Liderança 4.0: o que é e como aplicá-la em sua empresa

A tecnologia mudou os rumos como a sociedade conduz os seus processos. A constante evolução fez com que as pessoas e empresas adquirissem novos conhecimentos, e isso não foi diferente na gestão de pessoas, pois um novo termo vem ganhando cada vez mais espaço: liderança 4.0.

Essa atualização contínua nas técnicas e procedimentos exige que os profissionais estejam sempre se modernizando, para não ficar para trás nas mudanças sofridas pelo mercado de trabalho.

As organizações precisam se manter competitivas, e para isso, é necessário entender essas mudanças e aprender a usá-las em seu benefício próprio. 

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o que é a liderança 4.0 e como você pode aplicá-la em sua empresa, preparamos este artigo completo. Siga a leitura e confira!

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/06/29/rh-4-0-o-que-e-e-como-aplica-lo-em-sua-empresa/ 

O que é?

Primeiramente, vamos explicar o que significa liderança 4.0. Esse conceito surgiu a partir da transformação digital, na chamada Quarta Revolução Industrial, que é a junção das novas tecnologias com as já existentes, que resultarão em processos mais otimizados, reduzindo prazos e aumentando lucros. 

Neste contexto, entra a liderança 4.0, que é a responsável por conduzir os funcionários no ritmo exigido pelas mudanças no mercado de trabalho. 

Porém, essa nova forma de liderança não exige apenas uma familiaridade com as novas tecnologias. 

Para que ela seja realmente efetiva, os líderes empresariais e gestores de RH precisam construir e cultivar boas relações interpessoais com os demais profissionais. Isso é uma construção coletiva, e depende de fatores como a cultura organizacional, estrutura do trabalho, valores e missão da empresa. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/15/qual-o-papel-do-rh-na-gestao-de-pessoas/

Características de um líder

Além do senso comum, basta navegar um pouco pela internet que será possível verificar muitos artigos, frases e pensamentos sobre lideranças. Muitos dizem que uma pessoa não vira líder. Ela nasce líder.

Alguns citam que a liderança é uma construção coletiva, e depende de diversos fatores adquiridos ao longo da vida. Outros ponderam que bons líderes surgem ao acaso, por precisar tomar alguma decisão sem margem para erro.

Independente se estes conceitos estão ou não certos, uma coisa é fato: para que a liderança 4.0 seja realmente efetiva, é essencial planejar e desenvolver algumas características que serão inerentes aquela posição ocupada. Quanto mais requisitos e habilidades o líder tiver, melhor serão os resultados obtidos. 

Porém, existem algumas habilidades que são essenciais, e indispensáveis para um bom líder 4.0. São elas:

  • Empatia;
  • Agilidade cognitiva;
  • Rapidez na tomada de decisões;
  • Equilíbrio emocional;
  • Integridade e justiça;
  • Senso de propósito;
  • Colaboração e autogestão;
  • Foco na gestão de pessoas;
  • Engajamento;
  • Resiliência.

Obviamente, é preciso respeitar as individualidades de cada pessoa. Alguns profissionais conseguirão desenvolver melhor certas habilidades do que outros. 

Por isso, é extremamente necessário que as empresas compreendam a importância das pessoas para o progresso contínuo dos negócios. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2019/11/08/gestao-de-risco-e-compliance/ 

Como desenvolver um líder 4.0

Como você percebeu no tópico anterior, existem algumas características que são necessárias para um bom líder colocar em prática na gestão das pessoas. 

Durante muito tempo, o mercado de trabalho ajudou a construir o pensamento de que o líder tinha o papel centralizador, com hierarquias pré-definidas, pouca troca de informações, dificuldades para se adaptar à mudanças e problemas na gestão das pessoas. 

Isso tudo contribuiu para que os setores das empresas ficassem com esse estigma de serem burocráticos e ultrapassados, cenário popularmente visto em muitos filmes. 

No entanto, felizmente, este cenário mudou. A liderança 4.0 surgiu com o intuito de quebrar esses paradigmas, e descentralizar as tomadas de decisões, tendo um perfil receptivo e visando o crescimento coletivo, extraindo o máximo do potencial de sua equipe. 

Separamos algumas dicas que irão te ajudar a implantar uma liderança 4.0 em sua empresa. Confira:

Desenvolva pessoas

O desenvolvimento de pessoas é fundamental para que as lideranças surjam. Como dissemos anteriormente, alguns profissionais se tornam bons líderes devido às suas habilidades e iniciativas, mas também, pelas oportunidades concedidas. 

