Os novos dispositivos tecnológicos têm alterado a maneira como os seres humanos realizam suas atividades. Otimização de tempo deixou de ser um diferencial, e passou a ser uma necessidade. Nos processos seletivos, isso não é diferente, pois muitas empresas já adotaram o recrutamento online.
Essa nova modalidade de recrutamento ficou bastante em evidência nos últimos anos, devido à pandemia de Covid-19, graças à sua segurança e agilidade, e também pelo fato dos candidatos e dos gestores responsáveis pelo processo seletivo não ficarem expostos ao vírus.
Estar atento às novas tendências do mercado é muito importante para o RH assumir o papel de liderança, garantindo que os processos seletivos sejam realizados de maneira assertiva, sem que a credibilidade da empresa seja prejudicada.
Por isso, no texto de hoje, vamos explicar como funciona o recrutamento online e o que você precisa saber para utilizá-lo em sua organização.
Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2019/11/25/como-fazer-recrutamento-e-selecao/
O que é?
O recrutamento online é uma forma de processo seletivo na qual grande parte das dinâmicas são realizadas pela internet. Desde quando a vaga é ofertada, até a comunicação ao candidato, além das provas e entrevistas, tudo é feito à distância, sem o contato entre as partes envolvidas.
As companhias que queiram adotar essa modalidade precisam alterar as ferramentas utilizadas, de forma que a integridade seja mantida e possíveis efeitos negativos minimizados.
Por esse motivo, é muito importante que o departamento de RH esteja qualificado para manusear as plataformas escolhidas para a realização do processo seletivo.
Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/06/29/qual-a-importancia-do-equilibrio-emocional-no-rh/
Como realizá-lo
Como citamos no início deste artigo, o recrutamento online permite mais agilidade e otimização nas funções do RH durante o processo seletivo. A segmentação do público-alvo é muito benéfica, e ajudará na divulgação da vaga, pois a companhia terá mais chance de conseguir candidatos condizentes com a colocação.
O método também ajuda a realizar testes de personalidade, entrevistas à distância, testes comportamentais e raciocínios lógicos. São muitas possibilidades, por isso, fica a critério do RH achar a melhor solução para cada caso.
Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2021/10/14/qual-e-o-perfil-do-profissional-de-rh/
Benefícios
O recrutamento online traz muitos benefícios ao RH. Os sistemas online dão a possibilidade dos gestores conseguirem administrar de forma mais assertiva as vagas.
Outra vantagem dessa modalidade é que ela permite a troca de experiências e informações entre os recrutadores, com o chamado “networking”. Isso ajuda inclusive a candidatos de outras regiões a concorrerem às vagas, caso eles tenham as habilidades necessárias.
O recrutamento online também permite o gerenciamento de dados. Por ficarem armazenados em ambientes virtuais, fica muito mais simples para o candidato atualizar informações.
Existem outros benefícios, como:
- Inovação de processos;
- Decisões mais assertivas;
- Aumento de produtividade;
- Segurança da informação.
Desvantagens
Porém, apesar das vantagens, o recrutamento online também tem suas desvantagens. A maior delas é a falta do contato “cara a cara”, o que deixa mais complicado para o recrutador identificar características que sejam pertinentes.
Outra desvantagem desta modalidade é pelo fato dele poder ser mais longo que o processo seletivo habitual, o que pode prejudicar o trabalho do departamento de RH. Por isso, os gestores precisam determinar critérios para a seleção dos candidatos.
Leia também: https://tecnoponto.com/blog/2022/05/26/rascunho-automaticoimpactos-da-portaria-671-para-o-rh/
Como funciona na prática?
Agora que você sabe sobre o que é o recrutamento online e também seus prós e contras, iremos falar do que você precisa ter em mente na hora de administrar o processo, para que ele ocorra de forma assertiva.
Para nada der errado, três itens são fundamentais: comunicação, acompanhamento contínuo e um bom software de gestão.
A comunicação é necessária para o candidato receber os feedbacks e ficar ligado nas etapas do processo seletivo. O acompanhamento é importante para avaliar os candidatos que têm condições de seguir disputando a vaga. Por fim, o software é fundamental para centralizar as vagas em um único ambiente virtual.
Conclusão
Após os pontos apresentados, pode-se concluir que o recrutamento online é uma ferramenta que veio para ficar. A modalidade de seleção é uma excelente alternativa para o RH agilizar os processos, além de reduzir os custos.
No entanto, como cada empresa tem suas particularidades, é preciso que os gestores avaliem cada caso, a fim de verificar se o processo seletivo online pode ou não ser aplicado.
Além disso, é de extrema importância que haja um planejamento bem estruturado e um software de gestão online, que garanta a segurança e isonomia durante as seletivas.
A Tecnoponto é especialista em soluções de controle e gerenciamento. Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento gratuito!