Jogos Corporativos: o que são e quais os benefícios de utilizá-los na empresa

jogos corporativos

Encontrar alternativas para deixar a jornada de trabalho mais atrativa e eficiente é um grande desafio para muitos gestores de Recursos Humanos. Acabar com a burocracia existente é uma necessidade. Para isso, uma opção são os jogos corporativos.

Embora algumas instituições ainda não façam uso dessa estratégia, ela já está presente na realidade de muitas empresas mundo afora. 

Segundo o relatório produzido pela consultoria Gartner e intitulado Hype Cycle for the Digital Workplace, cada vez mais organizações estão interessadas em implantar os games como estratégia de inovação.

Se bem utilizado, esse método pode melhorar tanto a relação com clientes quanto o engajamento dos colaboradores, o que é essencial para o aumento da produtividade empresarial. 

Por isso, não se deve deixar de considerar utilizar os jogos corporativos nos processos organizacionais. Se você ainda não sabe como eles funcionam ou deseja aprender mais sobre os benefícios de utilizá-los em sua empresa, siga a leitura e confira este artigo completo!

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/06/29/rh-4-0-o-que-e-e-como-aplica-lo-em-sua-empresa/ 

O que são jogos corporativos? 

Talvez você já tenha ouvido falar nos jogos corporativos. Mas, se esse não é o seu caso, é sempre bom conhecer as novas estratégias do mercado empresarial.

Eles são elementos e técnicas de capacitação profissional, que proporcionam uma maneira diferenciada para que os colaboradores da empresa adquiram novos conhecimentos. 

Isso ocorre justamente pelo fato dos profissionais testarem as suas habilidades utilizando uma metodologia diferente de ensino, que naturalmente, obriga a interação e participação. 

Com isso, é possível aprender alguns processos e questões de forma muito mais prática. Em muitas ocasiões, isso não é visto nos treinamentos e capacitações que são comuns no mercado de trabalho.

Além de promover esse formato diferente de aprendizado, os jogos corporativos também possibilitam uma sensação de alívio para os colaboradores, permitindo que haja uma quebra na rotina do trabalho. Isso é essencial para a construção de um bem-estar coletivo na empresa.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/07/14/rh-e-marketing-engajamento-resultado-e-estrutura-organizacional/ 

Jogos corporativos x jogos comuns

É importante ressaltar que os jogos corporativos se diferem dos jogos comuns, aqueles que são frequentemente jogados em dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets, computadores e video-game.

Como explicamos no tópico anterior, os jogos empresariais não tem como objetivo entreter, mas sim, apresentar um conteúdo capaz de proporcionar algum tipo de aprendizado ao colaborador. 

Já os jogos tradicionais, normalmente, têm regras e objetivos bem definidos, nos quais é necessário cumprir certas tarefas para atingir a finalidade proposta. O principal intuito é divertir e gerar emoção. 

Sabendo dessas diferenças, fica muito mais tranquilo entender as suas particularidades e como elas podem ser implantadas de acordo com as necessidades da empresa.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/10/14/qual-e-o-perfil-do-profissional-de-rh/ 

Quais as características dos jogos corporativos? 

Agora que você entendeu um pouco melhor as particularidades dos jogos corporativos, é igualmente importante saber que existem diferentes modalidades desses games. 

Vamos entender quais são elas a seguir:

Diversificação 

Como o seu próprio nome sugere, essa modalidade permite diferentes opções e formatos de atividades, possibilitando que o colaborador possa aprender de diferentes maneiras. Isso é importante para que o exercício não se torne cansativo e repetitivo.

Multimídia

Seguindo na esteira da diversificação, também é necessário focar na parte multimídia dos jogos corporativos. 

Obviamente, é preciso ter um conteúdo textual de qualidade, mas também é preciso utilizar recursos visuais, como gráficos, tabelas, imagens, vídeos e qualquer outro recurso multimídia, pois é isso que irá fazer o colaborador se engajar com o jogo. 

Qualidade de conteúdo 

Esta modalidade também está ligada à anterior, pois não adianta nada você encher o material de recursos audiovisuais e não apresentar um material bem elaborado, que seja coerente e objetivo. Neste contexto, o conteúdo precisa ser simplificado, para incentivar o colaborador a buscar essa aprendizagem. 

