Turnover: você sabe o que é?

Manter o bem-estar dos funcionários e montar um ambiente de trabalho agradável são alguns dos principais desafios vivenciados pelos gestores das empresas, que tem como missão, impedir o crescimento do turnover.

Isso é realmente mais desafiador do que parece. O Brasil é o país que teve a pior taxa de rotatividade, em comparação a outras 13 nações envolvidas, em uma pesquisa realizada pela empresa Robert Half, que apontou que o país teve um índice de 82%, enquanto a média global foi de 38%.

O período comparado pelo estudo foi entre os anos de 2010 e 2014. De lá para cá, muita coisa aconteceu, como a crise econômica e a pandemia de Covid-19, só para citar alguns exemplos, que afetaram diretamente na oferta de vagas do mercado de trabalho.

Diminuir a taxa de rotatividade deve ser uma prioridade nas empresas. Contudo, muitos gestores talvez não saibam o que fazer para impedir que o turnover ocorra. Por isso, no texto de hoje, iremos falar tudo o que você precisa saber sobre este conceito, que é um pesadelo na vida dos diretores. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/06/29/rh-4-0-o-que-e-e-como-aplica-lo-em-sua-empresa/ 

O que é o turnover?

Vamos começar explicando o significado dessa palavra. Turnover significa “rotatividade”, e serve para expressar a relação entre contratações e saídas, comparada com o número total de funcionários da empresa.

Esse índice pode trazer consequências positivas ou negativas para o negócio. Portanto, não pode ser deixado de lado. Por exemplo, se a companhia está em expansão, o número de contratados tende a ser maior. 

Porém, caso muitos profissionais estejam pedindo demissão, então alguma coisa pode estar errada.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/10/14/qual-e-o-perfil-do-profissional-de-rh/ 

Tipos

Existem quatro tipos de turnover. Iremos te explicar sobre cada um deles a seguir:

  1. Turnover voluntário

Ocorre quando o colaborador pede para sair da empresa. Em geral, se deve pela insatisfação com o cargo ocupado, remuneração, cultura organizacional ou por problemas internos, com a gestão ou outros colaboradores.

  1. Turnover involuntário

Neste caso, a saída ocorre quando a empresa faz o desligamento do colaborador. Normalmente, ocorre pela baixa produtividade do funcionário, descumprimento do contrato e dificuldades de relacionamento.

  1. Turnover Funcional

Essa situação acaba sendo positiva para a empresa, pois acontece quando o colaborador tem baixo rendimento e pede por conta própria o desligamento. Com isso, a organização não precisa desembolsar os custos demissionais.  

  1. Turnover disfuncional

Por fim, essa condição acaba sendo a mais desfavorável à empresa, pois ocorre quando um colaborador de alta importância pede o seu desligamento. Neste caso específico, quando há a perda de um talento, o negócio pode ser prejudicado negativamente. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/29/qual-a-importancia-do-equilibrio-emocional-no-rh/ 

Calculando o turnover

A taxa de turnover é importante não só para o setor de RH, mas também, para os gestores compreenderem como essas saídas de colaboradores podem prejudicar o planejamento da empresa e a eficácia do negócio, pois esses números têm um reflexo direto nos resultados.

Por conta disso, é necessário saber fazer esse cálculo da rotatividade. A equação é simples de ser feita. Para isso, é preciso ter os números das saídas e contratações. Esses dados devem ser somados e divididos por 2. 

O resultado dessa soma será dividido pelo número total de colaboradores na empresa no mês anterior e multiplicado por 100. Então, você conseguirá chegar ao percentual exato de turnover na organização. 

Motivos da rotatividade

Além das situações citadas anteriormente, existem outros motivos que podem fazer o índice de turnover crescer. 

Como cada organização tem a realidade específica, nem sempre a rotatividade será algo ruim. Tudo dependerá do contexto e da cultura organizacional. Porém, alguns motivos levam para o aumento dessa taxa, entre os quais:

  • Desmotivação;
  • Ambiente de trabalho tóxico;
  • Remuneração baixa;
  • Ausência de oportunidades;
  • Falta de reconhecimento;
  • Conflitos internos;
  • Plano de carreira inexistente.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/15/qual-o-papel-do-rh-na-gestao-de-pessoas/ 

Impactos


Conforme comentamos ao longo deste artigo, quando o índice de turnover da empresa está muito alto, os lucros e o bom andamento do negócio poderão estar correndo riscos, entre eles:

  1. Custos extras

As finanças são afetadas diretamente quando o índice de turnover é alto, pois os gestores terão que desembolsar dinheiro para realizar treinamentos e possíveis cursos para que o novo colaborador possa se familiarizar à cultura organizacional da empresa.

  1. Perda de produtividade 

Quando há o desligamento de colaboradores, a empresa precisará substituí-los. Por isso, será preciso abrir um processo seletivo para recrutar novos funcionários. 

Como algumas situações podem se estender durante muito tempo, o trabalho dos gestores poderá ser prejudicado, o que levará à uma queda na cadeia produtiva, até mesmo por conta do novo colaborador, que poderá ter dificuldades em se adaptar ao seu novo trabalho.

  1. Imagem da empresa

Por fim, outro impacto negativo da alta taxa de turnover na empresa diz respeito à credibilidade, pois os processos de seleção serão afetados, diminuindo a chance de reter talentos. 

Isso afetará diretamente todos os setores da empresa e a imagem da mesma como um todo, pois futuros candidatos podem julgar que o local não seja um bom lugar para trabalhar, o que influenciará até mesmo a tomada de decisão por parte do cliente, que pode deixar de consumir os serviços prestados por sua organização.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/05/12/treinamento-e-desenvolvimento-tudo-o-que-o-rh-precisa-saber/ 

O que fazer?

A boa notícia é que, caso a taxa de turnover da sua empresa esteja alta, é possível reverter esse quadro! Obviamente, será preciso revisar o plano estratégico e estruturar ideias que tenham como objetivo, preencher essas lacunas em seu negócio.

Para te ajudar, separamos algumas dicas que podem ser úteis:

  • Revise seus processos seletivos;
  • Estruture um bom plano de carreira;
  • Incentive a resolução de conflitos internos;
  • Ajude a promover um bom ambiente de trabalho;
  • Passe feedbacks aos colaboradores;
  • Promova uma cultura organizacional ética;
  • Utilize uma boa ferramenta de gestão.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/07/14/rh-e-marketing-engajamento-resultado-e-estrutura-organizacional/  

Conclusão 

Com isso, podemos concluir que o índice de turnover pode ser bom ou ruim, mas tudo dependerá do contexto que envolve a situação. Caso sua empresa esteja crescendo, é natural que haja uma maior rotatividade entre os funcionários. 

No entanto, se a sua companhia estiver tendo dificuldades para manter o seu quadro de colaboradores, provavelmente, algo precisa ser corrigido para que essas saídas não aconteçam. 

Sejam eles quais forem os motivos, com um bom planejamento e novas estratégias definidas, a rotatividade poderá ser reduzida, deixando sua empresa positivamente em evidência no mercado.

Você pode contar com a tecnologia para ajudar a acabar com os altos índices de rotatividade na sua empresa. Para isso, é necessário ter uma boa ferramenta de gestão, que deixará os processos mais otimizados. 

A Tecnoponto é especialista em softwares de gestão e outras soluções que ajudam a deixar o RH da sua empresa mais ágil. 

Independente de qual seja seu negócio, temos produtos compatíveis com ele. Para conhecer mais sobre nossas soluções, entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito. 

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218