5 problemas de RH que podem ser solucionados com a tecnologia

A jornada de trabalho é cheia de atividades, processos, burocracias e também problemas de RH, que costumam deixar os profissionais e gestores desta área de cabelo em pé.

Naturalmente, a gestão de pessoas já é complicada por natureza. Lidar com humanos é um desafio diário, pois são profissionais com diferentes visões de mundo e personalidades.

Mas, os desafios do profissional de Recursos Humanos não param por aí. Existem uma série de outras questões que fazem parte da rotina do setor. Felizmente, o avanço tecnológico ajudou na resolução de algumas demandas. 

No texto de hoje, listamos 5 problemas de RH que são muito comuns, mas que já podem ser solucionados por meio da tecnologia. Siga a leitura e confira!

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/10/14/qual-e-o-perfil-do-profissional-de-rh/ 

Importância de resolver esses problemas

É extremamente importante que a empresa ajude a resolver esses problemas de RH, que são prejudiciais à cadeia produtiva do negócio. 

Isso porque, na medida que essas situações comecem a ocorrer com frequência, a produtividade será diretamente afetada. É uma conta fácil de entender. 

Por exemplo, se a taxa de rotatividade e turnover está alta, os processos internos não serão feitos com qualidade. Isso levará a um efeito dominó, que refletirá negativamente na imagem da sua empresa perante o público.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/07/27/turnover-voce-sabe-o-que-e/ 

Problemas de RH que podem ser solucionados

Durante muito tempo, o setor de Recursos Humanos foi conhecido por ser burocrático. Essa cultura também foi difundida pelas produções cinematográficas, que ajudaram nessa percepção. 

E não deixa de ser verdade, pois, alguns anos atrás, era extremamente comum o profissional de RH ter que lidar com uma quantidade muito grande de documentos e papéis, que nada ajudavam na jornada de trabalho.

Porém, a tecnologia chegou para mudar esse cenário! Os softwares de gestão de ponto eletrônico, por exemplo, são uma ferramenta excelente na gestão de pessoas, e que contribuíram para resolver problemas de RH.

Existem outras situações que já podem ser resolvidas por meio da tecnologia. Listamos 5 delas a seguir. Confira:

  1. Excesso de burocracia

Por mais que já tenhamos citado ela durante o texto, não dá para não falar sobre a burocracia, que talvez, seja o principal problema de RH solucionado pelo uso da tecnologia. 

O profissional de Recursos Humanos lida com um grande volume de informações, de diferentes tipos. Não apenas dos colaboradores, mas também, documentos que são extremamente importantes para a empresa.

Os softwares de gestão de documentos são ferramentas que permitem guardar vários arquivos em um mesmo local, impedindo que informações importantes se percam durante o processo. 

  1. Setor estratégico

Algumas empresas ainda não enxergam o setor de Recursos Humanos da maneira correta. Isso é prejudicial à organização como um todo, pois é uma área que tem um grande potencial estratégico.

As ferramentas tecnológicas ajudam na análise mais assertiva de métricas e indicadores de desempenho, que ajudarão a corrigir falhas existentes no processo produtivo, e consequentemente, contribuirão para que a empresa consiga atingir as metas e conquiste resultados positivos.

  1. Falha na comunicação

Esse é outro problema de RH que já pode ser resolvido por meio das tecnologias. Já diria o falecido apresentador Chacrinha, considerado por muitos como o pai da Televisão Brasileira: quem não se comunica, se trumbica!

Essa frase é atemporal, e serve para qualquer tipo de relação humana, não sendo diferente na rotina corporativa. A transparência entre lideranças e colaboradores precisa ocorrer, para que todos se sintam engajados e motivados a dar o seu melhor. 

A tecnologia também contribui para que esse problema seja resolvido. Já existem softwares e aplicativos que permitem o envio de sugestões e possibilitam que novas dinâmicas sejam adotadas. 

Já falamos em outro texto sobre a importância do feedback na rotina da jornada de trabalho. Os sistemas mobile ajudam a simplificar essas questões. 

  1. Dificuldade de motivar os colaboradores

Esse problema de RH, de certa forma, está relacionado ao anterior. Reduzir a taxa de absenteísmo e a constante rotatividade no quadro de funcionários é um desafio imenso para muitas empresas. 

O profissional não conseguirá utilizar todo o seu potencial se não se sentir valorizado mental, física, social e economicamente. Em algumas situações de demissões, a “culpa” acaba recaindo diretamente sobre o profissional de Recursos Humanos. 

A tecnologia também ajuda na resolução dessa questão. É possível oferecer benefícios e ações que melhorem o bem-estar dos colaboradores, e ajudem no aumento da qualidade de vida. 

Também é possível utilizar o tempo que antes seria gasto com tarefas repetitivas em ações de endomarketing e outras estratégias que engajem e motivem os profissionais. 

  1. Desperdício de tempo e recursos

Por fim, o desperdício de tempo e recursos é outro problema de RH que pode ser resolvido com a tecnologia. 

Ao longo deste texto, falamos sobre como os processos internos podem ser aperfeiçoados com o uso de ferramentas tecnológicas. 

Além de otimizar o tempo, também permite que os investimentos sejam utilizados em outros setores da empresa. 

Com isso, é possível potencializar tarefas simples ou complexas, aumentando a eficiência do negócio como um todo. 

A tecnologia também acaba assumindo um papel significativo na jornada de trabalho. Já existem, no mercado, softwares de gestão de ponto, que permitem ao colaborador registrar suas marcações à distância, mesmo sem estar presente na empresa. 

Isso é muito importante para o aumento da autonomia e independência do colaborador, que conseguirá se sentir mais seguro para realizar suas atividades, extraindo o máximo do seu potencial e conseguindo ser efetivamente produtivo.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/07/20/rh-baseado-em-dados-o-que-e/ 

Conclusão 

Ao longo desta leitura, você pôde entender um pouco mais sobre como a tecnologia auxilia na resolução de vários problemas de RH, que são enfrentados diariamente pelos profissionais deste setor. 

Otimizar tempo, realocar recursos e investir em processos que realmente valem a pena e são importantes para o bom andamento da rotina da empresa é fundamental para que o negócio tenha sucesso. 

Se a sua companhia ainda não utiliza a tecnologia em sua jornada de trabalho, é hora de repensar essa estratégia. A Tecnoponto está aqui para te ajudar. 

Somos especialistas em softwares de gestão e controle de ponto, com soluções capazes de potencializar a rotina de trabalho dos seus colaboradores. 

Se você deseja acabar com os problemas de RH da sua empresa, entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito! 

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218