Estímulos

Apesar dos jogos corporativos serem diferentes dos jogos comuns, eles ainda sim, são jogos. 

A premissa de buscar ser melhor que o outro, deve continuar existindo. Por isso, é necessário que se mantenha uma competição saudável, para que o aprendizado sirva realmente como forma de aumentar os conhecimentos do profissional. 

É essencial que o jogo seja desenvolvido para promover um ambiente saudável, que auxilie o estímulo profissional e una a equipe como um todo, pois é isso que irá refletir positivamente na estratégia corporativa.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/29/qual-a-importancia-do-equilibrio-emocional-no-rh/ 

E quais são as modalidades dos jogos corporativos? 

Se você, profissional de RH chegou até aqui, deve estar interessado em saber quais são as modalidades dos jogos corporativos. 

É muito importante conhecer as suas particularidades, pois assim, será mais fácil escolher aquela que mais se encaixa às necessidades da sua empresa e também às dos seus colaboradores. Vamos conferir quais são essas cinco modalidades:

Jogos comportamentais

Esses são exemplos clássicos de jogos empresariais. Eles são direcionados ao desenvolvimento dos colaboradores de forma comportamental. 

Nesse contexto, são excelentes alternativas para melhorar as habilidades pessoais de cada profissional, no caso, as soft skills. Desse modo, é possível aperfeiçoar características como confiança, flexibilidade e relacionamento interpessoal. 

Jogos de processos 

Diferentemente do modelo anterior de jogo, que visa aperfeiçoar as habilidades pessoais, nesta situação, o objetivo é melhorar as chamadas habilidades técnicas, também conhecidas como hard skills. 

Neste cenário, são aprimoradas competências como poder de negociação, finanças e liderança. 

Jogos de mercado

Essa modalidade de jogo corporativo é mais focado para ensinar os colaboradores a terem um melhor relacionamento com clientes e fornecedores. Deste modo, é mais voltado para o mercado, auxiliando a melhorar os processos internos e organizacionais da empresa. 

Jogos funcionais

Os jogos funcionais seguem a mesma premissa dos jogos de mercado, mas com a diferença de que eles são voltados aos setores que mais tem relevância ao negócio, e que são importantes para manter a empresa estável e em crescimento

Além de poder ser utilizado para melhorar os setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, os jogos funcionais também contribuem para outros setores administrativos, como comercial, marketing e contabilidade. 

Jogos sistêmicos

Esta última modalidade integra a empresa como um todo, e tem como principal premissa, melhorar a tomada de decisões de todos os setores da organização. Pelo fato de englobar uma situação maior, os desafios são maiores, e voltados a capacitar as equipes e os colaboradores. 

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/11/23/4-dicas-para-manter-o-engajamento-dos-colaboradores/ 

Benefícios de utilizar os jogos comportamentais na empresa

Durante muitos anos, existiu a crença popular de que os jogos eram uma “perda de tempo”, sendo totalmente desnecessários. 

No entanto, como você percebeu neste artigo, os jogos corporativos podem trazer inúmeras vantagens à gestão de pessoas dentro da instituição. Além de poder avaliar e melhorar habilidades pessoais, técnicas, competências e habilidades, eles também possibilitam muitas outras oportunidades. 

Muito se fala sobre bem-estar no ambiente de trabalho. Encontrar alternativas para deixar a jornada de trabalho mais “leve” é sempre necessário. Ao adotar a estratégia dos jogos, a empresa estará contribuindo para tornar o local mais descontraído e alegre.

Isso é fundamental para aumentar a produtividade de todos. De acordo com uma pesquisa realizada pela VOCÊ S/A, um excelente lugar para trabalhar é aquele onde eles sentem satisfação e motivação pelo trabalho realizado. Por isso, utilizar essa estratégia é uma ótima oportunidade para aumentar o engajamento dos colaboradores.

Além disso, os jogos corporativos também podem ser utilizados estrategicamente pelo setor de RH, especialmente de duas formas.

A primeira delas diz respeito aos indicadores, que são indispensáveis para a tomada mais assertiva de decisões. Esses dados contribuem positivamente para a melhora de alguns processos internos. 

Os jogos também contribuem para a redução de custos, tanto por parte da empresa quanto do setor de recrutamento. Muitas organizações gastam recursos em capacitações e treinamentos, que por vezes, não trazem o resultado esperado. 

