
O controle de ponto online permite que as empresas se modernizem e facilitem ainda mais a administração das horas trabalhadas!
As empresas que possuem funcionários externos, como vendedores ou frotistas, começaram a adotar o controle de ponto online como forma de reduzir os custos e aumentar a produtividade, já que o funcionário elimina o tempo gasto para ir até o local de trabalho.
A tecnologia também se destacou pela sua facilidade e segurança, o registro é realizado a partir do celular do colaborador, sendo uma credencial única para cada aparelho. Com isso, o controle se torna mais eficaz e fica para trás a desculpa de ter esquecido o crachá.
Mas foi mesmo com o início da pandemia da Covid-19 e a implementação do trabalho remoto que o controle de ponto online teve uma explosão de usuários e se tornou realidade nas empresas!
Afinal, de acordo com levantamento feito pela Vara do Trabalho, houve um aumento de 270% nos processos trabalhistas devido à falta de controle sobre as jornadas de trabalho. E nenhuma empresa quer ter prejuízos causados por processos trabalhistas, não é mesmo?
Mas quais são as principais vantagens do controle de ponto online?
Se a sua empresa pensa em adotar a prática do home office permanentemente, possui funcionários externos ou quer reduzir custos com equipamentos e manutenção, o controle de ponto online é uma ferramenta indispensável para seu negócio!
Economia de gastos!
O registro da jornada é feito por uma plataforma online! Esse tipo de sistema não requer o investimento em grandes servidores ou computadores potentes. Você não precisa de equipamentos que requerem a instalação e consequentemente a manutenção, reduzindo ainda mais os custos para o seu negócio.
Sincronização simultânea!
Com sincronização em tempo real o empregador pode acompanhar a jornada dos seus funcionários de qualquer lugar. Além disso, a equipe de RH consegue ter acesso aos dados de forma simultânea, otimizando o tempo reservado para essa tarefa.
Segurança garantida!
Um dos maiores diferenciais do ponto online é a veracidade dos dados obtidos. O software garante uma fonte confiável de informações, já que utiliza de dispositivos de segurança e autenticação para o registro, evitando o risco de prejuízos causados por processos trabalhistas, motivados por cobrança de horas.
O que diz a legislação sobre controle de ponto digital?
Desde 2011, através da Portaria 373/11 a legislação brasileira regulamentou o uso de sistemas alternativos de registro de ponto, entre os citados está o controle de ponto online!
Mas para que a sua empresa possa utilizar essa tecnologia é preciso que haja um acordo coletivo entre os funcionários ou uma convenção coletiva de trabalho. Se o acordo não for aceito pelos colaboradores, deve-se seguir a Portaria 1510 e utilizar relógio de ponto eletrônico.
É preciso também que a sua empresa tenha um software de registro de ponto homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para fazer a gestão da jornada de trabalho de forma segura e regulamentada.
Mas como funciona o controle de ponto online?
A utilização do controle de ponto online é simples! O funcionário precisa apenas baixar o aplicativo no seu celular e conceder as permissões necessárias. Aí é só solicitar o registro, fazer uma selfie (o aplicativo não aceita fotos da galeria) e enviar.
O software utiliza a geolocalização do aparelho para confirmar se o funcionário está na localização certa e não é necessário que ele tenha internet naquele momento, na próxima vez que o colaborador conectar o celular, o registro será enviado.
Com o sistema de registro de ponto online, é possível gerar economia e aumentar a produtividade da empresa. Por isso que essa tecnologia se tornou realidade nas empresas do Brasil todo!
Se você pretende investir em um sistema de registro de ponto online, conheça o Tecnoponto Gold, que é homologado pelo MTE e possui aplicativo para registro de ponto no celular.