Trabalhe a cultura organizacional da sua empresa, para que os colaboradores fiquem satisfeitos e obtenham os melhores resultados na execução das suas atividades. 

Por isso, realize palestras, treinamentos, workshops e cursos, que incentivem o profissional a se aperfeiçoar e desenvolver novas aptidões. Ao fazer isso, sua empresa estará demonstrando se preocupar com o funcionário, o que irá motivá-lo a dar o seu melhor. 

Encoraje o autoconhecimento 

Essa é uma dica extremamente valiosa. Todo ser humano precisa se conhecer e saber dos seus pontos fortes, além de ter consciência do que é possível melhorar e se aperfeiçoar. 

Por esse motivo, encoraje os seus colaboradores a buscar se autoconhecer. Isso será positivo não somente para a carreira profissional, mas também para a vida pessoal da pessoa. 

Seja um exemplo


Este é outro ponto fundamental. Não basta você apenas fazer discursos bonitos e saber na teoria o que é uma liderança 4.0. Para ela ser efetiva, você precisa tomar a iniciativa, e ser um exemplo aos seus colaboradores.

Não seja opressor, nem invasivo. Saiba respeitar o tempo e as individualidades de cada profissional. Para que isso vire uma cultura em sua empresa, você precisa dar o exemplo, pois caso contrário, todo o trabalho será perdido, e poderá causar o efeito reverso, criando um clima terrível em sua empresa. 

Gestão compartilhada  

Por fim, essa é outra dica valiosa. Mas, talvez, a mais difícil de ser seguida. Para você desenvolver a liderança 4.0 em sua empresa, é necessário descentralizar as decisões!

Por isso, é extremamente importante que você empodere os seus colaboradores a serem ágeis e manterem o foco e a produtividade, para que eles estejam preparados para tomarem sozinhos as decisões, assumindo os riscos e tendo autonomia para resolver os problemas.

Para isso, é necessário que você trabalhe na construção de uma gestão estratégica, focada em resultados e pessoas, buscando formas de melhorar e inovar. A atualização e aperfeiçoamento nunca serão demais, por isso, fique constantemente em aprendizagem.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/07/20/rh-baseado-em-dados-o-que-e/ 

Vantagens da liderança 4.0

A liderança 4.0 traz uma série de vantagens à sua empresa, que se souber utilizá-la em seu favor, conseguirá atingir ótimos resultados.

Ela ajudará a aumentar e tornar mais transparente a comunicação entre os diferentes setores da organização. Essa sintonia toda irá contribuir para que as tarefas sejam realizadas, as metas sejam cumpridas e a produtividade ampliada.

Outro benefício diz respeito à cultura de feedback, que é uma ótima ferramenta para corrigir falhas nos processos e aperfeiçoar o que está dando certo na rotina empresarial. 

Um ambiente que permite o compartilhamento saudável de informações e ideias é fundamental para que haja o crescimento e fortalecimento de marca.

Por fim, a liderança 4.0 também permite que sua empresa utilize os dispositivos tecnológicos em seu favor, para aumentar a produtividade e otimizar os processos. 

Softwares de gestão de projetos, indicadores de desempenho e aplicativos de gestão são apenas algumas das ferramentas disponíveis no mercado para aumentar a produtividade na jornada de trabalho.

Leia também: http://tecnoponto.com/blog/2021/06/29/qual-a-importancia-do-equilibrio-emocional-no-rh/ 

Conclusão

Ao longo desta leitura, você pôde perceber um pouco mais sobre o que é a liderança 4.0 e como ela pode impactar positivamente na rotina da sua empresa.

Este tipo de liderança já é uma realidade na maioria das empresas do Brasil, que têm como desafio, aumentar a produtividade sem perder a qualidade nos processos, além de conseguir reter bons profissionais em seu quadro de funcionários.

Desenvolver um perfil líder não é uma tarefa fácil. Assim como qualquer outra decisão, é necessário elaborar um plano estratégico, para que isso faça parte da cultura organizacional da sua empresa, e não seja apenas uma situação momentânea.

Descentralizar as decisões nem sempre é uma tarefa fácil, mas é necessário. A liderança 4.0 possibilita uma série de vantagens às companhias, pois será possível aumentar o engajamento e a produtividade dos profissionais, que estarão motivados para dar o seu melhor. 

A tecnologia possibilitou que esse tipo de liderança fosse possível, portanto, utilize-a ao seu favor! Para isso, você pode contar com o auxílio da Tecnoponto!

Somos especialistas em relógios de ponto e softwares para gestão de pessoas, com soluções acessíveis a todo tipo de negócio.

Se você deseja implantar a liderança 4.0 em sua empresa, entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito! 

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218