A jornada de trabalho de 4 dias é um projeto que tem como princípio utilizar a lógica do “100 – 80 – 100“, que consiste em: 100% do salário; 80% de tempo e 100% de produtividade.
No Reino Unido, o projeto piloto ocorreu no início deste ano, com a participação de 2.900 colaboradores de 61 empresas diferentes.
A 4 Day Week Global compartilhou alguns dos resultados:
- 92% das empresas continuarão com a semana de 4 dias;
- 39% dos colaboradores se sentiram menos estressados;
- 71% reduziram sintomas de Burnout;
- 54% achou mais fácil conciliar vida pessoal e profissional;
- Aumento de 1.4% na receita;
- Comparando com período similar anos anteriores, a receita aumentou em média 35%;
- 15% dos colaboradores participantes disseram que nenhum aumento de salário os faria voltar à semana de 5 dias.
No dia 12/12/23 Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou um projeto de lei que propõe a redução da jornada de trabalho sem impactar o salário dos trabalhadores. A proposta, aprovada por 10 votos a favor e 2 contra, agora segue para análise da Câmara dos Deputados, já que foi aprovada em caráter terminativo.
Objetivo do projeto:
É criar uma flexibilidade na jornada laboral, possibilitando a geração de novos empregos e contribuindo para a redução das taxas de desemprego. A proposta sugere que a redução de salários só seria permitida se acordada em convenção coletiva de trabalho, uma medida que visa proteger os interesses dos trabalhadores.
A iniciativa busca seguir modelos de países como França, Alemanha, Espanha e Dinamarca, onde a redução da jornada de trabalho tem demonstrado impactos positivos na produtividade, crescimento econômico e bem-estar do trabalhador.
É importante destacar que a medida de redução de jornada não se aplica ao regime parcial de trabalho, e a jornada poderá ser reduzida ao limite mínimo de 30 horas semanais.
Weverton, autor do projeto, expressou sua gratidão pelo apoio e ressaltou a necessidade de fortalecer a relação entre empregados e empregadores em um momento no qual a legislação do trabalho enfrentou mudanças significativas nos últimos anos. O senador enfatizou a importância de encontrar um equilíbrio justo para garantir uma legislação que ofereça segurança para ambas as partes.
“Nós temos que, mais do que nunca, fortalecer essa relação entre empregado e empregador. Eu sempre digo, em defesa do nosso trabalhador, que nós precisamos ter uma correlação justa, fraterna e boa para que seja possível, em um país complicado e dinâmico como o nosso, estar sempre aberto para novos investidores, novos empreendedores e ter uma legislação que dê segurança para ambos os lados,” comentou Weverton.
A proposta seguirá para análise da Câmara dos Deputados.
E você, é a favor da jornada de trabalho de 4 dias?