Integração na empresa: qual a importância?

O ambiente corporativo é cheio de particularidades. Cada funcionário tem sua personalidade e maneira de trabalhar. Uma coisa, porém, é comum neste universo: a integração na empresa. 

Um dos primeiros processos realizados pelas companhias quando um novo colaborador é contratado, ela tem como finalidade inserir estes profissionais no local de trabalho, para que ele se familiarize com seu novo cargo. Mas, ela também serve para engajar os funcionários antigos a se aperfeiçoarem e buscarem dar o seu melhor em suas tarefas.

Porém, alguns líderes empresariais e gestores de RH talvez não saibam ao certo a importância deste processo, e como ele pode trazer vários benefícios se realizado da maneira correta. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre integração na empresa, e porquê você não deve negligenciar este procedimento.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/07/13/o-que-e-um-plano-de-sucessao/ 

O que é integração?

Como citamos no início deste texto, a integração na empresa geralmente é o primeiro contato do novo funcionário com o ambiente de trabalho. Ela consiste na aplicação de informações e treinamento intensivo ao profissional, com o objetivo de ajustá-lo ao local de trabalho e as tarefas e atribuições que ele será encarregado.

Neste processo, normalmente conduzido por algum gestor de RH, o novo colaborador será apresentado às políticas da empresa, como visão, missão e valores, além das normas de segurança, história e serviços prestados pela organização. 

Ele também visitará os principais setores da companhia, antes de finalmente ser encaminhado ao seu setor de trabalho. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/15/qual-o-papel-do-rh-na-gestao-de-pessoas/ 

Importância de realizá-la

O processo de integração na empresa é de extrema importância, tanto para a organização quanto para o colaborador, pois, todos poderão trabalhar em sintonia, o que será extremamente benéfico para ambas partes.

Além disso, existem alguns outros benefícios que este processo pode trazer, como:

Maior produtividade

Empresas que investem em bons processos de integração fortalecem sua cultura organizacional. Isso será muito favorável ao crescimento e relacionamento interpessoal entre os funcionários, que terão mais liberdade para lutar pelas metas e objetivos.

Isso tudo resultará no aumento da produtividade, que consequentemente será extremamente benéfico para os negócios.

Menor taxa de absenteísmo

O aumento na produtividade está diretamente ligado a este outro fator. Um ambiente bem integrado deixará a jornada de trabalho mais prazerosa, o que contribuirá para que os funcionários se sintam mais motivados a realizar suas funções. 

Consequentemente, a assiduidade também será alta, reduzindo os atrasos dos colaboradores e também o número de faltas não justificadas na empresa, aumentando o desempenho de todos.

Retenção de talentos

Outra vantagem de uma boa integração na empresa diz respeito à retenção de talentos. Quando o colaborador se sente valorizado e identificado com o local e com os demais trabalhadores, ele dificilmente irá buscar outra colocação profissional.

Segurar os talentos é uma das principais dificuldades das empresas, que têm buscado maneiras para evitar a alta taxa de turnover, um problema que tem crescido no ambiente corporativo brasileiro nos últimos anos.

Valorização da marca 

Outro benefício trazido pelo processo de integração é a valorização da marca. Todo gestor de empresa deseja ver sua companhia em posição de destaque no mercado, não é mesmo? 

Com uma equipe bem integrada, o ambiente de trabalho será mais feliz e produtivo, o que refletirá nos resultados e na qualidade do atendimento aos clientes. Isso afetará positivamente a imagem da empresa, que conseguirá atrair ainda mais colaboradores para o seu quadro de funcionários.

Desenvolvimento profissional

Um bom processo de integração também permitirá que os gestores conheçam os perfis profissionais que trabalham na empresa, conseguindo encontrar maneiras para atender às necessidades específicas de cada um.

Com isso, será possível elaborar ações e planos de carreira que incentivem o desenvolvimento profissional, valorizando os funcionários e mostrando o quanto eles são importantes para a empresa.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/07/14/rh-e-marketing-engajamento-resultado-e-estrutura-organizacional/ 

Problemas de não realizá-la

Agora que você conheceu um pouco sobre as vantagens de realizar uma boa integração em sua empresa, é importante saber que, caso deixe de realizá-la, sua companhia poderá ser afetada negativamente em alguns aspectos.

As organizações funcionam de modo integrado, e caso algum setor não esteja rendendo da forma correta, todo o sucesso do negócio poderá ser afetado. Não precisa nem dizer o quanto isso é prejudicial, não é mesmo?

A produtividade será mais baixa, assim como a qualidade no atendimento ao cliente. Além disso, poderão haver atrasos no desenvolvimento e na execução de projetos. Outro problema da falta de integração na empresa diz respeito ao clima organizacional. 

Um ambiente de trabalho tóxico será prejudicial a todos que nele trabalham. Isso também irá gerar desinteresse por parte dos colaboradores, o que poderá aumentar a taxa de turnover, que como mostramos ao longo deste artigo, é um dos grandes problemas empresariais. 

Isso tudo irá refletir na imagem da empresa perante o mercado, que poderá ser afetada negativamente, impedindo que novos talentos se interessem em trabalhar no local.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/03/17/o-que-e-absenteismo-no-trabalho/ 

Como fazer uma boa integração

Como você pôde perceber, realizar uma boa integração em sua empresa é fundamental para que os negócios funcionem da forma correta. Por isso, é muito importante que os líderes e gestores das companhias tenham sempre isso em mente, para saber conduzir este processo da melhor maneira possível.

Para isso, separamos algumas dicas que podem ser úteis para você:

  • Crie um plano de integração;
  • Apresente toda a empresa ao novo colaborador;
  • Apresente de forma clara os valores, visão, missão e história da empresa;
  • Estimule a competitividade sadia dos funcionários;
  • Motive os colaboradores;
  • Invista em ações de endomarketing;
  • Crie uma cultura de feedback e comunicação;
  • Utilize a tecnologia em seu favor.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/07/20/rh-baseado-em-dados-o-que-e/ 

Conclusão 

Podemos concluir que é de extrema importância o processo de integração na empresa. Se realizado da maneira correta, ele só irá trazer benefícios ao seu negócio.

Sabemos que lidar com pessoas nem sempre é uma tarefa das mais simples. São muitas visões e pensamentos diferentes, por isso, é necessário saber conviver com essas diferenças, mas sempre buscando que cada funcionário dê o seu melhor em prol do crescimento coletivo.

Embora cada setor tenha suas particularidades, assim como um time, todos estão interligados. Caso algum não funcione corretamente, todo o sucesso será prejudicado. 

Com um bom plano de integração, você garantirá que seu novo colaborador se sinta valorizado e motivado a dar o seu melhor todos os dias. Isso consequentemente irá aumentar as rotinas produtivas em sua empresa, diminuindo as taxas de rotatividade. 

Você também pode contar com o auxílio da tecnologia para te ajudar a criar processos de integração que sejam mais assertivos. A Tecnoponto é especialista em soluções para controle de ponto e gestão de RH, com produtos acessíveis a todo tipo de negócio.

Para conhecer mais sobre nossas soluções, entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito.

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218