
As novas tecnologias estão surgindo a todo momento. Elas têm definido os rumos que a sociedade vem tomando, e não é diferente nas empresas. Recentemente, o conceito de RH 4.0 tem ficado em evidência.
Essa mudança, assim como outras que aconteceram ao longo da história, inevitavelmente causará impactos nas decisões e estratégias a serem tomadas pelos grandes líderes e gestores da indústria.
Por isso, é muito importante que você esteja preparado para aplicar o RH 4.0 em sua empresa. No artigo de hoje, iremos explicar tudo sobre esse conceito e o que você pode fazer para colocar em prática essas ações e aumentar a produtividade dos seus negócios.
Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/15/qual-o-papel-do-rh-na-gestao-de-pessoas/
O que é RH 4.0?
Antes de tudo, vamos contextualizar sobre o que é o RH 4.0. Esse novo termo iniciou na indústria, e foi mostrado pela primeira vez em 2011, por Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial na apresentação de um projeto com novas estratégias direcionadas inicialmente para a tecnologia do governo alemão, na cidade de Hannover.
O conceito representa a chamada Quarta Revolução Industrial. A Primeira Revolução Industrial teve início na Inglaterra, no final do século XVIII, e teve como principais consequências a barganha nos custos de produção.
A Segunda Revolução Industrial surgiu na metade do século XIX, e terminou durante a Segunda Guerra Mundial. Ela ficou marcada pelos avanços nas indústrias química, elétrica, de aço e petróleo, e consolidou a Alemanha e os Estados Unidos como grandes potências mundiais.
Por fim, a Terceira Revolução Industrial ocorreu em meados do século XX, quando surgiram os primeiros computadores, que ajudaram a trazer avanços ao processo científico e às áreas do conhecimento e da informação.
A Quarta Revolução Industrial, da qual o RH 4.0 faz parte, é a continuação desse processo, pois ela é uma junção das novas tecnologias com as já existentes, resultando em processos mais otimizados e assertivos, diminuindo prazos e aumentando lucros.
Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/10/14/qual-e-o-perfil-do-profissional-de-rh/
Impactos no RH
Essa revolução tecnológica afeta diretamente o setor de recursos humanos, que terá novas ferramentas para deixar os processos mais automatizados, como por exemplo, na gestão de pessoas, no recrutamento e seleção e outras atividades da área.
O RH 4.0 ajudará a tirar a burocracia e otimizar os processos na hora do cálculo da folha de pagamento, além de permitir que o departamento trabalhe com a criatividade, de forma mais estratégica e humanizada.
Essa modernidade, entretanto, não irá acabar com algumas profissões, e nem mesmo substituir completamente a mão de obra humana. Ela apenas irá aprimorar as funções já existentes.
Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/05/26/rascunho-automaticoimpactos-da-portaria-671-para-o-rh/
Diferenças entre o RH e o RH 4.0
Como citado anteriormente, a implantação do RH 4.0 é indispensável para o bom andamento do seu negócio, além de ajudar no desenvolvimento de pessoas e de suas habilidades.
A principal diferença dessa modalidade em relação ao RH tradicional é justamente a sua assertividade, pois ele é estratégico e direcionado às suas demandas específicas.
Além disso, essa nova revolução terá outros benefícios, como:
- Tecnologia de ponta a ponta;
- Inovação contínua;
- Uso de dados para tomada de ações.
Aplicando o RH 4.0 na empresa
Bom, agora que você já conhece sobre o conceito de RH 4.0, os seus impactos no departamento de recursos humanos e os potenciais benefícios, chegou a hora de aprender como colocá-lo em prática em sua empresa.
Primeiramente, nunca é demais ressaltar que, apesar de todas as suas vantagens, você precisa estruturar muito bem o processo, para garantir que não haja falhas no meio do caminho, que possam prejudicar o andamento dos negócios.
Por isso, é fundamental que você tome algumas ações antes de aplicar essa nova ferramenta em sua empresa.
- Capacite lideranças
Para sua empresa ter uma boa gestão de RH 4.0 será necessário que você invista na capacitação e qualificação de profissionais que possam assumir o papel de liderança, e consiga suprir as necessidades e demandas.
Esse líder terá a missão de realizar treinamentos com os demais colaboradores e garantir a adaptação deles com essa nova ferramenta. O departamento de RH será a engrenagem fundamental para o bom andamento e crescimento dos negócios.
- Mindset digital
Outro ponto que você precisa ficar atento na hora de aplicar o RH 4.0 em sua empresa é em relação à cultura organizacional, também chamada de mindset, que significa mentalidade.
O sucesso dessa nova tecnologia está ligado integralmente à aceitação e adaptação dos funcionários. Por isso, as lideranças precisam auxiliar os colaboradores a pensarem de maneira positiva, além de estimular o uso das plataformas, por meio de treinamentos.
- Uso de tecnologias
Por fim, mas não menos importante: invista em tecnologia. Parece até meio óbvio citar que você precisa dela em uma revolução digital. Mas, não tem como ser diferente.
Para você implantar o RH 4.0 em sua empresa e conseguir ter sucesso com o seu uso, é necessário investir em softwares de integração de processos, que ajudarão a acabar com a burocracia, especialmente na hora de realizar recrutamentos e processos seletivos.
Essas ferramentas também ajudarão a otimizar o controle de ponto dos funcionários. Nunca é demais ressaltar, que as leis trabalhistas obrigam as empresas a realizar as marcações quando tem 20 ou mais colaboradores em seu quadro de funcionários.
A Tecnoponto é especialista em soluções de controle de ponto e automação de processos. O Secullum Ponto 4 é o software ideal para o controle do banco de horas dos funcionários. Com sistema integrado à nuvem, ele ajuda a automatizar os processos e garante mais tranquilidade ao RH.
A Quarta Revolução Industrial já começou. O RH 4.0 já é uma realidade. Não deixe sua empresa de fora dessa nova tendência tecnológica. Acesse nosso site e solicite um orçamento gratuito.