer o controle de ponto para plantonistas, e como garantir que o mesmo não está excedendo a carga horária trabalhada. 

Com a grande variedade de produtos disponíveis no mercado, fazer as marcações das jornadas de trabalho virou uma tarefa relativamente simples. No artigo de hoje, iremos falar sobre como fazer um apropriado controle de ponto em hospitais.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/01/18/checklist-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-controle-de-ponto/ 

Importância do controle

Como citado no início deste texto, as instituições médicas são lugares bem particulares, pois contam com atendimentos de urgência e emergência. São ambientes com grande concentração de pessoas quase o tempo todo.

Essa característica, por si só, já seria um ótimo motivo para realizar o controle de ponto em hospitais. As marcações garantem que as consultas sejam feitas de maneira organizada. Também certificam que as instituições cumpram com as legislações trabalhistas.

Fazer a gestão das jornadas é igualmente importante para evitar que ocorram escalas incorretas e erros na hora do fechamento das folhas de pagamento, o que irá garantir que os profissionais não tenham uma sobrecarga muito grande de trabalho. 

Além disso, as leis trabalhistas citam que empresas que tenham mais de 20 funcionários são obrigadas a realizar a marcação das jornadas de trabalho. Isso é mais um fator para aplicar o controle de ponto em hospitais.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/01/11/10-cuidados-ao-escolher-um-controle-de-ponto/ 

Jornada de trabalho em hospitais

Pode-se dizer que a rotina de trabalho dos profissionais da saúde é totalmente atípica, e diferente das demais profissões.

Entre os tipos de jornada de trabalho, estão:

  • Jornada normal: 44 horas por semana, divididas em: 8 horas por dia e até 2 horas extras diárias
  • Plantonistas: 12 horas por dia, sem direito a horas extras;
  • Turno ininterrupto de revezamento: 6 horas por dia; 
  • Escala 5×1: 7 horas e 20 minutos por dia, por 5 dias, e 1 dia de folga;
  • 12×36: 12 horas diretas e 36 horas de folga; horas extras não são permitidas;
  • Banco de horas/compensação de jornada: a hora extra é compensada em outro dia, no período máximo de até 1 ano.

Tipos de marcadores

Atualmente, existem muitas opções de marcadores de ponto disponíveis no mercado, e que conseguem realizar os registros de forma segura.

A Portaria 671, publicada em novembro do último ano, dividiu os registradores em três categorias: REP-C (Registrador Eletrônico de Ponto Convencional), o REP-A (Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo) e o REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa). 

Ponto online

A principal novidade trazida pela Portaria 671 é a subdivisão dos REP-P. Com eles, é possível fazer a gestão online das jornadas de trabalho, tornando o processo mais ágil e otimizado.

O ponto online é uma ótima solução para o controle de ponto em hospitais, pois garantirá mais eficiência, organização e segurança para os profissionais e pacientes.

O ponto eletrônico em hospitais também tem outros benefícios:

  • Profissionais mais dedicados;
  • Redução de faltas;
  • Atendimentos eficientes;
  • Possibilidade de mais pacientes serem atendidos;
  • Consultas mais organizadas.

Conclusão

Com todas essas informações, pode-se concluir que o controle de ponto em hospitais é de extrema importância para o bom funcionamento das atividades nestes ambientes. 

Realizar as marcações das jornadas de trabalho irá tornar mais otimizado o andamento das atividades, além de garantir maior tranquilidade para os profissionais.

As ferramentas disponíveis no mercado ajudam a tornar a gestão do trabalho mais eficiente e menos complicada.

Com o aplicativo, você consegue fazer o controle de dados de forma remota, pois o aplicativo da Tecnoponto é  integrado a um software em nuvem, que permite a emissão de relatórios dos funcionários em tempo real. Temos planos que são 100% compatíveis com seus negócios. 

Seja você dono, empresário ou gestor. Chega de dor de cabeça na hora de realizar o controle de ponto. Acesse nosso site e solicite um orçamento gratuito!

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218