Como o controle de jornada pode ajudar na gestão de férias dos colaboradores?

Fazer o controle da jornada de trabalho é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos gestores e líderes empresariais, que precisam lidar com muitas questões importantes, entre elas, a gestão de férias. 

Os passivos trabalhistas são um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas do Brasil. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), apenas em 2021, foram julgados 2.380.478 ações na justiça. Existem vários fatores que podem resultar em processos trabalhistas. 

Além das horas extras, que de longe é o mais comum, situações como negativa de prestação jurisdicional, honorários advocatícios, intervalo intrajornada e indenização moral, também fazem parte, assim como o não pagamento de férias, que é um direito de todo trabalhador sobre o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A falta de pagamento desse benefício ocorre pela má gestão da jornada de trabalho por parte das empresas, que não controlam o ponto dos colaboradores. Ao manter essa gestão em dia, as instituições estarão evitando que esses incômodos ocorram.

Se você ainda não sabe, ou quer entender melhor como o controle de jornada pode ajudar na gestão de férias dos colaboradores, siga a leitura e confira!

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/08/31/vender-ferias-o-que-significa-e-como-funciona/ 

O que é o controle de ponto?

Antes de iniciarmos, vale uma breve explicação. Você sabe o que é o controle de ponto?

Ela é uma maneira de fazer a gestão da jornada de trabalho dos colaboradores por meio da coleta de dados sobre a sua carga horária da empresa. 

Em outras palavras, é o processo realizado pelas empresas para manterem o controle e acompanhamento da carga horária trabalhada pelos funcionários. Desse modo, é possível fazer a gestão dos horários de entrada e saída, além de outras questões, como ajustes, atrasos, horas extras e férias.

Para que esse processo seja realizado com eficiência, é utilizado o relógio de ponto, que é um equipamento essencial para empresas de todos os portes e segmentos.

Com isso, a instituição conseguirá verificar questões como assiduidade e pontualidade, diminuindo os índices de turnover e absenteísmo.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/11/16/o-que-a-clt-diz-sobre-controle-de-ponto/ 

O que a CLT diz sobre as férias?

Falamos brevemente no início deste texto sobre as férias. Elas são um direito garantido na lei trabalhista a todo profissional contratado sob o regime CLT, que fala melhor sobre essa questão em seu artigo nº 130:

“Art nº 130: Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias”.

O presente artigo cita algumas condições para que as férias sejam concedidas aos profissionais, a principal delas, a necessidade de ter completado ao menos, 12 meses de trabalho na empresa.

Em relação ao número de dias a que o colaborador terá direito, ele depende da sua assiduidade no chamado período aquisitivo, que é compreendido como o seu “tempo de casa”, que nada mais é do que os 12 meses trabalhados.

Cada período aquisitivo corresponde a 12 meses de trabalho, que servirão como base para o funcionário ter o direito de tirar suas férias. 

Por isso, é fundamental que a empresa tenha uma gestão eficiente da jornada de trabalho, pois ela será crucial na definição dos dias exatos aos quais o profissional terá direito ao recesso remunerado.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/12/20/ferias-vencidas-o-que-a-clt-diz-e-quais-as-medidas-a-empresa-deve-tomar/ 

Qual a importância de controlar as férias dos colaboradores?

Como você percebeu no tópico anterior, o controle de ponto é essencial para que haja uma rotina organizacional eficiente, inclusive no que diz respeito à gestão de férias.

Assim como a cultura organizacional, o controle de férias também deve fazer parte da estrutura da empresa, servindo como um planejamento realmente estratégico. Muitos gestores empresariais não dão muita importância a essa questão, e não sabem como isso acaba sendo prejudicial à gestão como um todo.

Muito se fala sobre a produtividade. Todos sabemos como ela é fundamental para que um negócio tenha sucesso. Porém, ele passa por uma série de fatores que vão muito além de apenas ter bons profissionais no quadro colaborativo. 

Ela também depende de uma gestão eficiente da jornada de trabalho, definindo escalas e também as férias de cada colaborador. Desse modo, é possível organizar as tarefas e atividades de acordo com os períodos de descanso dos funcionários. 

Essa gestão correta, que contribuirá para o aumento da produtividade, consequentemente, também irá refletir positivamente nas finanças da empresa, que terá mais capital para fazer novos investimentos, além de, é claro, manter os salários e remunerações dos colaboradores em dia. 

Por todos esses motivos, o controle de férias torna-se tão indispensável para as empresas quanto o controle de ponto, auxiliando que a empresa não sofra com a perda de funcionários em períodos de grande demanda, como as épocas de início e fim de ano. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/11/23/4-dicas-para-manter-o-engajamento-dos-colaboradores/ 

Como realizar o controle de férias dos colaboradores?

Nos tópicos anteriores, você entendeu um pouco melhor sobre a importância que o controle de ponto tem na gestão organizacional como um todo.

Saber como realizar o controle de férias dos colaboradores é primordial para manter todos os processos em ordem. Isso ocorre pois nem todos os profissionais tiram férias no mesmo período. 