Ao utilizar os jogos corporativos, é possível ensinar de forma mais lúdica, facilitando o aprendizado por parte dos funcionários, que terão mais autonomia e conseguirão exercitar sua criatividade.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/15/qual-o-papel-do-rh-na-gestao-de-pessoas/ 

Como implantar os jogos corporativos na empresa?

Se você chegou até aqui, conseguiu entender como os jogos corporativos são uma excelente estratégia para as empresas que desejam se destacar positivamente no mercado, certo?

Mas, você pode estar se perguntando: como eu posso fazer para implantar essa estratégia na minha empresa?

Primeiramente, é essencial dizer que essa metodologia não pode ser aplicada do dia para a noite. Nós já falamos em outro texto aqui no blog sobre a importância do planejamento estratégico para as instituições. 

Os jogos empresariais também devem fazer parte desse planejamento, pois a metodologia irá impactar na maneira como os processos organizacionais são realizados. 

Neste cenário, é preciso levar em conta os perfis dos colaboradores e a cultura organizacional da instituição, pois é isso que irá influenciar para que a metodologia tenha ou não resultados positivos. 

Tendo isso em mente, fica mais fácil escolher qual será o melhor tipo de jogo corporativo a ser aplicado. Com isso, o RH conseguirá contribuir para a capacitação dos setores que eventualmente precisem de melhorias.

Se realizado corretamente, essa estratégia irá refletir de forma extremamente positiva para a empresa, que conseguirá apresentar um diferencial positivo ao mercado, atraindo novos clientes e aumentando a lucratividade do negócio. 

Os jogos corporativos podem causar um reflexo positivo até mesmo em outras situações da jornada de trabalho, como na retenção de talentos e a gestão de pessoas, que assim como o registro de ponto, são tarefas essenciais de quem trabalha com Recursos Humanos.

Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/10/19/5-problemas-de-rh-que-podem-ser-solucionados-com-a-tecnologia/ 

Conclusão 

Após ler este artigo sobre os jogos corporativos, você conseguiu entender melhor sobre essa estratégia, que se aplicada assertivamente, pode trazer vários benefícios à empresa. 

Quem é gestor empresarial ou profissional de RH sabe como a gestão de pessoas é uma tarefa complicada. Precisar lidar com perfis e personalidades diferentes pode ser bastante árduo. Além disso, é preciso garantir a integridade financeira do negócio e o crescimento organizacional.

Ao aplicar os jogos no cotidiano da jornada de trabalho, a organização proporciona uma melhor maneira dos colaboradores se engajarem e motivarem. 

Os desafios que precisam ser superados durante a prática dos jogos corporativos ajudarão a deixar mais assertivas as tomadas de decisão, que poderão ser feitas com mais tranquilidade, justamente porque as atividades lúdicas cumprem um papel que não é visto quando apenas a parte técnica é levada em conta. 

Se você foi convencido a implantar os jogos empresariais na realidade da sua instituição, não deixe de enxergar essa situação como uma estratégia, pois somente assim, ela irá trazer os resultados esperados. A implementação é bastante simples, com as consequências surgindo mais rápido do que se imagina. 

Deixar mais profissional a gestão de pessoas e o controle da jornada é salutar para qualquer empresa que deseje ser uma referência em sua área de atuação. E isso passa por desburocratizar o RH e deixar os processos mais efetivos.

Por isso, se você deseja revolucionar a gestão da sua empresa, venha conhecer os benefícios de ser cliente Tecnoponto!

Nós somos especialistas em relógios de ponto e outras soluções para o controle da jornada. Temos produtos acessíveis a todos os tipos de negócio. 

Não perca mais tempo! Entre em contato agora mesmo, confira o nosso portfólio de produtos e encontre a solução ideal para sua empresa!

Relacionados:

Siga-nos

Atendimento

Telefone: (08) 00002-0222

E-mail: comercial16@tecnoponto.com

Whatsapp: (08) 00002-0222

SP (11) 2394-8798

RJ (21) 3512-0216

MG (31) 3360-4214

PR (41) 3091-3131

RS (51) 3103-0384

BA (71) 3512-0283

DF (61) 3246-7964

CE (85) 3771-0218