RH 4.0: O que é e como aplicá-lo em sua empresa

As novas tecnologias estão surgindo a todo momento. Elas têm definido os rumos que a sociedade vem tomando, e não é diferente nas empresas. Recentemente, o conceito de RH 4.0 tem ficado em evidência.

Essa mudança, assim como outras que aconteceram ao longo da história, inevitavelmente causará impactos nas decisões e estratégias a serem tomadas pelos grandes líderes e gestores da indústria.

Por isso, é muito importante que você esteja preparado para aplicar o RH 4.0 em sua empresa. No artigo de hoje, iremos explicar tudo sobre esse conceito e o que você pode fazer para colocar em prática essas ações e aumentar a produtividade dos seus negócios.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/15/qual-o-papel-do-rh-na-gestao-de-pessoas/ 

O que é RH 4.0?

Antes de tudo, vamos contextualizar sobre o que é o RH 4.0. Esse novo termo iniciou na indústria, e foi mostrado pela primeira vez em 2011, por Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial na apresentação de um projeto com novas estratégias direcionadas inicialmente para a tecnologia do governo alemão, na cidade de Hannover.

O conceito representa a chamada Quarta Revolução Industrial. A Primeira Revolução Industrial teve início na Inglaterra, no final do século XVIII, e teve como principais consequências a barganha nos custos de produção.

A Segunda Revolução Industrial surgiu na metade do século XIX, e terminou durante a Segunda Guerra Mundial. Ela ficou marcada pelos avanços nas indústrias química, elétrica, de aço e petróleo, e consolidou a Alemanha e os Estados Unidos como grandes potências mundiais.

Por fim, a Terceira Revolução Industrial ocorreu em meados do século XX, quando surgiram os primeiros computadores, que ajudaram a trazer avanços ao processo científico e às áreas do conhecimento e da informação. 

A Quarta Revolução Industrial, da qual o RH 4.0 faz parte, é a continuação desse processo, pois ela é uma junção das novas tecnologias com as já existentes, resultando em processos mais otimizados e assertivos, diminuindo prazos e aumentando lucros. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/10/14/qual-e-o-perfil-do-profissional-de-rh/ 

Impactos no RH

Essa revolução tecnológica afeta diretamente o setor de recursos humanos, que terá novas ferramentas para deixar os processos mais automatizados, como por exemplo, na gestão de pessoas, no recrutamento e seleção e outras atividades da área. 

O RH 4.0 ajudará a tirar a burocracia e otimizar os processos na hora do cálculo da folha de pagamento, além de permitir que o departamento trabalhe com a criatividade, de forma mais estratégica e humanizada. 

Essa modernidade, entretanto, não irá acabar com algumas profissões, e nem mesmo substituir completamente a mão de obra humana. Ela apenas irá aprimorar as funções já existentes.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/05/26/rascunho-automaticoimpactos-da-portaria-671-para-o-rh/ 

Diferenças entre o RH e o RH 4.0 

Como citado anteriormente, a implantação do RH 4.0 é indispensável para o bom andamento do seu negócio, além de ajudar no desenvolvimento de pessoas e de suas habilidades.

A principal diferença dessa modalidade em relação ao RH tradicional é justamente a sua assertividade, pois ele é estratégico e direcionado às suas demandas específicas. 

Além disso, essa nova revolução terá outros benefícios, como:

  • Tecnologia de ponta a ponta;
  • Inovação contínua;
  • Uso de dados para tomada de ações.

Aplicando o RH 4.0 na empresa

Bom, agora que você já conhece sobre o conceito de RH 4.0, os seus impactos no departamento de recursos humanos e os potenciais benefícios, chegou a hora de aprender como colocá-lo em prática em sua empresa.

Primeiramente, nunca é demais ressaltar que, apesar de todas as suas vantagens, você precisa estruturar muito bem o processo, para garantir que não haja falhas no meio do caminho, que possam prejudicar o andamento dos negócios. 

Por isso, é fundamental que você tome algumas ações antes de aplicar essa nova ferramenta em sua empresa.

  1. Capacite lideranças 

Para sua empresa ter uma boa gestão de RH 4.0 será necessário que você invista na capacitação e qualificação de profissionais que possam assumir o papel de liderança, e consiga suprir as necessidades e demandas.

Esse líder terá a missão de realizar treinamentos com os demais colaboradores e garantir a adaptação deles com essa nova ferramenta. O departamento de RH será a engrenagem fundamental para o bom andamento e crescimento dos negócios.

  1. Mindset digital

Outro ponto que você precisa ficar atento na hora de aplicar o RH 4.0 em sua empresa é em relação à cultura organizacional, também chamada de mindset, que significa mentalidade. 

O sucesso dessa nova tecnologia está ligado integralmente à aceitação e adaptação dos funcionários. Por isso, as lideranças precisam auxiliar os colaboradores a pensarem de maneira positiva, além de estimular o uso das plataformas, por meio de treinamentos.

  1. Uso de tecnologias

Por fim, mas não menos importante: invista em tecnologia. Parece até meio óbvio citar que você precisa dela em uma revolução digital. Mas, não tem como ser diferente. 

Para você implantar o RH 4.0 em sua empresa e conseguir ter sucesso com o seu uso, é necessário investir em softwares de integração de processos, que ajudarão a acabar com a burocracia, especialmente na hora de realizar recrutamentos e processos seletivos. 

Essas ferramentas também ajudarão a otimizar o controle de ponto dos funcionários. Nunca é demais ressaltar, que as leis trabalhistas obrigam as empresas a realizar as marcações quando tem 20 ou mais colaboradores em seu quadro de funcionários. 

A Tecnoponto é especialista em soluções de controle de ponto e automação de processos. O Secullum Ponto 4 é o software ideal para o controle do banco de horas dos funcionários. Com sistema integrado à nuvem, ele ajuda a automatizar os processos e garante mais tranquilidade ao RH.

A Quarta Revolução Industrial já começou. O RH 4.0 já é uma realidade. Não deixe sua empresa de fora dessa nova tendência tecnológica. Acesse nosso site e solicite um orçamento gratuito.

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218