Enquanto alguns conseguem ter o recesso remunerado no início do ano, outros tiram o período na metade, ao mesmo ponto que diversos colaboradores fazem valer o seu direito no final do ano. É natural que isso ocorra, pois, como já citamos, a CLT determina o período aquisitivo de 12 meses para as férias serem concedidas. 

Desse modo, é essencial que toda empresa tenha uma gestão de jornada eficiente, pois deve-se levar em conta algumas informações no momento de organizar as férias dos colaboradores. 

Confira abaixo, algumas dicas que separamos: 

  1. Estabeleça critérios

Como dissemos anteriormente, é inviável que uma empresa proporcione que todos os colaboradores tirem férias no mesmo período, pois isso prejudicará a efetividade dos negócios. 

Desse modo, para que a gestão seja mais efetiva, é recomendado que você estabeleça alguns critérios coerentes, para tentar atender às necessidades de cada colaborador. Por exemplo, se o profissional tiver filhos, você pode dar preferência para que ele possa tirar seu período aquisitivo na época das férias escolares. 

  1. Fracione as férias

Caso não seja possível conceder o período aquisitivo na época do recesso escolar, você também pode fracionar as férias do colaborador em duas partes, para que ele possa aproveitar ao menos um tempo dela nos meses escolares.

  1. Não diferencie os profissionais 

Muitos gestores empresariais não dão tanta importância a essa questão, mas ela é igualmente, não só apenas para o controle da jornada de trabalho, mas também, para a gestão organizacional.

Algumas empresas apenas priorizam que os chefes e líderes tirem suas férias nas épocas de festas. Ao fazer isso, essas instituições estarão criando um ambiente tóxico, que nada contribuirá para que haja harmonia empresarial. 

Isso poderá, até mesmo, afastar bons profissionais, que não terão interesse em se juntar à companhia.

  1. Respeite a hierarquia de setores 

Essa situação está interligada com a anterior. É perfeitamente natural que alguns setores, especialmente os operacionais, não consigam parar por completo em determinadas épocas. 

Com isso, uma forma de controlar as férias dos colaboradores destes setores é criar uma rotina específica, para que todos consigam aproveitar seu descanso sem que a rotina dos negócios seja prejudicada. 

  1. Observe quais são os períodos aquisitivos

Nesta questão, o setor de RH tem uma participação muito importante no controle de férias dos colaboradores. 

Como você observou durante a leitura, a empresa é obrigada a conceder o período aquisitivo aos profissionais que tenham completado 12 meses de serviço prestado 

Neste cenário, é essencial que o departamento de Recursos Humanos se organize, para que esses prazos não expirem no mesmo período, o que desfalcaria os setores e a rotina organizacional. 

  1. Utilize um controle de jornada 

Ter um bom controle de jornada é fundamental para que a gestão de férias dos colaboradores seja feita efetivamente. 

Além de ser obrigatório para todas empresas que tenham mais de 20 funcionários em seu quadro profissional, ela também é importante para as demais questões burocráticas e que fazem parte da rotina corporativa. 

Atualmente, existem no mercado, muitas opções modernas e eficientes, que garantem toda a segurança necessária às empresas. 

Isso ficou ainda melhor após a implantação da Portaria 671, que regulamentou os registradores de ponto eletrônico, para que eles ficassem dentro das normas do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), dando assim, toda a tranquilidade necessária para a gestão dos processos. 

Além dos tradicionais relógios de ponto, também existem softwares de controle de jornada, que podem ser integrados ao marcador de ponto, sendo ótimas ferramentas para a gestão de férias dos colaboradores.

Eles permitem que os processos sejam otimizados, organizando prazos que poderão ser utilizados na definição do período aquisitivo. 

Essa tecnologia também deixa os processos mais ágeis, auxiliando o setor de RH a levar menos tempo para calcular as férias dos profissionais, além de ser uma opção extremamente econômica, que atende todas as necessidades da instituição e possibilita que as atividades sejam feitas em conformidade com a lei trabalhista.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2023/01/17/portaria-1486-o-que-e-o-que-mudou-em-relacao-a-portaria-671/ 

Conclusão 

Ao longo desta leitura, você pode entender um pouco melhor sobre a importância do controle de jornada e como ela pode ajudar na gestão de férias dos colaboradores.

O período aquisitivo é um direito de todo trabalhador CLT que completa 12 meses de serviço. Portanto, a empresa tem a obrigação de conceder o período aquisitivo aos profissionais.

Saber gerenciar as férias é essencial para que a rotina organizacional da empresa não seja perdida quando os colaboradores saírem para o descanso remunerado. 

Desse modo, o controle da jornada acaba sendo indispensável para que a gestão, não somente das férias, seja feita corretamente, mas também, no dia dia, em relação ao pagamento de salários, intervalos intrajornada e horas extras.

Se a sua empresa ainda não conta com um controle de jornada eficiente, e que esteja regulamentado pelo MTP, venha conhecer a Tecnoponto!

Somos especialistas em soluções para a gestão de ponto, com tecnologias acessíveis a todo tipo de negócio. Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218