
Manter o bem-estar dos funcionários e montar um ambiente de trabalho agradável são alguns dos principais desafios vivenciados pelos gestores das empresas, que tem como missão, impedir o crescimento do turnover.
Isso é realmente mais desafiador do que parece. O Brasil é o país que teve a pior taxa de rotatividade, em comparação a outras 13 nações envolvidas, em uma pesquisa realizada pela empresa Robert Half, que apontou que o país teve um índice de 82%, enquanto a média global foi de 38%.
O período comparado pelo estudo foi entre os anos de 2010 e 2014. De lá para cá, muita coisa aconteceu, como a crise econômica e a pandemia de Covid-19, só para citar alguns exemplos, que afetaram diretamente na oferta de vagas do mercado de trabalho.
Diminuir a taxa de rotatividade deve ser uma prioridade nas empresas. Contudo, muitos gestores talvez não saibam o que fazer para impedir que o turnover ocorra. Por isso, no texto de hoje, iremos falar tudo o que você precisa saber sobre este conceito, que é um pesadelo na vida dos diretores.
Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/06/29/rh-4-0-o-que-e-e-como-aplica-lo-em-sua-empresa/
O que é o turnover?
Vamos começar explicando o significado dessa palavra. Turnover significa “rotatividade”, e serve para expressar a relação entre contratações e saídas, comparada com o número total de funcionários da empresa.
Esse índice pode trazer consequências positivas ou negativas para o negócio. Portanto, não pode ser deixado de lado. Por exemplo, se a companhia está em expansão, o número de contratados tende a ser maior.
Porém, caso muitos profissionais estejam pedindo demissão, então alguma coisa pode estar errada.
Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/10/14/qual-e-o-perfil-do-profissional-de-rh/
Tipos
Existem quatro tipos de turnover. Iremos te explicar sobre cada um deles a seguir:
- Turnover voluntário
Ocorre quando o colaborador pede para sair da empresa. Em geral, se deve pela insatisfação com o cargo ocupado, remuneração, cultura organizacional ou por problemas internos, com a gestão ou outros colaboradores.
- Turnover involuntário
Neste caso, a saída ocorre quando a empresa faz o desligamento do colaborador. Normalmente, ocorre pela baixa produtividade do funcionário, descumprimento do contrato e dificuldades de relacionamento.
- Turnover Funcional
Essa situação acaba sendo positiva para a empresa, pois acontece quando o colaborador tem baixo rendimento e pede por conta própria o desligamento. Com isso, a organização não precisa desembolsar os custos demissionais.
- Turnover disfuncional
Por fim, essa condição acaba sendo a mais desfavorável à empresa, pois ocorre quando um colaborador de alta importância pede o seu desligamento. Neste caso específico, quando há a perda de um talento, o negócio pode ser prejudicado negativamente.
Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/29/qual-a-importancia-do-equilibrio-emocional-no-rh/
Calculando o turnover
A taxa de turnover é importante não só para o setor de RH, mas também, para os gestores compreenderem como essas saídas de colaboradores podem prejudicar o planejamento da empresa e a eficácia do negócio, pois esses números têm um reflexo direto nos resultados.
Por conta disso, é necessário saber fazer esse cálculo da rotatividade. A equação é simples de ser feita. Para isso, é preciso ter os números das saídas e contratações. Esses dados devem ser somados e divididos por 2.
O resultado dessa soma será dividido pelo número total de colaboradores na empresa no mês anterior e multiplicado por 100. Então, você conseguirá chegar ao percentual exato de turnover na organização.
Motivos da rotatividade
Além das situações citadas anteriormente, existem outros motivos que podem fazer o índice de turnover crescer.
Como cada organização tem a realidade específica, nem sempre a rotatividade será algo ruim. Tudo dependerá do contexto e da cultura organizacional. Porém, alguns motivos levam para o aumento dessa taxa, entre os quais:
- Desmotivação;
- Ambiente de trabalho tóxico;
- Remuneração baixa;
- Ausência de oportunidades;
- Falta de reconhecimento;
- Conflitos internos;
- Plano de carreira inexistente.
Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/15/qual-o-papel-do-rh-na-gestao-de-pessoas/
Impactos
Conforme comentamos ao longo deste artigo, quando o índice de turnover da empresa está muito alto, os lucros e o bom andamento do negócio poderão estar correndo riscos, entre eles:
- Custos extras
As finanças são afetadas diretamente quando o índice de turnover é alto, pois os gestores terão que desembolsar dinheiro para realizar treinamentos e possíveis cursos para que o novo colaborador possa se familiarizar à cultura organizacional da empresa.
- Perda de produtividade
Quando há o desligamento de colaboradores, a empresa precisará substituí-los. Por isso, será preciso abrir um processo seletivo para recrutar novos funcionários.
Como algumas situações podem se estender durante muito tempo, o trabalho dos gestores poderá ser prejudicado, o que levará à uma queda na cadeia produtiva, até mesmo por conta do novo colaborador, que poderá ter dificuldades em se adaptar ao seu novo trabalho.
- Imagem da empresa
Por fim, outro impacto negativo da alta taxa de turnover na empresa diz respeito à credibilidade, pois os processos de seleção serão afetados, diminuindo a chance de reter talentos.
Isso afetará diretamente todos os setores da empresa e a imagem da mesma como um todo, pois futuros candidatos podem julgar que o local não seja um bom lugar para trabalhar, o que influenciará até mesmo a tomada de decisão por parte do cliente, que pode deixar de consumir os serviços prestados por sua organização.
Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/05/12/treinamento-e-desenvolvimento-tudo-o-que-o-rh-precisa-saber/
O que fazer?
A boa notícia é que, caso a taxa de turnover da sua empresa esteja alta, é possível reverter esse quadro! Obviamente, será preciso revisar o plano estratégico e estruturar ideias que tenham como objetivo, preencher essas lacunas em seu negócio.
Para te ajudar, separamos algumas dicas que podem ser úteis:
- Revise seus processos seletivos;
- Estruture um bom plano de carreira;
- Incentive a resolução de conflitos internos;
- Ajude a promover um bom ambiente de trabalho;
- Passe feedbacks aos colaboradores;
- Promova uma cultura organizacional ética;
- Utilize uma boa ferramenta de gestão.
Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/07/14/rh-e-marketing-engajamento-resultado-e-estrutura-organizacional/
Conclusão
Com isso, podemos concluir que o índice de turnover pode ser bom ou ruim, mas tudo dependerá do contexto que envolve a situação. Caso sua empresa esteja crescendo, é natural que haja uma maior rotatividade entre os funcionários.
No entanto, se a sua companhia estiver tendo dificuldades para manter o seu quadro de colaboradores, provavelmente, algo precisa ser corrigido para que essas saídas não aconteçam.
Sejam eles quais forem os motivos, com um bom planejamento e novas estratégias definidas, a rotatividade poderá ser reduzida, deixando sua empresa positivamente em evidência no mercado.
Você pode contar com a tecnologia para ajudar a acabar com os altos índices de rotatividade na sua empresa. Para isso, é necessário ter uma boa ferramenta de gestão, que deixará os processos mais otimizados.
A Tecnoponto é especialista em softwares de gestão e outras soluções que ajudam a deixar o RH da sua empresa mais ágil.
Independente de qual seja seu negócio, temos produtos compatíveis com ele. Para conhecer mais sobre nossas soluções, entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito.